Empreendedorismo

Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

04/07/2018
Dicas importantes: Como abrir empresa do zero

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Para driblar a crise, muitos pensam em como abrir empresa do zero com o dinheiro que têm guardado. No entanto, os processos de abertura são burocráticos, o que pode causar algum desânimo pela falta de informações claras.

Primeiramente, abordaremos o que fazer e onde ir para abrir seu negócio, como conseguir um alvará, obter seu certificação digital e quais órgãos de apoio ajudam nessa etapa do projeto.

Não ter patrões e poder controlar seu próprio negócio é algo com que muitos sonham. Mas a pior coisa que alguém pode fazer no mundo dos negócios é se precipitar e iniciar um negócio sem planejamento. Prever erros, problemas, ter dinheiro para o andamento inicial e possíveis emergências e elaborar um plano de negócios de acordo com o tamanho da empresa são fatores importantes para ter um bom planejamento.

Entenda, sem esse planejamento, a empresa não terá estrutura para passar do estágio inicial e conseguir se estabilizar.

Sabendo disso, podemos dar nossa primeira dica: é prioritário que quem irá abrir uma empresa esteja planejado para muitos acontecimentos, até os mais improváveis.

Planejamento de mercado

Planejar uma empresa e calcular os gastos ainda requer outra coisa que é o cerne de uma empresa: a ideia e/ou o produto. Antes de tudo, é necessário saber se o projeto é viável ou não.

Sistema de ERP de gestão empresarial integrada otimiza o trabalho na empresa. Conheça mais sobre suas funcionalidades!

Uma pesquisa de mercado deve ser feita a fim de prever os fatores internos e externos que possam comprometer os resultados de sua empresa. Se a ideia é montar uma estamparia, então é possível fazer uma pesquisa de mercado. Saber qual será o público-alvo e quantas camisetas podem ser vendidas na região, quem serão os principais fornecedores e a que custo, qual estratégia será adequada para atração de novos clientes, se é adequado fazer a comercialização dos produtos pela internet, se há possíveis parcerias vantajosas, se existem estamparias concorrentes, se há possibilidade de diferenciação, entre outros fatores.  

Classificações da empresa

A partir desse conhecimento de mercado, passa-se ao estudo de todas as classificações necessárias e tipos de empresa para seu funcionamento – como sua participação societária ou não -, tais como:

  • Razão Social: são várias possibilidades de escolha, porém os tipos mais usuais são: Microempreendedor Individual (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI), Empresário Individual (EI), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S/A);
  • CNAE: é a definição da atividade principal e secundárias, se houverem, que a empresa irá exercer e podem ser consultadas no site do IBGE;
  • Tamanho da Empresa: podem ser classificadas como Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Empresa de Médio Porte e Empresa de Grande Porte.
  • Regime Tributário: podem ter enquadramento no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. O enquadramento e suas taxas estão diretamente ligado aos demais fatores já citados.

Abertura na prática

Para formalizar a sua empresa e tornar seu negócio legal, são necessários diversos registros documentados em variados órgãos públicos, como na Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Prefeitura, entre outros.

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, o CNPJ

Ou seja, é por meio destes acima citados que você conseguirá seu CNPJ, seu certificado digital e como fazer para ter o alvará de funcionamento.

Além disso, dependendo de sua atividade e localidade, também se farão necessárias diversas licenças e autorizações, cada uma com um fim específico.

Quem é o contador?

O contador é essencial para qualquer empresa que será aberta. É o profissional que poderá auxiliá-lo desde o planejamento da empresa, identificando as melhores classificações e enquadramento tributário adequado a seu negócio, bem como, gerir as tributações, encargos, declarações, escriturações e demais exigências para que a empresa se mantenha regularizada e evitar o risco de pagamentos incorretos ao longo de seu funcionamento.

Além de tudo, o contador pode orientar sobre sua Inscrição Estadual e inscrição municipal necessárias.

Contrato Social

Depois de achar um escritório de contabilidade capacitado, se faz necessário elaborar um contrato social entre os sentes da futura empresa. Neste contrato são formalizados itens como a razão social, a atividade da empresa, localização e o funcionamento geral dela, como quem administrará a empresa, nome fantasia, entre outros. Neste passo será necessária a assinatura de um advogado para firmar as condições estipuladas. O documento deve ainda ter as assinaturas reconhecidas em cartório.

Nem todos os tipos de empresas terão a exigência do contrato social, como por exemplo a MEI, EI e Eireli que possuem documentos diferenciados para constituição.

Junta Comercial ou Cartório de Pessoas Jurídicas

O registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, dependendo da atividade, é o momento em que sua empresa passa a existir formalmente.O registro na Junta irá gerar o Número de Identificação de Registro da Empresa (NIRE) que é a numeração formal de constituição da sua empresa.

Cada estado da União e Distrito Federal possui uma Junta comercial diferente
Cada estado da União e Distrito Federal possui uma Junta comercial diferente

Para alguns tipos de empresa como MEIs por exemplo, não se faz necessário o registro na Junta Comercial.

Os documentos na Junta Comercial podem variar, mas geralmente é comprovante de endereço ou contrato de locação e IPTU do local onde a empresa irá funcionar, requerimento (capa da Junta Comercial), ficha própria e contrato social, e para os sócios RG e CPF, comprovante de residência, certidão de casamento e Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

Neste órgão será feita a consulta se o nome definido já está sendo utilizado por outra empresa.

Cada estado da União e Distrito Federal possui uma Junta comercial diferente: Jucap, Jucea, Juceac, Juceal, Juceb, Jucees, Juceg, Jucema, Jucemat, Jucemg, Jucems, Jucep, Jucepa, Jucepe, Jucepi, Jucer, Jucerja, Jucern, Jucerr, Jucese, Jucesp, Jucetins, Jucis DF, Jucisrs e Jusesc .

CNPJ

Com a obtenção do NIRE é possível dar entrada no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), através do Documento Básico de Entrada no CNPJ (DBE), diretamente no site da Receita Federal.

Após ter a posse do CNPJ, o próximo passo será obter o alvará de funcionamento.

Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é uma licença para fins de liberação de funcionamento na localização escolhida, junto a Prefeitura Municipal de sua cidade.

É necessário comprovar na Prefeitura que você tem todos os documentos necessários e cumpre todas as condições para funcionamento, dependendo de sua atividade.

Antes de requisitar o alvará, é necessário observar que não é toda localidade que determinada atividade pode ser exercida. Deve-se fazer a análise prévia de viabilidade de localização junto a Prefeitura para verificar se o seu endereço se adequa para o funcionamento de sua empresa.

Os documentos necessários para esta etapa são ficha própria da Prefeitura, contrato social, CNPJ, consulta de endereço realizada previamente, e em alguns casos laudos de vistoria.

Inscrição Municipal

Empresas que tem como atividade prestação de serviços, necessitam do registro na Prefeitura denominado inscrição municipal, para fins de cadastro no Imposto Sobre Serviço (ISS). Para este registro, o procedimento varia em cada município, mas na grande maioria é gerado automaticamente.

Inscrição Estadual

No caso de empresas que tenham como ramo de atividade comércio, indústria, transporte e prestadoras de serviço de comunicação e energia é necessário o cadastro da Inscrição Estadual na Secretaria da Receita Federal (Sefaz), a fim de registrar a empresa para o recolhimento do Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A inscrição estadual na maioria dos estados pode ser feita juntamente com a requisição do CNPJ. Em algumas exceções é exigido antes da emissão do alvará de funcionamento.

Certificado Digital

Para qualquer empresa que emite Nota Fiscal, bem como para empresas enquadradas no Lucro Real e Lucro Presumido, é obrigatório a aquisição do Certificado Digital. O mesmo é um agente facilitador para diversos procedimentos online, como emitir notas fiscais, conhecimento de transporte, envio de declarações, entre outros. É um modo de garantir a autenticidade do envio de informações, para que haja segurança nesses processos.

O Certificado Digital pode ser retirado nas denominadas Autoridades Certificadoras, que podem ser consultadas no site  do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Licenças e inscrições comuns

Todas as autorizações de órgãos regulamentadores, sejam eles locais ou não, são necessárias para conseguir o alvará de funcionamento. Esses documentos variam bastante e dependem tanto do tamanho da empresa, quanto do local onde ela está instalada e também do ramo exercido por ela. Os principais tipos de licenças são os seguintes:

Licença sanitária

As licenças sanitárias precisam ser obtidas em órgãos municipais, estaduais e federais de vigilância sanitária. Essas licenças são essenciais para empresas que trabalham com alimentação ou medicamentos.

Licença ambiental

As empresas que lidam com atividade metalúrgica, industrial, mecânica, têxtil e química precisam de licenças de órgãos municipais e estaduais, bem como do IBAMA.

Normas de segurança

Essa vistoria é realizada pelos bombeiros e quase todas as empresas precisam. A maior parte das empresas precisam de licenças municipais ou estaduais dos bombeiros para exercerem sua atividade, principalmente as que lidam com turismo, agricultura, pecuária e muito mais.

Conclusão

Em resumo, vimos que são muitos os procedimentos para abertura de empresa. O que pode causar certa surpresa a primeira vista, porém, todos são de extrema importância. Essas etapas garantem que sua empresa funcione dentro de todos os padrões exigidos, evitando problemas futuros.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

36 Replies to “Dicas importantes: Como abrir empresa do zero”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sua empresa pode ajudar a preservar a Amazônia?

[…] do porte ou ramo de atividade, é possível fazer com que gestores ou funcionários, por meio de pequenas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é Eireli - Vantagens de abrir uma empresa sem sócios

[…] para cada tipo de empresa é algo que deve ser bem avaliado antes do empreendedor decidir abrir uma empresa do zero e criar seu […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Franquias: Como são negócios entre franqueador e franqueado

[…] seu negócio de forma já estruturada. Afinal, nem todo novo empresário quer abrir uma empresa e criar um CNPJ “do zero”. Muitos preferem investir em marcas e tipos de […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Tabela NCM: códigos de produtos usados em notas fiscais

[…] dos novos empreendedores que decidem criar o seu CNPJ e abrir uma empresa nem sabem de fato o que é tabela NCM.  Seja para exportar suas mercadorias ou para […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Alvará de funcionamento - como tirar e qual sua importância

[…] se abrir um negócio é preciso comprovar aos órgãos de fiscalização que a empresa […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Cooperativa: o que é e como montar a sua própria

[…] Leia mais: Como abrir uma empresa do zero – Dicas importantes! […]

>> Decreto Dispensa Atividades de Baixo Risco de Licença e Alvará | LEIA

[…] Veja dicas de como abrir uma empresa do zero  […]

Serviço público - Governo federal extingue 27,5 mil cargos efetivos - MundoEmpresa

[…] Leia também: Veja dicas de como abrir uma empresa do zero […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Novos negócios: veja os 10 passos para empreender

[…] Leia também: Como abrir empresa do zero; Veja dicas importantes! […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como consultar e criar o CNPJ da sua empresa

[…] prestadores de serviços ou empresas que não possuam CNPJ, acabam sendo colocadas à margem da sociedade […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Sua empresa ainda precisa de alvará? Veja as atividades de baixo risco

[…] Por isso, consultar um contador é fundamental para auxiliar no processo de abertura de empresa. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Vendas: Carnaval pode estimular novos empreendedores e e-commerce

[…] isso, imagine que praticamente qualquer um dos exemplo citados pode se tornar uma nova empresa. Entretanto, é preciso investir em planejamento e arregaçar as mangas para trabalhar […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Ganhar dinheiro no carnaval pode estimular empreendedores e e-commerce

[…] isso, imagine que praticamente qualquer um dos exemplo citados pode se tornar uma nova empresa. Entretanto, é preciso investir em planejamento e arregaçar as mangas para trabalhar […]

Como tirar alvará de funcionamento? - Dinelly: Escritório de Contabilidade, São Bernardo do Campo

[…] se abrir um negócio é preciso comprovar aos órgãos de fiscalização que a empresa possui capacidade técnica e […]

Como tirar alvará de funcionamento? – Blog do FJ

[…] se abrir um negócio é preciso comprovar aos órgãos de fiscalização que a empresa possui capacidade técnica e […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial - 6 coisas que empresários precisam saber

[…] pensou abrir um negócio sem saber quanto de capital de giro precisa, sem ter um plano de negócios ou saber como calcular o […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas: evite o fechamento da empresa e gere lucro

[…] planejamento antes da abertura da empresa e algumas ações de gestão empresarial podem aumentar a competitividade e […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como fazer Plano de Negócio para sua empresa; veja dicas práticas

[…] monta uma empresa do zero  precisa se preocupar com vários itens necessários para sua formalização. Por outro lado, […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Os 10 negócios mais lucrativos na pandemia

[…] que na pandemia não deu para lucrar nada, está enganado, diversos setores ganharam espaço no mundo dos negócios, sobretudo na internet, para você não ficar de fora separamos os 10 negócios mais lucrativos na […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Negócios em alta para empreender ainda em 2020

[…] Se você pretende empreender ainda este ano, é preciso conhecer os negócios que estão em alta e que têm tudo para dar certo atualmente para ingressar no mercado e conseguir excelentes resultados em seu negócio. Por outro lado, o planejamento do negócio é tão necessário quanto escolher um bom ramo para se empreender, portanto deve ser sempre o primeiro passo para iniciar seu negócio. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dicas para quem quer abrir empresa em outra cidade

[…] diferente da que se vive atualmente. Nestes casos, além da mudança de lar é preciso planejar a criação do negócio em um novo ambiente, muitas vezes […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como gerar o CNPJ de sua empresa em poucos passos

[…] você decidiu criar uma empresa, já tem o capital inicial necessário, seu plano de negócios e está preparado para iniciar sua […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dinheiro: como conseguir financiamento empresarial

[…] o objetivo principal de uma empresa é lucrar, ou seja, ganhar dinheiro. Mas, após abrir seu empreendimento, podem ocorrer dificuldades no planejamento financeiro inicial – como as geradas durante a […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Os 7 desafios do empreendedorismo no Brasil

[…] no Brasil e abrir um negócio é sonho de muitos. Para consolidar seu negócio no mercado atual é preciso buscar sempre […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O empreendedorismo na era da low touch economy

[…] há momento ideal para iniciar um próprio negócio. Essa também é uma velha lição do empreendedorismo. Portanto, a crise não é um empecilho, mas […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que você precisa saber para abrir seu e-commerce

[…] para iniciar no varejo online com um e-commerce, como em qualquer negócio, é primeiro necessário pesquisar o […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Consulta de CNPJ na Receita Federal pelo site oficial

[…] Acompanhe este artigo do Blog FoxManager, e descubra como funciona a consulta desse cadastro, antes de abrir sua empresa! […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Segredos de grandes empreendedores de sucesso

[…] Veja dicas de negócios para quem quer abrir uma empresa […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Faça a consulta de DBE online na Receita Federal

[…] de transmissão faz parte de todo o ciclo da empresa. Assim, ele está presente desde o processo de abertura do negócio, até o ciclo de […]

Consulta CNPJ: como consultar dívidas e regularizar pendências | ENTENDA

[…] LEIA TAMBÉM: Dicas importantes: Como abrir empresa do zero […]

Cartão CNPJ: entenda o que é e como emitir | Blog FoxManager

[…] LEIA TAMBÉM: Dicas importantes: Como abrir empresa do zero […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙