Finanças

NFSe - Nota Fiscal de Serviço é importante para o empreendedor

21/10/2019
NFSe - Nota Fiscal de Serviço é importante para o empreendedor

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, ou NFSe, é um documento fiscal eletrônico que tem sua validade jurídica garantida pela assinatura digital de seu emissor, o chamado Certificado Digital. Confira a seguir o que é a NFSe e saiba qual a importância da emissão para o prestador de serviços. 

Cabe ao município onde o empreendimento funciona a fiscalização das informações emitidas na NFSe. Da mesma forma ela garante a integridade dos dados transmitidos.

Por isso a NFSe pode ser emitida e armazenada por sistema próprio do empreendedor, de empresa terceirizada encarregada do trabalho ou da prefeitura, e tem por objetivo registrar as operações referentes ao serviço prestado.

Se você empreendedor, emitir uma NFSe, é necessário confirmar as informações transmitidas à prefeitura, para que ela possa encaminhar para a validação.

Podemos afirmar que a emissão de nota fiscal de serviço é muito importante para o prestador de serviços. Por isso é necessário saber como emitir NFSe.

NFSe mais rápida

Este modelo substitui a necessidade de emissão das tradicionais notas fiscais impressas e é de total responsabilidade dos prestadores de serviço, além disso, ela está sujeita ao ISSQN, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza.

Sua alíquota pode variar de 2% a 5% e serve para recolhimento de tributo de competência de municípios e do Distrito Federal, incidindo sobre a prestação de serviço de qualquer ramo de atividade. 

Comodidade e Transparência

A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica reúne um conjunto de informações a respeito do prestador de serviço, do tomador, valor e descrição do serviço realizado.

Os benefícios mais claros para quem escolhe por emitir a NFSe é a redução de custos de impressão e armazenamento destes papéis, a dispensa de autorização da impressão de documentos fiscais, emissão por meio da internet e maior controle gerencial sobre as emissões de NFSe.

O que é RPS?

Quem tem o desejo de abraçar a NFSe e otimizar os serviços de sua emissão, mas não possui uma conexão de internet satisfatória em seu município, ou ainda, não possui seu universo comercial ligado à internet, pode contar com o Recibo Provisório de Serviços, o RPS.

Ele funciona como um comprovante intermediário de serviço prestado. E pode ser entregue ao cliente, sem necessidade de conexão com a internet. Isso evitando dor de cabeça para o prestador de serviços.

Enquanto isso o serviço deve ser solicitado junto à prefeitura do município e vara de cidade para cidade.

O RPS é numerado e impresso em duas vias na qual uma fica com o tomador e a outra com o emissor.

Depois, ele pode ser transformado em documento fiscal dentro de um prazo estabelecido por cada prefeitura.

Nota Fiscal de Serviço é obrigação 

Erra quem pensa que a emissão de nota fiscal serve somente para quem comercializa produtos.

Precisa de Notas Fiscais? Veja como emitir grátis.

Como dito acima, ela também deve ser utilizada por quem realiza transações comerciais por meio de serviços prestados.

Todos os empreendedores que prestam qualquer tipo de serviço devem emitir NFSe. Não importa o volume da renda bruta de serviços. No entanto, as regras sobre a questão podem variar de acordo com o município.

Portanto, a NFSe também serve para os Microempreendedores Individuais (MEI).

Emissão facilitada 

Muitos empreendedores têm dificuldade em lidar com portais de prefeituras por falta de estrutura dos servidores.

Torna-se quase impossível para o prestador de serviços emitir um grande volume de notas. Pior se ele as deixa para o fim do mês.

A corrida contra o tempo pode ser cruel e seria o ideal dispôr de tempo reservado para a tarefa. Se esse é o seu caso, ainda há esperança.

São diversas empresas que trabalham com o sistema ERP no qual é possível otimizar uma série de serviços. Serviços como contabilidade, controle de estoque, emissão de relatórios, gestão de clientes e setor fiscal. O software online, é claro, também abrange a emissão de NFSe.

Entenda o que é um sistema ERP e suas funcionalidades para empresas

Por exemplo, algumas empresas exigem a instalação de programas, e outras funcionam como uma plataforma online e prezam pela comodidade e facilidade do serviço.

Seja qual for sua escolha, a emissão de NFSe é essencial para provar que o trabalho é feito dentro da legalidade e para provar o recolhimento dos tributos devidos.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “NFSe – Nota Fiscal de Serviço é importante para o empreendedor”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Modelo de ficha técnica para usar em seu restaurante

[…] O uso do sistema ERP permite gestão de estoque, PDV com emissão de notas fiscais, controle de fluxo de caixa, contabilidade em tempo real e outras […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Ramo de atividade - O que é e em qual devo investir?

[…] ERP permite gestão de estoque, PDV com emissão de notas fiscais, controle de fluxo de caixa, contabilidade em tempo real e outras […]

Exigir nota fiscal pode render R$ 50 mil em Manaus; veja como concorrer

[…] contribuintes manauaras que exigirem a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) identificada com CPF poderão concorrer a prêmios em dinheiro de até R$ 50 mil por […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial: Entenda o que é sistema ERP

[…] além de gerenciar rotinas como comissões, controle de estoque, emissão de notas fiscais, apuração de impostos, fechamento contábil entre inúmeros outros […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Recibo Provisório de Serviços é opção antes da NFS-e

[…] Além desta publicação, leia mais detalhadamente sobre tributos relacionados com a emissão de NFS-e no artigo:  NFSe – Nota Fiscal de Serviço é importante para o empreendedor. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Dúvidas sobre nota fiscal? Aprenda como emitir

[…] NFSe – Nota Fiscal de Serviço é importante para o empreendedor […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Certificado Digital: MEI também precisa?

[…] acessar ao programa Conectividade Social, emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙