Empreendedorismo

Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

31/01/2020
Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A vontade de empreender é uma característica comum em muitos brasileiros. Os que vencem a barreira do medo e colocam o sonho em prática enfrentam vários desafios em seu negócio. Mesmo assim, o número de novos negócios registrou alta de 25% no país. Listamos dicas de gestão para implementar na sua realidade pensando nesses empresários de “primeira viagem”.

Deste modo, entre os itens da lista podemos citar: abertura formal da empresa (com a criação de um CNPJ e verificação das leis vigentes), planejamento em todas as etapas do negócio, busca constante por atualização e, controle financeiro. 

Entenda que as dicas de gestão são exemplos de ações necessárias para boa gestão empresarial. 

Agora, veja abaixo apontamentos úteis para novos empresários.

1- Formalização 

Primeiramente, procure saber sobre as regras impostas pela legislação. Antes de abrir uma empresa é preciso verificar as exigências documentais. Um contador profissional pode ajudar. 

Note que há uma mudança no que diz respeito às leis. A Lei da Liberdade Econômica simplificou o procedimento de formalização para atividades consideradas de baixo risco. 

Férias coletivas podem ser concedidas para todos os colaboradores ou para apenas membros de determinados setores da empresa. Fique atento para as regras
Burocracia em empresas

Portanto, há alguns tipos de negócios que deixam de precisar de alvará de funcionamento e licenças, por exemplo. As atividades consideradas de baixo risco só precisam ter o CNPJ. 

É importante citar que, ao deixar de cumprir as exigências legais, empresas podem ser penalizadas. 

Ainda assim, o trabalho de um profissional da contabilidade poderá lhe ajudar no sentido de orientar sobre qual o Regime Tributário sua empresa deve ser enquadrada, no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Entretanto, além do regime tributário, ainda é necessário definir Nome de Fantasia e qual o tipo de empresa será criada:

  • Empresário Individual (EI)
  • Microempreendedor Individual (MEI
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
  • Sociedade Simples
  • Sociedade empresária
  • Sociedade Empresária Limitada (Ltda)
  • Sociedade Anônima (S/A)

Atenção! Precisa emitir notas fiscais, ordens de serviços ou boletos gratuitamente? Sistema ERP online é a solução. Conheça

2- Planejamento  

Outras dicas de gestão empresarial são relacionadas com a falta de planejamento. Podemos afirmar que ela é, sem dúvidas, a principal causa de fechamento de empresas. Por isso, é de fundamental importância pensar todos os passos do seu negócio. 

Entenda que desde a criação, passando pela ampliação ou venda de sua empresa, tudo deve ser bem planejado.

Neste sentido, fazer um Plano de Negócios é a base para boa gestão empresarial.

3- Conhecimento

Primeiramente, busque ampliar os conhecimentos sempre. Além de aprender e aplicar conceitos da boa administração, invista em conhecer mais a área específica na qual atua, ou seja as questões técnicas relativas ao negócio. 

Ainda assim, quando se fala de administração, deve-se levar em conta a contabilidade, atendimento ao cliente, gestão de recursos humanos, leis, controle de estoque, controle fiscal e financeiro, etc.

Por exemplo, a leitura dos artigos disponíveis em nosso blog pode ajudar nessa busca por mais conhecimentos sobre o mundo dos negócios e gestão empresarial.

4- Separe vida financeira pessoal da profissional 

Certamente, são muitos os empresários que caem neste erro: misturar as finanças pessoais com as do seu negócio. 

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Portanto, uma forma prática que ajuda no controle financeiro e, por conseguinte, na gestão empresarial é a definição do pró-labore. Por isso, é muito importante conhecer sobre o que é e como calcular o valor do pró-labore, além de entender mais sobre finanças e educação financeira.

Além disso, empréstimos, financiamentos e movimentações financeiras devem ser pensadas e planejadas. 

5- Tecnologia 

Além das dicas de gestão acima, é fundamental destacar a tecnologia como realidade no gerenciamento empresarial. Afinal, não dá para abrir uma empresa atualmente e usar métodos de gestão ultrapassados.

Sendo assim, podemos citar como necessidades dos negócios de hoje o uso das redes sociais e da web como estratégia de divulgação e prospecção de clientes.   

Sistema ERP possibilita contabilidade em tempo real
Sistema ERP possibilita contabilidade em tempo real

Em paralelo, a utilização de softwares é fundamental para vários setores das empresas:

  • controle de estoque
  • fluxo de caixa
  • controle financeiro
  • gestão fiscal
  • contabilidade
  • gestão de pessoal
  • cadastro e contato com clientes
  • etc. 

Dessa forma, há um tipo de sistema que possibilita unir o trabalho de vários setores em um único software. Esse tipo de tecnologia é chamada de ERP (Entreprise Resource Planning), que se configura como um mecanismo tecnológico para gestão consciente de todo o negócio. Logo o ERP online é  uma ferramenta tecnologia eficaz é a gestão integrada e em tempo real. 

Ainda assim, o mercado conta até mesmo com opção gratuita, que possibilita funcionalidades como: emissão de notas fiscais, relatórios, boletos, ordens de serviços, contabilidade em tempo real, gestão de estoque, entre outros.

Números sobre novas empresas

Segundo divulgado pelo Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, novos empreendimentos aumentaram 25,5% em novembro de 2019 em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Ao todo, ocorreram 257.697 aberturas de empresas no Brasil.  A maior parte das empresas abertas foi de microempreendedores individuais (MEI), 80,2% do total.

Em resumo, quem já abriu sua empresa deve ficar ciente que é possível se destacar e, com auxílio de práticas de gestão empresarial, lucrar em seu nicho de mercado. 

Já quem ainda pretende abrir seu negócio próprio pode continuar em nosso Blog e conferir sugestões no artigo: Negócios lucrativos para abrir em 2020; veja sugestões.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Nº de empresas sobe 25%; veja 5 dicas de gestão para novos negócios”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › 'Brasil Mais' quer ajudar 200 mil a otimizar gestão empresarial; Veja como participar

[…] uma forma de tentar minimizar essas dificuldades é, fundamentalmente, conhecer bem sobre as técnicas de gestão […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙