Todo negócio que objetiva o lucro depende de suas vendas e sua clientela. Na verdade, sem os clientes sua empresa não poderá prosperar. Portanto, saber como fidelizar clientes fará toda a diferença para o sucesso do seu empreendimento.
Usar boas estratégias de marketing, oferecer bons produtos ou serviços e atender bem é o caminho para fidelizar clientes, aumentar vendas e gerar lucros em sua empresa.
Além de desses itens citados, é importante fazer a gestão integrada e em tempo real do seu negócio. Por isso, desde pequenas até grandes redes de empresas usam a tecnologia de um software ERP para melhor administração empresarial.
Um sistema ERP online (com plano grátis) otimiza o controle de estoque, contábil, fiscal e financeiro, além de ter funcionalidades como Notas Fiscais, PDV, boletos, ordens de serviço, etc.
Automatizar o trabalho nas questões burocráticas (mas importantes) ajuda a ganhar tempo para o planejamento e implantação de melhorias no seu negócio. Conheça mais sobre o software ERP.
Agora, quer saber como fidelizar clientes na prática? Continue a leitura deste post e conheça 5 dicas de como se aproximar, conquistar e manter a confiança de seus potenciais clientes!
Quem pretende ter um cliente fiel precisa entender que ele é uma pessoa única, que tem necessidades, desejos, objetivos e sonhos. Assim, o primeiro passo será conhecê-lo para saber como a empresa poderá atender suas expectativas. E isso requer uma aproximação que ocorrerá somente na base da confiança.
Mas como se aproximar do cliente? Simples: fazendo ele perceber que é importante e não apenas mais um comprador. E uma vez criado tal vínculo, é possível obter dados como grau de escolaridade, profissão, estado civil, hobby etc., porém tomando o máximo de cuidado para não ser invasivo, ou seja, intrometer-se em sua privacidade ou intimidade.
O comprador confiou na sua empresa, forneceu informações pessoais, permitiu uma proximidade por acreditar tratar-se de uma relação comercial individualizada e respeitosa. Então, não o decepcione! Não compartilhe seus dados sem autorização e evite encaminhar mensagens com propagandas de produtos pelos quais ele não tem o menor interesse.
Aborde-o de forma neutra, desinteressada, algo como: “estamos sentindo sua falta”; “podemos ajudá-lo nessas férias?”; ou “parabéns pelo seu aniversário”. E sempre o tratando pelo nome, o que fortalece a ideia de que ele é importante para sua organização. Mas lembre-se de que essa abordagem tem que ser verdadeira, autêntica, e não uma mera técnica de vendas.
Crie um sistema de pontuação para sua clientela de acordo com as compras efetuadas ou mesmo com o interesse que os diversos clientes manifestarem em relação a determinados produtos. A partir daí, elabore uma pauta de benefícios, por exemplo:
Tenha em mente que um comprador não necessariamente será um cliente e, dessa forma, poderá ou não ser fiel ao seu estabelecimento. Uma vez conquistada a sua fidelidade, faça o que puder para mantê-la.
Um cliente fiel sente-se à vontade para expor suas eventuais insatisfações – ao contrário daquele que dirige críticas com a única intenção de prejudicar a empresa. Sendo assim, escute-o com atenção e procure reparar algum descontentamento que ele possa ter experimentado.
Isso poderá ser feito de várias formas: trocando um produto ou refazendo um serviço sem nenhum ônus, concedendo abatimento em outra compra etc.
Reforce ainda essa reparação com um agradecimento por contribuir para o aperfeiçoamento das operações de sua própria firma.
Não existem regras ou receitas infalíveis para conquistar a fidelidade do cliente. Trata-se de uma arte que envolve noções de diversas ciências e técnicas: administração, finanças, vendas, marketing, informática, psicologia, sociologia etc.
Invista em capacitação, pois as melhores dicas de nada valerão se você e sua equipe de colaboradores não puderem colocá-las em prática.
E mais: sendo uma arte, a fidelização se desenvolve no dia a dia, exercitando-a, aprendendo com os acertos, mas principalmente com os erros.
E então, conseguiu obter uma base de como fidelizar clientes? Percebeu que se trata de um procedimento que exige conhecimento e treinamento constante? Esperamos que sim!
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