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Empreendedorismo

6 formas de criar vantagem competitiva para seu negócio

Redação - FoxManager
Escrito por Redação - FoxManager em 12/04/2018
6 formas de criar vantagem competitiva para seu negócio

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A competitividade de mercado não é uma novidade, ainda mais no Brasil, cujo número de pequenos negócios cresce excepcionalmente. Diante de tantas empresas, é preciso arquitetar estratégias para garantir seu espaço ao sol e superar os concorrentes. É preciso que seu negócio tenho um diferencial, ou vantagem competitiva frente os concorrentes.

Quer entender um pouco mais sobre o tema? Então, continue a leitura! 

Nesta publicação vamos explicar o que exatamente é uma vantagem competitiva e listar 6 formas de como criá-la para o seu empreendimento, independente do ramo e tamanho.

Quer melhorar a gestão da sua empresa? Veja uma opção.

O que é uma vantagem competitiva?

Também conhecida como diferencial competitivo, a vantagem competitiva consiste em uma ou em um conjunto de qualidades que uma empresa possui e que a difere de seus concorrentes.

Essas características são sempre positivas e tornam seus produtos mais atrativos para os clientes. Elas garantem um espaço no mercado, uma parcela do público-alvo, um nicho ou até mesmo a maioria dos consumidores de determinado serviço ou produto.

São inúmeras práticas que, se adotadas, concedem essa peculiaridade distintiva à empresa.

Pode ser, por exemplo, a venda de um produto único ou até mesmo um elemento comum com outras empresas, só que mais chamativo, como melhores preços ou entregas mais rápidas.

Nos tópicos seguintes explicaremos, detalhadamente, as melhores estratégias para garantir uma vantagem competitiva, mesmo atuando em um ramo concorrido ou saturado.

1. Analisar a concorrência e criar diferencial

O primeiro passo é analisar quais são as estratégias dos concorrentes, afinal, seu diferencial deve ser em relação aos produtos e serviços oferecidos por eles.

Qualidade no atendimento ao cliente é fundamental para qualquer negócio
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Qualidade no atendimento ao cliente é fundamental para qualquer negócio

Vá aos seus estabelecimentos, acesse seus sites e pesquise por ideias para aprimorar seus serviços. Entre os elementos a serem estudados estão:

  • preço;
  • atendimento;
  • qualidade do serviço ou produto;
  • ambiente;
  • acessibilidade do site.

Estratégias para fidelização para diferencial

Seu diferencial também pode estar nas formas de fidelizar os consumidores. Um exemplo é oferecer descontos quando o cliente adota um cartão de fidelidade para influenciá-lo a efetuar constantes compras no seu estabelecimento.

Outra forma é concedendo brindes, promoções ou descontos progressivos para compras. Lembre-se que deve se tratar de um diferencial, não copie o mesmo que seu concorrente, seja criativo nas suas ofertas.

Entregar serviço de maior qualidade como diferencial

Esse é um dos aspectos mais importantes para criar um diferencial competitivo, pois o mais importante é a satisfação do cliente em relação ao produto.

Muitos preferem pagar um preço maior por algo de melhor qualidade, portanto, essa pode ser sua grande característica.

Para ter um serviço ou produto de qualidade é preciso investir em treinamentos, desenvolver uma sistemática eficaz de trabalho e monitorar o trabalho da sua equipe. O foco deve ser a qualidade no atendimento e serviço ao cliente e qualidade dos produtos comercializados.

2. Adquirir liderança de custo

Custo é todo gasto interligado ao processo produtivo, podendo ser no material utilizado ou na mão de obra.

O que é objetivado aqui é conseguir, de alguma forma, que esses gastos sejam menores em relação aos concorrentes.

É possível obter essa vantagem conseguindo descontos com fornecedores, uma parceria bastante vantajosa, utilização de softwares ERPs, entre outros. Assim, você terá mais capital para investir em projetos para sua empresa ou reduzir preço do que é vendido.

Equilíbrio entre preço e qualidade

Esse aspecto não pode ser ignorado quando for buscar a redução de custos. Lembre-se que materiais de má qualidade geram produtos equivalentes. Portanto, fique atento para não deixar a qualidade dos seus serviços diminuírem. Como visto anteriormente, ela também é um aspecto relevante para a escolha dos consumidores.

Aumento do lucro

Em vez de reduzir preços, você também pode manter o dinheiro em caixa para que a companhia alcance suas metas.

É recomendável caso você tenha uma clientela satisfatória e fidelizada, assim você pode criar um fundo de reserva para investir no crescimento da empresa, como abrir filiais.

3. Ter uma estratégia de foco

Conhecida como estratégia da segmentação, consiste em angariar um nicho específico de determinado público. Assim, seus serviços adquirirão qualidades únicas, fazendo com que atendam necessidades próprias de parte do público geral.

Isso também facilitará a fidelização, pois seu produto será o único no mercado 100% direcionado ao seu público selecionado.

Tipos de segmentação para ter diferencial

São vários tipos de estratégias de segmentação que podem ser adotados, algumas delas são:

  • comportamentais: destinada às pessoas com determinada ideologia, como produtos recicláveis que podem atrair perfis que tendem à proteção do meio ambiente;
  • demográficas: ligadas ao gênero, etnia, faixa etária, escolaridade entre outras características pessoais;
  • geográficas: relaciona-se aos consumidores de determinada região, como roupa para lugares quentes;
  • socioeconômicas: seus produtos são destinados às pessoas de baixa ou elevada renda.

4. Descobrir seus principais recursos e competências

Saber aproveitar os aspectos fortes de sua companhia também é algo que pode criar um diferencial. Entenda o funcionamento de sua empresa, como operam seus funcionários, sua matéria-prima, conexões e possíveis vantagens das quais você pode tirar proveito.

A vantagem competitiva pode estar estampada bem diante de você, basta identificá-la e aplicá-la em seu empreendimento. São quatro recursos que você deve estudar em sua empresa:

Financeiros

É possível que você não saiba, mas pode lucrar mais ou possuir mais dinheiro retido do que realmente pensa. Com esse capital você pode realizar investimentos em marketing, modernizar seu empreendimento, etc.

Físicos

Se o seu estabelecimento possui equipamentos novos ou de excepcionalmente modernos, você possuirá vantagens em diferentes aspectos, a tecnologia é capaz de otimizar processos, reduzir custos, facilitar o controle de estoque entre diversos outros benefícios.

Humanos

Funcionários competentes e esforçados são recursos valiosos. Se eles possuem vontade de crescer no negócio, são habilitados, capacitados ou bastante produtivos, são capazes de elevar a qualidade e quantidade da produção de forma excelente.

Portanto, preze pela permanência desses colaboradores, são eles as pessoas capazes de garantir seu diferencial competitivo na qualidade do serviço.

Organizacionais

Nessa categoria estão elementos como boa estrutura, cultura organizacional, boa relação entre os funcionários, entre outros fatores que auxiliam nos processos do seu negócio.

Nem todos seus concorrentes possuem um empreendimento organizado, modernizado ou cujos colaboradores mantêm uma boa relação. Esse aspecto é ignorado por muitos administradores, porém trata-se de um grande erro, pois também pode ser um diferencial no mercado.

5. Disponibilizar serviços personalizados

Serviços e produtos personalizados não são possíveis em todo tipo de negócio. Se você apenas revende produtos industrializados, por exemplo, fica mais difícil personalizá-los. Entretanto, é possível que alguns produtos possam ser customizáveis para atender perfeitamente seu cliente, como mudar cor ou fazer alterações em roupas ou modelos.

Outra forma de conseguir esse diferencial é treinando seus colaboradores para executar um atendimento individualizado, sempre lembrando dos nomes e gostos dos seus clientes. Eles se sentirão únicos e privilegiados, fazendo com que sempre prefiram visitar seu estabelecimento pelo bom tratamento.

6. Utilize um software ERP

ERP é um sistema integrado de gestão empresarial, esse programa mantém o fluxo de informação plenamente organizado. Ele aprimora a visão e o controle dos processos, operacionais, administrativos e gerenciais para os setores da contabilidade, financeiro, fiscal, estoque, vendas, serviços entre outros.

O diferencial garantido ao seu empreendimento consistirá da redução de perdas, otimização de tempo e recursos financeiros, como também melhorando a produtividade de seus colaboradores. Ao implementar o sistema, várias atividades burocráticas serão automatizadas, permitindo o foco na atividade-fim, eliminando chances de falhas humanas e reduzindo estresse dos funcionários.

Conheça as funcionalidade do melhor sistema ERP online do mercado.

Um bom aplicativo é simples de ser utilizado, pois sua pré-configuração permite um uso imediato, além do treinamento para manuseá-lo ser online e prático.

O ERP é uma ferramenta ampla, ele provê inúmeros recursos que beneficiam a empresa de modo generalizado, por isso é necessário que você apenas estude o programa e verifique como suas funções serão úteis ao negócio.

Para criar uma vantagem competitiva é preciso conhecer muito bem seu empreendimento, seu mercado e seus concorrentes. Porém, todo esse trabalho é fundamental para garantir seu espaço no mercado.

Gostou do tema? Quer aprimorar ainda mais seus serviços? Então, não deixe de ler nossa publicação onde abordamos estratégias de gestão financeira de pequenas e médias empresas!

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