Plano de Negócio: dicas práticas de gestão empresarial
Criar uma nova empresa ou ampliar uma que já existe é, para muitos, transformar sonhos em realidade. Para a concretização de boas ideias, o empresário precisa de algo imprescindível para que o seu negócio consiga se manter no mercado e crescer: planejamento. Uma ferramenta fundamental para isso é o Plano de Negócio. Veja dicas práticas que podem ser adotadas em sua empresa no decorrer deste artigo.
Quem monta uma empresa do zero precisa se preocupar com vários itens necessários para sua formalização. Por outro lado, quem pretende expandir um empreendimento tem várias atribuições relacionadas como a gestão empresarial, carga tributária, controle de estoque e atração de novos clientes.
O Plano de Negócio se torna um tipo de documento que pode ser considerado item de planejamento empresarial quase que obrigatório nos dois casos.
Após a criação do Plano de Negócio e abertura da empresa, é importante buscar mecanismos tecnológicos para gestão consciente e planejada. Boas estratégias empresariais garantem aumento de lucros.
Uma ferramenta tecnologia eficaz é a gestão integrada e em tempo real por meio do ERP (Entreprise Resource Planning). O FoxManager é o mais completo dos ERPs disponíveis no mercado brasileiro.
O sistema, que garante acesso grátis para até dois usuários, possibilita emissão de notas fiscais e boletos, controle contábil e várias outras necessidades empresariais.
Para que serve
- Definição de objetivos/diretrizes da empresa;
- Definição de público-alvo;
- Auxiliar na definição de metas;
- Auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e possíveis parcerias;
- Diminuir riscos para empresas.
Tópicos essenciais
O Sebrae criou uma cartilha sobre o tema que está disponível no internet. De acordo com a publicação, um bom Plano de Negócio precisa ter alguns tópicos essenciais. São eles:
- Sumário executivo (espécie de resumo do plano com dados sobre os empreendedores e a empresa. Atenção: não se trata de uma justificativa ou introdução do projeto);
- Análise de mercado (estudo sobre a realidade do público-alvo, concorrentes, fornecedores. Atenção: esta é uma das etapas principais do projeto);
- Plano de Marketing (definir produtos/serviços a serem oferecidos, preços, estratégias promocionais previstas, estrutura de comercialização, localização do negócio);
- Plano operacional (definir o arranjo físico, processos operacionais da empresa e necessidade de pessoal, explicar qual será a capacidade produtiva);
- Plano financeiro (estimativa de investimentos, faturamento, custos, capital de giro etc);
- Construção de cenários (definir ações para estimar como a empresa deve reagir em caso de cenários adversos);
- Análise estratégica (uso da matriz FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).
Como criar
- Quanto maior o conhecimento sobre o mercado e ramo de atividade da empresa melhor elaborado será o Plano de Negócio;
- Monte um projeto claro e objetivo para facilitar sua aplicação e posterior consulta;
- Defina bem o que é o seu negócio e quais os seus diferenciais competitivos;
- Tenha em mente que o Plano de Negócio deve transmitir profissionalismo para quem o consulta;
- Procure conhecimento técnico ou profissionais especializados que possam auxiliar na elaboração do projeto.
SAIBA MAIS
GUIA COMPLETO SOBRE SOFTWARE ERP: VEJA COMO A TECNOLOGIA PODE MELHORAR A GESTÃO EMPRESARIAL
EMPREENDEDORISMO: VEJA OPÇÕES DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDER [E LUCRAR] AINDA NESTE ANO
CAPITAL DE GIRO PARA EMPRESAS: O QUE É, COMO CALCULAR E GERIR?