Por que sua empresa precisa de um cadastro de clientes bem estruturado?

August 8, 2018

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Administração

Um cadastro de clientes permite ter acesso a várias informações relacionadas aos  consumidores da sua empresa. Podemos citar como exemplo, apenas para destacar uma das vantagens de se ter um cadastro de clientes bem feito, o conhecimento do público-alvo e dos possíveis clientes. Existem vários outros tipos de benefícios que mostraremos ao longo do texto.

Neste artigo falaremos sobre como uma empresa com um cadastro de clientes bem estruturado tem benefícios e vantagens quando comparadas àquelas que não têm. Além disso, mostraremos motivos para que você invista em um bom cadastro de clientes.

O que é o cadastro de clientes?

Antes de tudo, precisamos explicar o que é e de que forma o cadastro de clientes é  importante na sua empresa. Podemos dizer que o cadastro de clientes é o registro de informações básicas sobre seu cliente e que também pode conter algumas informações específicas para sua empresa.

Geralmente, o cadastro do cliente contém certas informações padrões. Para realizar o cadastro do cliente, muitas empresas coletam os dados de contato para concluir a compra e algumas optam por questionar os clientes diretamente em forma de pesquisa. De qualquer modo, o cadastro contém certas informações básicas como:

  • Nome completo para pessoa física e razão social para pessoa jurídica;
  • CPF em caso de pessoa física e CNPJ em caso de pessoa jurídica;
  • Endereço completo do cliente;
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • Meios de comunicação: e-mail, telefone, redes sociais;
  • Alguma informação pertinente sobre a empresa;

Como você pode perceber, o cadastro dos clientes não pode ser extenso, precisa parecer pequeno, de forma que não incomode o cliente, mas também informativo. É algo paradoxal, afinal, quanto mais informações, melhor para a empresa, mas quanto mais informações, pior para o cliente. Contudo, a partir do último item, a informação pertinente, você poderá tirar algumas conclusões.

Para esclarecer ainda mais, daremos um exemplo com uma empresa fictícia. Vamos supor que a sua empresa oferece serviços de manutenção em redes elétricas de outras empresas ou de residências. As informações pertinentes, neste caso, seriam a forma da residência ou da empresa, a quanto tempo ela está sem trocar fiação, que tipo de equipamentos são ligados na rede elétrica, entre outras.

Esse tipo de informação permite estabelecer padrões de clientes, identificar os públicos-alvos da empresa e identificar potenciais clientes. É por isso que um cadastro de clientes bem feito é importante, afinal, sem ele você fica sem essas informações essenciais. Você pode fazer várias análises de perfil de compra através do cadastro, como por exemplo, os clientes que compram produto x tendem a levar o produto y.

É possível ainda utilizar o CRM (Customer Relationship Management) que é uma ferramenta de gestão que utiliza essas informações desse cadastro para definir estratégias com foco total no cliente. Geralmente as informações são monitoradas por um sistema ou ERP, onde são possíveis diversos tipos de análises.

Mas ainda assim resta uma pergunta: por que minha empresa deve investir nisso? Não é suficiente simplesmente divulgar a empresa e esperar que algum cliente apareça? É sobre isso que falaremos a seguir.

Por que preciso investir em um cadastro de clientes bem feito?

O investimento em um cadastro de clientes bem estruturado se torna uma excelente ferramenta que traz vários benefícios para sua empresa. A partir dele cria-se uma facilidade em identificar informações como cobranças a serem feitas, menos informações a serem revistas e o aumento do lucro por exemplo, entre outros benefícios que apontam a importância do cadastro.

Benefícios do investimento em um cadastro de clientes bem feito

Você conhece seu público-alvo

Para lucrar mais, você precisa vender mais. E como aumentar as vendas? As vendas aumentam justamente no conhecimento do público-alvo. Esse é o trajeto comum de aumentar lucros e rentabilidade da empresa. As vendas acontecem quando as empresas mostram que têm capacidade de atender a todo tipo de demanda do público-alvo. Ou seja, conhecer o público-alvo significa atender as demandas e, portanto, aumentar o lucro.

O perfil dos clientes, quando traçado de forma aproximada do real, identifica com precisão qual o tipo de cliente que a empresa lida, bem como de que forma ele age em relação aos produtos da empresa. É possível deduzir que tipo de item esse cliente procura e quais produtos vendem mais para o tipo de cliente e quais não são procurados. Fazendo uma análise nos dados dos clientes, você pode descobrir até que ponto eles pagariam por um produto ou serviço seu. Esse tipo de informação possibilita a aproximação com o cliente e a utilização de estratégias mais personalizadas em alguns casos.

Todas essas deduções e capacidade de compreender como o cliente age só é possível com um cadastro de clientes bem elaborado. Dessa maneira, analisar o próprio consumidor significa adequar os seus produtos para ele e, consequentemente, atraí-lo para mais vendas. Isso aumenta o lucro. Perceba como o cadastro de clientes interfere diretamente no lucro de uma empresa.

A empresa se relaciona melhor com o cliente

A partir do cadastro de clientes, você pode se relacionar de uma forma melhor com o seu cliente. De que modo essa interação pode ser feita? Com o uso das redes sociais disponíveis hoje em dia e a capacidade de chegar no cliente da forma mais rápida e digital possível, sendo possível interagir com ele diretamente e saber quais tipos de intenção ele tem com a empresa.

Um cadastro de clientes bem estruturado contribui justamente para manter a interação do cliente com a empresa. Ao lançar produtos novos e promoções, é possível notificá-lo tanto por e-mail ou pelas redes sociais. Esse tipo de interação do cliente com a empresa acontece de forma natural e estreita a relação entre os dois. Compare um cliente que tem uma relação boa com a empresa e aquele que não tem. Se o primeiro teve suporte da empresa quando precisava, ou foi parabenizado em certa data, ele tem maiores chances de se sentir valorizado e recomendar a marca, afinal, a empresa parece se importar com o consumidor. O relacionamento com clientes é essencial para que haja fidelização.

As vendas melhoram cada vez mais

Diferentemente de uma empresa que ainda está descobrindo seu público-alvo, uma empresa que já tem a ciência da forma que o seu cliente age sai com vantagem. É muito mais fácil, por exemplo, reconquistar um cliente que já experimentou um produto seu do que conquistar um novo que você não sabe as preferências ainda.

Além da estimulação de venda para os clientes atuais, é possível aumentar a relação com esses clientes que já não compram a algum tempo. As promoções e novos produtos que a empresa divulga, quando mostrados para esses clientes, serão aproveitadas de uma forma melhor, visto que já informações de todos os interesses anteriores deste cliente.

Conclusão

No geral, esses três benefícios são os mais expressivos quando você investe em um cadastro de clientes bem feito. É comum que muitos pensem que o cadastro de clientes é algo muito simples e que dificilmente refletirá nos lucros da empresa, porém ele pode funcionar como um meio de expor as ofertas dos produtos ou serviços direcionadas ao público certo, facilitando consideravelmente as ações de marketing. As empresas que investem em um cadastro de clientes mostram que a informação sobre eles hoje em dia é fundamental para manter as vendas altas e até mesmo ampliar os negócios.

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