Plano de cargos e salários – como montar o seu?

July 20, 2018

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos com prioridade

Administração Gestão de Pessoas

Todo gestor precisa montar um plano de cargos e salários e ter um controle maior das funções dos funcionários, bem como manter a isonomia entre as pessoas que trabalham dentro da empresa. Esse plano garante que os empregados estejam recebendo um valor justo para as atividades que exercem e também mostra quais são cargos os salários que estão tendo um investimento maior. Neste artigo falaremos profundamente sobre o que é um plano de cargos e salários e como ele pode ser útil para você facilitar a gestão de pessoas e melhorar a estrutura organizacional da empresa.

O que é um plano de cargos e salários?

Um plano de cargos e salários é uma descrição específica de cada uma das posições de trabalho (ou cargos) dentro de uma empresa ou organização específica. Ao lado dos cargos também devem ser demonstrados as exigências e valores de cada um.

Além disso, o plano de cargos atua como se fosse um regulador dentro da gestão. Ele torna possível a comparação das atividades que estão sendo executadas, a fim de criar um padrão com maior coerência. Por isso ele é tão importante tanto de um modo geral para o desenvolvimento da empresa.

Por que ter um plano de cargos e salários?

A primeira coisa que alguém se pergunta quando ouve sobre o plano de cargos e salários é o motivo para se ter um plano desses. É comum que muitos gestores acreditem que se pode intuitivamente ver se um salário está sendo superestimado ou um cargo está sendo subestimado. Contudo, alguns detalhes podem passar despercebidos. É nesse ponto que atua o plano de cargos e salários, pois com ele é possível analisar a situação dos funcionários detalhadamente.

Um exemplo bastante comum é que um plano de cargos e salários dá mais confiança para o empregado. Por exemplo: se o funcionário for contratado por uma empresa e o seu novo patrão lhe demonstrasse uma tabela com os cargos, funções com as respectivas atividades exercidas e o salário, isso fará com que o funcionário tenha confiança em relação à uma remuneração justa e saiba até onde é possível se desenvolver nesta empresa, pois já teve acesso a toda a estrutura de cargos que poderia atingir no futuro. Essa é uma das funções secundárias. Falaremos agora das funções principais do plano de cargos e salários.

Funções do plano de cargos e salários

Falaremos um pouco sobre cada uma das funções do plano de cargos e salários detalhadamente a seguir.

1 – Auxílio na contratação de novos colaboradores

Plano de Cargos e Salários

A empresa precisa adquirir certa confiança inicial por parte dos novos colaboradores a fim de que o trabalho flua da melhor forma possível. Um plano de salários e cargos mostra que uma empresa está bem planejada financeiramente. Mostra também que ela planeja os próximos passos conforme o que há disponível tanto financeiramente quanto administrativamente em detalhes, evitando riscos desnecessários no seu planejamento. Isso traz confiança para os colaboradores, que, por sua vez, tendem a ter maior dedicação as suas tarefas com a ciência de que serão devidamente reconhecidos e remunerados.

2 – Planejamento financeiro da empresa facilitado

O planejamento atual não só fica mais fácil de ser observado e analisado, como também novos planos podem ser feitos a partir do plano atual. A criação de um cargo novo, um aumento de salário e todo tipo de ação dentro dessa área fica mais fácil de ser feito sem que causem desvios não esperados que influenciem no planejamento em outras áreas.

3 – Os funcionários são tratados igualmente e sabem o que se espera deles dentro da empresa

A transparência com os funcionários que conhecem o plano de cargos e salários de uma empresa é bem recompensadora. A partir do acesso ao plano, os funcionários sabem qual seu lugar na empresa, as atividades que deverão ser exercidas por eles detalhadamente, e que seu trabalho será recompensado de forma justa com relação as demais funções. Além disso, fica claro aos colaboradores em quais cargos almejados para o futuro eles terão a possibilidade concreta de alcançarem. Tudo isso conta para que o melhor funcionamento da empresa no geral, e os funcionários passarão a se dedicarem para que atinjam suas metas pessoais traçadas a partir deste acompanhamento do plano de cargos e salários.

Como fazer o próprio plano de cargos e salários?

Por fim, falaremos agora sobre como fazer o plano de cargos e salários para sua empresa. Não é uma ítem que requer muito conhecimento específico, porém você deve ter atenção e executá-lo com um nível de detalhamento razoável para que funcione bem.

A primeira coisa é reunir todos os gestores da empresa para observar e enumerar todos os cargos existentes dentro da empresa nos mais variados setores.

A partir da enumeração desses cargos da empresa em uma lista, se faz necessário a categorização da seguinte forma:

  1. Salário do cargo: aqui não é necessário ser um valor exato, mas uma faixa do salário com o mínimo e o máximo obtido por um profissional do cargo aqui enumerado, de acordo com uma pesquisa salarial do mercado;
  2. Conjunto de competências a serem exercidas: aqui devem ser enumeradas ferramentas e competências a serem cumpridas pelo trabalhador do cargo enumerado. Por exemplo: saber utilizar um software específico ou ter fluência em determinado idioma. Esta análise deve englobar todas as habilidades técnicas que o cargo exige.
  3. Atividades exercidas por quem faz parte do cargo: aqui serão descritas cada atividade que será exigida para o cargo. Vale lembrar que aqui é necessário ser claro e específico com o que se espera, pois isso ajuda a esclarecer a importância de tal função.
  4. Perfil de quem trabalha no cargo: o perfil recomendado para se trabalhar no cargo também é um detalhe importante dentro do plano de cargos e salários. Trata-se de perfis psicológicos ou comportamentais, tais como, responsabilidade, assiduidade, pontualidade, comunicação, organização, entre outros.

A partir destas descrições é possível fazer uma avaliação de cargos, elencando o grau de necessidade de cada um, podendo desta análise planejar a eliminação de cargos obsoletos, fazer alterações de função ou adequações de salários quando necessário ou acrescentar novos cargos que ainda não existem mas que há uma nova carência. Com ele também é possível montar um plano de carreira que acompanhe desde a entrada de um novo funcionário, assim como as habilidades e experiências que precisa adquirir para ir subindo de posicionamento na empresa, dando oportunidade de crescimento a todos e facilitando a avaliação de desempenho de cada colaborador.

O plano de cargos e salários é essencial para qualquer empresa que quer se manter forte no mercado, pois os colaboradores dependem desta segurança da empresa de que estão atendendo a todas as exigências do cargo para que invistam sua força de trabalho e capital intelectual, tornando-se parceiros no crescimento da empresa. Além disso o plano de cargos e salários auxilia de forma considerável no planejamento financeiro da empresa com a política salarial, pois geralmente boa parte dos custos são destinados a remuneração de colaboradores, e com esses dados bem planejados, evitam-se possíveis desperdícios e facilita nas previsões necessárias para manutenção de pessoal.

Para finalizar, notamos que o plano de cargos e salários não é algo tão complexo de se fazer e os benefícios são inúmeros. Com ele há a garantia para a empresa de que está sendo justa com relação as funções e valores praticados no mercado, que é possível ter um estudo detalhado de cada atividade necessária para o bom andamento da empresa e se estão sendo exercidas por pessoas com a devida capacitação e facilita o controle financeiro e administrativo. Para o colaborador é essencial para que ele possa elaborar seu plano de carreira pessoal. Por fim, vale destacar que uma boa empresa é aquela que sabe onde dará os próximos passos no futuro e isso faz que o plano tenha papel importante dentro da empresa. Lembre-se: sem planejamento, não há empresa.

Artigos Relacionados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Artigos relacionados

Lucro Presumido
Plano de negócio: Confira dicas práticas de como fazer um para sua empresa

Criar uma nova empresa ou ampliar uma que já existe é, para muitos, transformar sonhos em realidade. Para a concretização de boas ideias, o empresário precisa de algo imprescindível para que o seu negócio consiga se manter no mercado e crescer..


Como realizar o cancelamento do CNPJ?

Quando a sua empresa precisa ser finalizada, independente do motivo, o cancelamento do CNPJ é o passo oficial para comunicação legal de encerramento de suas atividades empresariais. Apesar de necessário, é um dos passos mais difíceis que um emp..


O que é turnover e como prevení-lo?

Ter uma equipe integrada e motivada é de essencial importância para o alcance dos objetivos e bons resultados na empresa. Para isso é necessário eliminar fatores que afetam negativamente essa integração, tal como o turnover, que se refere a mov..

Tags

Facebook Page