Alguns empresários muitas vezes não reconhecem o poder que o marketing de e-mail pode trazer para suas empresas. Dentre as mais variadas ferramentas de marketing, o e-mail marketing é uma das mais eficientes e de fácil medição.
Neste artigo explicaremos o que é o marketing de e-mail, ou e-mail marketing. Leia até o fim para conferir como é grande a capacidade de gerar receita para a empresa que o adota.
Antes de tudo, é necessário esclarecer o que é o e-mail marketing. O marketing de e-mail é uma espécie de meio de comunicação entre a empresa e os clientes e possíveis clientes através de e-mail.
Se você já cadastrou seu e-mail em sites de grandes empresas como Submarino e Americanas, por exemplo, sabe que elas o utilizam para envio de ofertas e promoções de acordo com os dados de compras ou pesquisas realizadas no site anteriormente.
Empresas dos mais variados setores utilizam essa estratégia, então é comum vermos ofertas de passagens aéreas, envio de ebooks de empresas no ramo de gastronomia, ofertas de revistas, supermercados e uma gama de outras empresas de comércio e serviços.
No início o e-mail marketing era visto como uma ferramenta apenas para atingir grandes massas, visto que não havia ainda o direcionamento para um público específico.
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, enviar e-mails de divulgação se tornou uma das formas mais eficientes de estar em contato com o cliente.
O e-mail deve ser preparado conforme seus objetivos, como boas vindas a um novo cadastrado, para divulgar promoções, campanhas sazonais, recuperar um cliente inativo, entre outros fins.
Quem busca melhores estratégias de gestão empresarial precisa conhecer outros temas, além do e-mail marketing. Entre esses temas estão:
A primeira pergunta a ser feita é: por que utilizar o marketing de e-mail quando temos outros meios que se mostram eficientes na divulgação de produtos da minha empresa?
Quando seu cliente efetua a compra em uma empresa, é comum que o e-mail dele seja requisitado, sendo a empresa física ou digital. Dessa maneira, com esse cadastro de e-mails dos clientes disponível, você consegue reforçar sua marca e demonstrar novos produtos. Falaremos as principais vantagens de se utilizar o marketing de e-mail na sua empresa.
Segundo uma empresa de pesquisas relacionadas a utilização de e-mail, a Radicati, em 2015 cerca de 2,5 bilhões de pessoas utilizavam e-mail. Hoje em dia, esse número é ainda maior, afinal, ele é essencial para a comunicação com as empresas, incluindo comprar itens e se cadastrar em lojas por exemplo.
A ideia é que o número de pessoas utilizando e-mails cresça ainda mais, afinal, todos utilizamos e-mail para variadas ações na internet. Isso amplia a facilidade de acessar o público definido e oportunidades de atrair novos leads.
A grande diferença do e-mail marketing e dos outros tipos de marketing, como outdoors ou postagens em redes sociais, é que o e-mail marketing permite uma previsibilidade do alcance. No Facebook, por exemplo, essa possibilidade por exemplo não é a mesma, visto que o algoritmo define para quantos usuários será exposta a publicação.
Contudo, no e-mail marketing, caso você envie 200 e-mails, então esses 200 e-mails receberão essa mensagem, caso todos os e-mails estejam funcionando normalmente, sem nenhum tipo de bloqueio. Essa é uma das vantagens disponíveis no e-mail marketing: você pode prever quantas pessoas receberão o anúncio do seu produto ou da oferta em questão. O planejamento, portanto, fica mais fácil.
Através da avaliação dos resultados finais das campanhas, você poderá estimar um percentual aproximado de conversões em vendas que poderá aplicar nas previsões futuras.
Diferentemente de um outdoor que precisa ser feito com o mínimo de informações adicionais possíveis, apenas as essenciais, um e-mail pode ser composto de vários elementos.
Dentro do e-mail cabem ilimitados caracteres, imagens, vídeos, cores e todo tipo de personalização possível dentro da edição de texto. É possível criar e-mails com templates prontos, específicos para chegar de um certo modo na caixa de entrada do cliente, ou criar e-mails personalizados, aproximando a relação com o cliente.
Esse formato permite flexibilidade no envio. Mensagens mais sérias e formais, para contato com o cliente, bem como mensagens mais pessoais e livres. A forma em que será feito deverá ser de acordo com o público que se deseja atingir, devendo ser equilibrado em relação ao seu conteúdo e frequência de envios de forma que não haja excessos e nem falta de contatos.
A ideia do e-mail marketing é justamente essa, direcionar sua mensagem para um público que demonstrou interesse de alguma forma, com ofertas, demonstrações, e vários outros tipos de divulgação.
Falar de e-mail marketing é falar de um grande retorno financeiro e de baixo investimento. Essa estratégia de marketing pode ser considerada como uma das mais rentáveis e que menos traz gastos para a empresa de modo geral, afinal, para realizá-la é necessário cumprir apenas três requisitos.
Para fazer o e-mail marketing, basta ter um site para a empresa, uma ferramenta específica para esse tipo de publicidade e um cliente ou possível cliente que receberá a mensagem. As ferramentas para o e-mail marketing estão disponíveis na internet e existem várias que são gratuitas com diversas funções, como o MailChimp.
Ainda que a ferramenta seja paga, você ainda poderá ter um grande retorno financeiro, afinal, o investimento é baixo. Essa relação entre o custo e o retorno tende a apresentar resultados bastante satisfatórios.
Em suma, o e-mail marketing é importante para uma boa estratégia de marketing, pelo seu baixo custo e alcance amplo e direcionado. Através dele é possível definir variadas estratégias, como o envio periódico de e-mails para determinado público para criar leads por exemplo ou envio direcionado de e-mails para cada tipo de produto. E por meio das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, você deve medir essas conversões em leads e alcance de cada divulgação , facilitando a análise de resultados.
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