Administrar um negócio é um desafio para o empreendedor, faz parte! O controle de estoques, por exemplo, varia de acordo com inúmeros fatores. Não existe uma fórmula pronta, e isso faz com que o empresário sempre busque metodologias que aumentem a lucratividade e o fluxo de caixa do negócio. Entre elas, destaca-se o estoque consignado. Uma forma muito útil de controlar entrada e saída de mercadoria e útil até em vendas consignadas.
Com a intenção de te auxiliar a desenvolver o seu negócio de forma saudável, preparamos este post que traz, de uma forma objetiva e detalhada, tudo o que você precisa saber sobre o que este tipo de estoque permite.
Curioso para saber o que sua empresa precisa para iniciar a prática? Continue lendo o Blog FoxManager que nós te mostraremos como é trabalhar com essa técnica!
Entenda, um aspecto do sistema de gestão que pode ser surpreendentemente complicado é a estocagem de produtos. Caso ele não seja programado com cautela, pode gerar gastos desnecessários ou perda de mercadoria.
Por essa razão, de olho na previsão de demanda, seu controle planejado e organizado exige muito cuidado e atenção do gestor.
Ao empregar o estoque consignado, uma empresa (consignante) cede um volume de mercadorias para um terceiro (consignatário), que pode ser um atacadista, distribuidora, ponto de venda ou transportadora.
Isso é, basicamente, uma terceirização da estocagem de determinados produtos. Há apenas a transferência de posse, ou seja, a propriedade dos bens continua sendo da companhia que os cedeu.
A posse dos bens ocorre apenas por um período predeterminado, pois eles serão devolvidos ao consignante em uma data combinada ou entregues aos clientes compradores. Se a entrega não ocorrer da forma correta, o consignatário deverá pagar o preço estimado do bem ou se tornará inadimplente.
Atenção, é muito importante diferenciar o estoque consignado das vendas consignadas. Estas consistem em deixar os produtos com uma empresa ou pessoa para que a venda das mercadorias seja feita em troca de uma comissão, sem precisar saldar o que não foi vendido.
Entenda: no estoque, o foco do serviço é a armazenagem e controle dos artigos entregues.
Após a entrega dos objetos, o controle será realizado pelo proprietário do estoque ou pelo responsável pela empresa de armazenagem. Uma forma de efetuar o controle é fazer uma verificação do estoque de forma periódica, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. O faturamento é gerado pela diferença entre a contagem anterior e a atual.
Outro modo de controlar o estoque é gerando uma informação ao fornecedor sempre que há uma retirada de mercadoria. O administrador registra o acúmulo dos movimentos diários e envia os dados ao consignante, caso em que há um faturamento diário. Perceba que o fornecedor somente fatura após o envio da mercadoria para a clientela.
Precisa fazer a gestão de estoque eficiente e integrada? Conheça as funcionalidades do mais completo sistema ERP online do mercado.
Também é possível que o fornecedor envie um funcionário ao estabelecimento consignatário para que ele abasteça, administre e confirme informações sobre o estoque.
Estoque é um assunto mais amplo do que muitos imaginam. Há diversos tipos de estocagem, cada um com suas próprias características, vantagens e desvantagens.
É necessário entender que o consignado é bastante diferente das outras modalidades. A confusão entre conceitos pode gerar desorganização nos setores, erros na contagem ou falhas na organização das mercadorias. Para evitar qualquer confusão, confira a seguir uma breve diferenciação dos outros tipos de estoque:
Como vantagem, o consignado impossibilita a formação de estoque excedente, ou seja, não haverá custos com produtos paralisados (cada item). Os produtos ficarão disponíveis em diferentes regiões e estabelecimentos de modo que uma maior gama de clientes terá acesso aos bens, aumentando as vendas e o giro de estoque.
Além disso, essa modalidade permite um remanejamento eficaz dos produtos. O consignatário também evita ofertas e descontos excessivos para fazer o estoque girar ou apenas se desfazer dos itens encalhados.
Por outro lado, esse estoque pode ser desvantajoso para certos produtos, como os de preço baixo e de curto prazo de validade — visto que haverá possível retorno ao proprietário.
Precisamente, o estoque consignado é recomendável para mercadorias mais duráveis, de baixo giro ou relevantes em alta sazonalidade.
Vale ressaltar que ele também pode ser vantajoso para os comércios que trabalham com produtos escaláveis, ou seja, que podem ser vendidos sem personalização ou alterações.
Aprenda a lucrar com o estoque consignado
DICA EXTRA: O ERP online FoxManager permite o controle de estoque versátil e robusto, que atende aos mais modernos padrões de qualidade do mercado. Entre suas funcionalidades estão: Curva ABC, Estoque mínimo/máximo, múltiplos endereços, RFID, inventário, lote e validade. Vale a pena conhecer e usar, é grátis!
O estoque é um fator que pode ter grande impacto nas finanças da empresa. Por isso, mesmo terceirizando o serviço, é necessário ter alguns cuidados para que nada saia do controle e gere gastos desnecessários. Entre as principais preocupações estão:
Como você pôde ver, o estoque consignado pode ser muito benéfico ao seu negócio, reduzindo custos e tornando nulos os produtos encalhados.
Porém, ele nem sempre será vantajoso para todas as mercadorias ou ramos. Mas, com as nossas dicas você saberá exatamente como utilizar esse estoque para aumentar sua lucratividade, não é mesmo?
Que tal otimizar a gestão empresarial? Experimente o sistema ERP online FoxManager para controle de estoque em tempo real.
FoxManager
Seja um parceiro