Marketing

Quais são os benefícios da venda consignada?

Quais são os benefícios da venda consignada?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A venda consignada é um dos modelos de negócio utilizados hoje em dia por várias empresas que conseguem encaixar esse tipo de ação na sua empresa e aumentar o faturamento.

Resumidamente, a venda consignada pode ser definida como uma forma de vender. Ela consiste na ideia de oferecer novos produtos seus para uma outra empresa ou pessoa revender. Quando uma transação desses produtos é feita, a comissão vai para a empresa que oferece o produto e há um lucro para a que vende.

Neste artigo explicaremos as dúvidas sobre o que é a venda consignada. Quais são as vantagens e de que forma a consignação funciona dentro das empresas hoje em dia.

O que é a venda consignada?

Conforme dito anteriormente, consignação é um modelo de negócio onde quem fabrica o produto deixa seus produtos com uma empresa ou revenda que fica com a função de vender esses produtos.

Se o produto for vendido, tanto a empresa que produziu quanto a que vendeu saem ganhando, afinal, uma lucra e a outra ganha comissão pela venda.

Saiba mais sobre o que é estoque consignado.

Blog FoxManager

Vale lembrar que essa comissão é combinada anteriormente entre as duas empresas, proporcionalmente ao número de vendas ou a cada venda uma taxa incide sobre o valor total do produto. Falaremos sobre isso mais adiante.

Mas qual a vantagem de realizar uma venda consignada?

Como ela pode melhorar o meu negócio e aumentar minhas vendas?

As vantagens da venda consignada

Como qualquer modelo de negócio, os processos de venda consignada podem ajudar tanto quem produz quanto quem vende.

Entenda, a ideia é que quem produz venda a sua criação sem ter que se preocupar com marketing, estratégia de vendas, espaço físico, engajamento e todo tipo de burocracia nesse sentido. Os comerciantes recebem os produtos, e precisam vendê-los, cuidando da parte de marketing, engajamento, divulgação e as formas de revender produtos de forma eficiente.

Desse modo, podemos dizer: quem trabalha com o fornecimento, precisa ter a chance de vender e expandir a produção para o mercado, permitindo que os clientes em sua maioria tenham acesso aos seus produtos.

Responsabilidade do revendedor

Por outro lado, quem revende precisa ser responsável para garantir sua parte do lucro. Nesse caso, o revendedor não arca com os gastos de produção como o fornecedor, pois se não conseguir vender os produtos em consignação, podem devolvê-los em um período seguinte. Essa é a vantagem de quem revende os produtos consignados: o risco de perder dinheiro é zero.

A vantagem de quem revende produtos consignados é o risco zero de perdas
A vantagem de quem revende produtos consignados é o risco zero de perdas

No caso de produtos que não foram vendidos, o fornecedor recebe-os de volta e pode alocá-los para vendas em outro lugar, por exemplo, ou até mesmo oferecer por um preço mais baixo que o que foi estabelecido para as revendas.

VAREJO

A vantagem para quem trabalha no varejo é que o preço repassado para o fornecedor é anteriormente acordado, ou seja, é possível aumentar o preço de revenda e lucrar ainda mais.

É possível colocar o preço de acordo com o que se necessita, visando o equilíbrio entre o custo e a satisfação do cliente, mas a liberdade de escolher um preço maior ou até mesmo menor é uma das vantagens de se realizar a venda consignada.

Para que a venda consignada tenha êxito, é preciso ter um estudo do público alvo aprofundado, ter todos os processos envolvendo ambas as partes registrados, inclusive com a emissão de nota fiscal de venda por consignação e ter um contrato com todas as definições de comissão, quantidades e prazos para maior segurança no negócio.

Como ela é importante para o revendedor?

Os riscos da venda consignada, conforme já foi dito anteriormente, são bem menores se observados de certa forma.

O risco do negócio diminui bastante pelo fato de que é possível manter os produtos na prateleira. Afinal, não é necessário vendê-los imediatamente. O lucro só vem caso a venda aconteça e se ela não acontecer, o produto retorna ao fornecedor.

As vantagens são todas garantidas para quem revende o produto e para quem fornece. O primeiro não tem risco de ficar no prejuízo e o segundo não faz esforços para vender o próprio produto. Os dois saem ganhando.

Pagamento de comissões

O pagamento das comissões é simples: em uma data específica, as vendas serão contabilizadas e a comissão pré-definida entregue ao fornecedor. O revendedor ficará com o lucro que se refere ao valor que ele optou por colocar acima do valor cobrado pelo fornecedor para a venda.

Para realizar uma venda consignada é bastante simples. Basta procurar fornecedores que trabalhem com vendas consignadas de um nicho de produtos que você conheça.

Depois disso, é só firmar um contrato com a comissão e a quantidade de produtos que serão fornecidos. Os fornecedores darão um prazo para entrega de um relatório do que foi vendido e então ocorre a prestação de contas das vendas concretizadas. Os produtos que não foram vendidos devem ser devolvidos e os que tiveram a venda realizada devem ser pagos. Além disso, destacamos que o período de venda e da coleta do produto é feita dentro de um mês.

Vantagens em revenda

Em resumo, existem várias vantagens para quem coloca os produtos na venda consignada e quem os revende. A primeira vantagem para quem fornece é o aumento do alcance e expansão dos produtos. Ou seja, um público-alvo maior é atingido com menor custo envolvido. Novos clientes também entram em contato com o produto, o que faz o lucro subir ainda mais.

Resumindo: existem chances de ocorrerem mais vendas e maior lucro em uma pequena empresa.

Conclusão

Para quem vende, as vantagens também são excelentes. A oportunidade de oferecer produtos novos com preços definidos pelos mesmos é apenas uma delas, além disso, os produtos consignados reduzem gastos com estoques, ou seja, você não paga para ter produtos na prateleira e pode investir em outras prioridades.

A pressão de ter um produto vendido rapidamente não é necessária e não há tanta responsabilidade sobre as vendas. O vendedor ganha pelo que vende e não perde pelo que não vende.

Portanto, o modelo de vendas consignadas pode ser uma opção. É excelente e consegue trazer uma boa oportunidade para quem está começando no mundo do empreendedorismo e quer aumentar suas oportunidades no negócio.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Quais são os benefícios da venda consignada?”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como lucrar com o estoque consignado

[…] Administrar um negócio é uma luta para o empreendedor, o gerenciamento de estoques, por exemplo, varia de acordo com inúmeros fatores. Não existe uma fórmula pronta, e isso faz com que o empresário sempre busque metodologias que aumentem a lucratividade do negócio. Entre elas, destaca-se o estoque consignado. Uma forma muito útil de controlar entrada e saída de mercadoria e útil até em vendas consignadas. […]

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade