Marketing

Sua empresa pode ajudar a preservar a Amazônia?

29/08/2019
Sua empresa pode ajudar a preservar a Amazônia?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As queimadas na Amazônia viraram assunto mundialmente discutido durante os últimos dias. O tema despertou amplo debate sobre as causas ambientais. Mesmo distante das áreas de floresta, dentro do ambiente empresarial, é possível dar sua parcela de contribuição para ajudar a preservar a floresta e o meio ambiente ao incluir conceitos de sustentabilidade na rotina da sua empresa.

Empresário, sabe o que sua empresa pode fazer para ajudar a preservar a Amazônia e o meio ambiente? 

Pode-se supor que a resposta será complexa, mas a preocupação ambiental pode ser inserida no processo de gestão de sua empresa. É possível começar a fazer isso já! 

Independente do porte ou ramo de atividade, é possível fazer com que gestores ou funcionários, por meio de pequenas ações, colaborem com um modo de vida mais sustentável. 

Consumidores mais conscientes

Tais medidas também podem favorecer uma imagem institucional positiva perante o público consumidor, passando assim a integrar os planos de marketing.

Há uma demanda crescente de consumidores que buscam um consumo mais consciente e optam por escolher adquirir produtos e serviços de empresas reconhecidamente responsáveis com o meio ambiente.     

Elencamos algumas sugestões práticas que podem ser adotadas dentro de sua empresa. Em outras palavras, confira as dicas para a causa ambiental ser incluída na gestão do seu negócio e na filosofia dos colaboradores. 

Precisa de tempo para elaborar e implementar melhorias na sua empresa?

Otimize processos com ajuda da tecnologia.

O que fazemos de errado para o meio ambiente? 

Além do desmatamento e queimadas na floresta amazônica, estão entre os principais práticas negativas do homem contemporâneo: 

  • Outras formas de emissão de gases poluentes; 
  • Alta geração e má destinação de resíduos;
  • Uso contínuo de recursos não renováveis;  
  • Uso de energia de origem não sustentável. 

Como resultado, as ações humanas erradas impactam diretamente no clima, manutenção da biodiversidade e qualidade de vida das atuais e futuras gerações.    

Entender e assumir que sua empresa, e você, tem uma parcela de culpa na poluição e situação ambiental de hoje é um passo importante. Após isso, é possível elencar quais medidas devem ser tomadas para diminuir impactos. Para dar sua, mesmo que pequena, parcela de contribuição.   

O que mudar nas empresas em prol do meio ambiente?

Pode-se dizer que o principal aspecto que envolve o assunto está relacionado com a falta de conhecimento.

A ausência da Educação Ambiental no processo de formação de boa parte das áreas faz com que muitos empresários e seus funcionários não conheçam os impactos causados por eles mesmos e as possibilidades de colaborar com a preservação do meio ambiente. 

Incluir conceitos de sustentabilidade nas empresas parte da ideia que é necessário implantar mudanças de cultura. Por exemplo, entre as metas a serem adotadas estão: 

  • Redução do gasto de água; 
  • Redução do gasto de energia elétrica (que tal desligar o computador e a cafeteira ao final do expediente?); 
  • Utilização de meios de geração de energia sustentáveis, como placas de energia solar (além de ajudar o meio ambiente, a medida reduz custos com as contas de luz); 
  • Menor geração de resíduos (copos de plástico, papel, etc); 
  • Adotar sistema para destinação correta dos resíduos (reciclar);
  • Cultivar plantas nas dependências da empresa;
  • Fazer a aquisição de produtos com procedência (que não causam degradação ambiental);
  • Incentivar atitudes que reduzam impactos na emissão de gases (como por exemplo permitir que funcionários usem meios de transporte não poluentes, como bikes);
  • Buscar conhecimentos e fazer a divulgação de informações sobre Educação Ambiental dentro da empresa; 
  • Comprar ou produzir produtos sustentáveis;
  • Incentivar entre colaboradores e clientes o consumo de produtos sustentáveis;
  • Incentivar entre colaboradores e clientes ações sustentáveis (por exemplo: diminuir quantidade de plástico descartado, etc).   

Implantação de ISO

Além dessas medidas, quem deseja adotar uma sistemática de gerenciamento ambiental dentro de sua empresa pode verificar possibilidade de implantar normas ISO 14000. 

Meio ambiente e sustentabilidade na empresa em prol da Amazônia
Empresários também podem repensar ações em prol do meio ambiente

Essa normatização indica para empresas o que pode ser implantado para que se consiga minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Entre os benefícios da implantação de ISO estão:

  • Processos mais eficientes;
  • Redução do uso de matérias-primas; 
  • Redução na produção de resíduos; 
  • Utilização de recursos renováveis;
  • Melhora da imagem institucional.  

Como ajudar a preservar a Amazônia 

O questionamento inicial deste artigo relaciona meio ambiente e Amazônia. Sugestões para melhorias a serem tomadas dentro das empresas já foram citadas acima, mas segue o questionamento sobre a floresta – impactada pelo desmatamento e incêndios.  

Quem está fora da Amazônia, pode ajudar divulgando informações corretas, incentivando os conceitos de sustentabilidade. 

A doação para causas ambientais também é uma das formas de ajudar diretamente nas ações de preservação da Amazônia. Há instituições que precisam do trabalho de voluntários e recursos. 

Em resumo, é possível – além de ajuda financeira – buscar conhecimento sobre o tema e distribuí-lo. Portanto, é possível fazer sua empresa ser mais consciente sobre causas ambientais, e gerar menos impacto ambiental.

Conclusões  

Entre as principais preocupações de empresários está a boa gestão empresarial que está relacionada diretamente com a utilização de metodologias, ferramentas e tecnologias – como um bom ERP de gestão integrada – em prol do funcionamento de seu negócio.

Assim, mesmo com uma rotina voltada para o mercado é possível incluir causas ambientais na realidade das empresas. 

Procurar meios de aprender mais sobre Educação Ambiental, incentivar práticas que reduzem impactos, consumir e gerar produtos de modo sustentável são medidas possíveis.

Que tal sua empresa começar a ajudar o meio ambiente hoje? 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Sua empresa pode ajudar a preservar a Amazônia?”

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙