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Empreendedorismo

Novos negócios: veja os 10 passos para empreender

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 13/01/2020
Novos negócios: veja os 10 passos para empreender

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Até as previsões mais pessimistas apontam 2020 como o ano da retomada a economia. Anime-se! O Blog FoxManager vai te orientar com 10 passos oportunos para empreender e tirar da gaveta aquele projeto em stand-by.

Primeiramente, estipulamos esses passos tendo em vista que você pode sim se tornar um empreendedor, basta ter força de vontade e as orientações corretas. Tenha em mente que muitos dos grandes empresários de hoje começaram de baixo seus novos negócios.

Ninguém inicia sua jornada rumo ao sucesso profissional ‘sentando na janelinha’. É preciso ter garra, determinação e resiliência para enfrentar a jornada.

A jornada vai te definir

Lembre-se: a jornada é tão importante quanto o resultado final de suas ações. A jornada permite que você passe por experiências boas e ruins que irão influir na forma com que você conduz seus negócios, por exemplo.

Não tenha vergonha de começar com pouco. Vergonha é ver a vida passar diante de seus olhos sem saber se conseguiria ou não sem ter tentado!

Então, vamos iniciar!

Passo 1 – Inovação

Foco no negócio, sempre criar e surpreender quem consome o que você irá oferecer. Por isso, inovação significa estar sempre à frente da curva, atento para as novas maneiras de se apresentar ou fazer o que já existe.

Isso faz parte do encantamento do cliente. Procure experiências dos concorrentes, eles costumam ser um ótimo termômetro do que fazer e do que não se fazer.

Passo 2 – Liderança

Ser líder de você mesma exige autoconfiança e gerenciamento de rotina. Ou seja, quem quer empreender deve ser seu próprio chefe.

Para tanto é necessário ser organizado para estabelecer uma rotina de afazeres diários, semanais e até mensais. Também é preciso possuir disciplina para seguir o que você mesmo prega.

Entenda, mostrar liderança é demonstrar que você pode mais. Ninguém vai te respeitar e te seguir para lhe auxiliar no seu sonho se você mesmo não se respeita e não demonstra que sabe o que está fazendo frente ao seu negócio.

Passo 3 – Planejamento

Antes de mais nada, tome um tempo para si mesmo e verifique tudo o que você já estudou a respeito do seu empreendimento e analise se seu plano inicial ainda está adequado com o momento econômico que o país vive.

Até onde eu quero chegar? Em que tempo? Quais ferramentas vou usar?

Além disso, talvez uma rápida pesquisa de mercado sobre o humor do consumidor, seu público alvo e as últimas novidades a respeito de sua área sejam necessárias para os novos negócios.

Tenha uma coisa em mente: estudar nunca é demais. O planejamento permite menos surpresas desagradáveis além de um ajuste na rota de execução inicial se for o caso.

Passo 4 – Escute

Não interessa se você se considera uma grande autoridade no assunto. Se seu currículo acadêmico inclui graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado. Se sua vivência no mercado de trabalho inclui anos na função que você está prestes a exercer de maneira solo.

Portanto, sempre esteja aberto a escuta, pois ninguém sabe de tudo. Aprenda a ouvir críticas e esteja disposto a fazer mudanças que vão somar no seu trabalho.

Passo 5 – Atualização

Busque estar um passo à frente de seus concorrentes. Assim como ninguém sabe de tudo, no dinâmico mundo dos negócios alguns saberes e práticas têm data de validade.

Logo, procure sempre a reciclagem profissional, saiba quais as novas tendências, se antecipe a seus concorrentes, analise se seu negócio está mais ou menos propício a sofrer com as constantes mudanças na sociedade.

As pessoas mudam, conceitos evoluem, novos negócios surgem a todo instante, produtos saem de moda, objetos se tornam obsoletos num piscar de olhos. Lembre-se disso.

Já lhe ocorreu de fazer uso de um software de gestão empresarial que lhe dá suporte necessário para organizar a vida de seu negócio?

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Passo 6 – Network

É ‘na batalha’ que você irá conhecer outras pessoas exatamente na mesma situação que você, ou que já calçaram os sapatos que você usa no momento. Saiba se relacionar bem com essas pessoas. São futuros parceiros comerciais, possíveis sócios, ou simplesmente gente que pode te abrir portas.

Você precisa sempre ter o famoso ‘network’ ou rede de amigos/parceiros. Mas alto lá! Não seja aquele que só sabe pedir as coisas e não dá nada em troca!

Dê algo em troca e sempre alimente sua rede, ela nunca é pequena demais.

Passo 7 – Estude, estude e estude mais um pouco

Eu disse que ninguém sabe de tudo a respeito de um assunto, mas não quer dizer que você não deva procurar saber mais e sempre!

Assim, dedique tempo para aprender mais não apenas sobre seu negócio, o ambiente do empreendedorismo como sobre qualquer assunto, por mais aleatório que possa parecer.

Um dia aquela aula sobre mitocôndrias que você teve na aula de biologia na sexta série vai te ser útil de alguma forma. Acredite!

Passo 8 – Assuma riscos calculados

Saia da zona de conforto. Estabeleça prioridades e atenda às demandas com agilidade. Empreender em novos negócios já é um ato de coragem, mas se você já conseguiu certo nome no que faz e algum patrimônio, não baixe a guarda jamais.

Não estou dizendo para dar um all-in sem ter um straight flush e, pior ainda, não saber a mão dos seus adversários na mesa de poker.

Saiba até onde pode ir, conheça o que você pode pôr em jogo e o quanto você está disposto a abrir mão de tudo der errado.

Passo 9 – Dedicação

Nada funciona sem o olhar do dono. Isso demanda estar sempre focado e dedicado ao seu negócio. O preciosismo pode ser um diferencial seu frente a concorrência.

Isso quer dizer estar a par de absolutamente todos os detalhes da operação que seu empreendimento executa. Quais os melhores fornecedores, que horas eles entregam, qual horário e dia seus clientes aparecem em volume maior, o que eles gostam, o que geralmente não teve uma boa saída, qual época do ano é a melhor para seus negócios, quais os nomes dos seus vips, e etc. Acha muito? Estou citando apenas alguns importantes detalhes para você estar atento.

Passo 10 – Satisfação do cliente

Cumpra prazos e mantenha relacionamento transparente e saudável. O empreendimento é seu mas a satisfação… essa é todinha do seu cliente.

Uma das lições mais básicas e verdadeiras do marketing de negócios continua a mesma há décadas: encantamento do cliente. Ele precisa sentir algo especial ao consumir o que você oferece de serviço ou produto a ponto de querer voltar até mesmo indicar você como um ponto de referência.

Por fim, é o cliente que vai pagar suas contas no fim do mês por meio do seu trabalho. E é ele também que pode te derrubar se caso algo saia muito errado.

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