fbpx

Finanças

Dinheiro: como conseguir financiamento empresarial

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 21/07/2020
Dinheiro: como conseguir financiamento empresarial

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Certamente o objetivo principal de uma empresa é lucrar, ou seja, ganhar dinheiro. Mas, após abrir seu empreendimento, podem ocorrer dificuldades no planejamento financeiro inicial – como as geradas durante a pandemia do novo coronavírus, em 2020. Seja para ganhar “fôlego”, investir mais ou até evitar o fechamento, veja formas de como conseguir financiamento empresarial

É o seu caso? Sua empresa precisa de dinheiro e você não sabe como conseguir o capital necessário? Dúvidas sobre isso são comuns.

Mas, calma!

Existem alguns passos que precisam ser seguidos para conseguir a ajuda financeira para manter a saúde do seu CNPJ.

Agora, engana-se quem pensa que pedir empréstimo ao banco é a única maneira de conseguir dinheiro para financiamento empresarial. 

Neste artigo do Blog FoxManager vamos mostrar que você pode conseguir dinheiro por meio de:

  • Investidores Anjo;
  • Antecipação de Recebíveis;
  • Crowdfunding;
  • Empréstimo Bancário;
  • Linha de Crédito Online.

Motivo do financiamento

Antes de prosseguirmos, é preciso entender o que é o financiamento empresarial.

Em resumo, ele é o capital (dinheiro/receita) solicitado pelas empresas para diferentes fins. Por exemplo: capital de giro, investimento em equipamentos, pagamento de folha, aquisição de imóveis, dívidas, etc.

A sua necessidade atual se encaixa em alguma das possibilidades citadas acima? É preciso cuidado para buscar o investimento certo para a demanda correta de sua empresa. Caso contrário, você estará batendo na porta errada.

Investidores Anjos

Normalmente são empresários experientes que ajudam, com seu dinheiro, para que, futuramente, tenham um retorno. Em certos casos, esses investidores anjos também atuam como mentores. 

Esses empresários procuram apoiar quem está iniciando seus negócios, mas com estimativa de crescimento. Esse tipo de ajuda não sobrecarrega o fluxo de caixa com o pagamento das mensalidades do empréstimo e, com isso, é visto de forma positiva. 

Contudo, é necessário cautela antes de sair pedindo pedindo injeção de capital por aí. Procure saber mais sobre o perfil de investidor desejado para o seu negócio. Lembre-se que de alguma forma ele fará parte da sua empresa.

Antecipação de recebíveis

De certo modo, antecipar os recebíveis pode ajudar a desafogar a curto prazo e ser um gás a mais no capital de giro da empresa. 

Entre os tipos de injeção de capital em empresas, a antecipação de recebíveis, pode ser uma boa solução para quitar contar imediatas e arcar com compromissos financeiros a curto prazo. Ou seja, a busca pela antecipação de recebíveis pode ser um excelente investimento para a empresa.

A vantagem dessa modalidade é que você não está fazendo um empréstimo. Você está apenas antecipando um recebimento. Mas, claro, há uma taxa de juros cobrada que gira em torno de 3% a 12% a.m. 

Isso depende muito da instituição financeira com a qual você possui conta. Fique atento e converse com seu consultor financeiro a respeito!

Crowdfunding

Outra opção é o crowdfunding. Ele  é um tipo de financiamento coletivo também conhecido por outro nome: vaquinha online. 

Nessa modalidade, qualquer pessoa física pode doar um valor para seu negócio. Vale para as empresas que não querem ou não podem outros tipos de financiamentos mais caros, como empréstimos nos bancos. 

Normalmente as empresas utilizam essa opção quando, por exemplo, querem lançar um novo produto ou serviço de grande relevância para seus potenciais clientes.

Nesses casos, o fator social, cultural ou até filantrópico contam na tomada de decisão em buscar essa forma de financiamento para projetos ou negócios. 

Empréstimo Bancário

Emprestar dinheiro das instituições bancárias é uma das formas mais conhecidas de conseguir financiamento. O empecilho maior, neste caso, são as taxas de juros, que normalmente são mais altas que das demais opções.

É recomendável se atentar para o custo efetivo total (CET) da negociação para saber quanto realmente você estará pagando no fim do parcelamento. 

Linhas de crédito online

Este tipo de financiamento nada mais é do que o empréstimo de dinheiro solicitado e pagamento por meio de parcelas ou mensalidades pré-fixadas, o que é uma vantagem.

Além disso, tem outro lado positivo por ser um capital rápido e flexível. 

As taxas praticadas por fintechs são, geralmente, menores do que as praticadas por instituições financeiras tradicionais.

Duas das fintechs mais conhecidas por oferecer linha de crédito para empresas são a Nexoos e a Firgun.

BNDES

Ainda há uma opção de financiamento a longo prazo: o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Como não possui agência, as operações são feitas por meio de parcerias com outros bancos.

Leasing

Além do já exposto, há o leasing. Ele é parecido com uma operação de aluguel, com período. Quem contrata o leasing pode utilizá-lo bem. Na legislação brasileira, ele é conhecido como um contrato de Arrendamento Mercantil

No Brasil, é utilizada no varejo e de forma parecida com um empréstimo bancário normal. Ou seja, mesmo sem ser proprietário de um bem, você usufrui dele.

No financiamento normal, quando acaba, o bem fica com a pessoa. No leasing não. O bem pode ser adquirido ou não no fim do contrato.

Em resumo, o leasing pode ser utilizado por pequenas empresas que precisam de maquinário e estão buscando crédito para adquiri-lo, por exemplo.  Na operação existem o arrendador (banco ou sociedade de arrendamento mercantil) e arrendatário (cliente), que negociam o arrendamento de um bem – que será o objeto do contrato.

Vale a pena buscar capital?

Antes de procurar uma instituição financeira, pare e faça uma análise sobre qual é o real motivo de você querer aquele valor por meio de uma dívida. Qual vai ser a finalidade desse valor que busca? 

Ir em busca de capital para sua empresa não significa apenas buscar empréstimo bancário. Há outras formas de investimento!
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Avaliar é preciso antes de decidir por um empréstimo bancário

Mais que isso, avalie se há outros meios além do financiamento. Afinal, o pagamento do valor contratado pode impactar no faturamento mensal de seu negócio no futuro, por um período. Esse impacto deve ser estudado desde pequenos negócios até grandes empresas.

Pesquise a instituição financeira

Além disso, pesquisar sobre a instituição financeira que busca financiamento é um dos itens importantes de todo o processo. 

Atenção! Você precisa checar se o banco oferece a modalidade de financiamento que se enquadra no seu tipo de negócio, verificar taxas de juros e prazos para pagar. Isso porque tais condições podem variar muito, dependendo de cada instituição financeira.

Plano de negócios

Fazer o plano de negócios, além de ajudar na criação ou gestão da empresa, pode ser fator importante na hora de conseguir um financiamento.

No plano de negócios você tem que mostrar toda a capacidade da empresa. A maioria dos financiamentos concretizados no mercado ocorrem após análise do plano de negócios. 

Conclusões

Seja qual for sua decisão, é necessário organização e preparação para ir em busca da forma escolhida de financiamento. Ou seja, depois de ter pesquisado sobre a instituição financeira e fazer o plano de negócios, apresente sua proposta contendo receitas e despesas. Tudo deve estar devidamente documentado.

Por fim, indique a viabilidade do financiamento pedido e espere o retorno, que pode ser positivo ou não. 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade