A gestão de uma ou mais lojas é um processo complexo e que necessita de ferramentas técnicas que apossam auxiliar e padronizar toda a operação. Um controle de caixa bem executado permite ao responsável pela administração tomar decisões mais eficientes, rápidas e seguras determinado período . É nesse contexto que entra a gestão do fluxo de caixa.
Primeiramente, vamos mostrar o que significa do fluxo de caixa e os cuidados e as vantagens dessa ferramenta — que pode fazer toda a diferença para seu negócio. Confira!
O fluxo de caixa é uma ferramenta que gere recursos financeiros, em outras palavras, representando entradas e saídas de dinheiro propriamente dito, os valores em contas-correntes e as aplicações de curto prazo de uma empresa. Além disso, em sua composição devem estar as entradas e as saídas de recursos.
Sendo assim, as entradas possuem ligação com os recebimentos de clientes e as saídas são relacionadas a pagamentos.
Os mais comuns são: fornecedores, impostos, salários de funcionários e outros necessários para as atividades rotineiras do negócio em determinado periodo.
A elaboração e a gestão de fluxo de caixa deve ser feita com o auxílio de um software integrado. Essas soluções auxiliam na tomada de decisão e, no caso de multilojas, ajudam no dia a dia da movimentação financeira.
O regime de caixa auxilia na tomada de decisões, ele dá um norte a ser seguido em determinado período
Inicialmente, é preciso registrar todos os saldos iniciais de caixa, bancos e aplicações de curto prazo.
Em segundo, todos os valores recebidos e pagos deverão ser registrados diariamente. Portanto dessa comparação será gerada planilha de fluxo de caixa do período, que são as disponibilidades que sua empresa tem.
O uso da tecnologia é necessário para a gestão de fluxo de caixa, o que reflete na saúde financeira do seu negócio em determinado periodo.
Uma plataforma adequada de ERP permite a separação entre filiais que a empresa possui. Além disso, permite o acompanhamento em tempo real da gestão financeira.
Fazer a conferência de extratos bancários, contas a pagar, a receber e outros relatórios ajuda a entender como está a saúde financeira da empresa.
Isso evita o pagamento desnecessário de multas e juros pelo atraso de títulos e permite a cobrança pontual de títulos, evitando a inadimplência.
O fluxo de caixa também é uma ferramenta gerencial e permite analisar receitas e despesas da sua empresa.
As receitas podem fornecer dados importantes sobre clientes, ticket médio, possibilidades de descontos e outras estratégias para a empresa.
Enquanto isso as despesas podem ser categorizadas e assim, com bases nesses dados, o gestor pode compreender. Por exemplo, quais são os maiores tipos de gastos, além de compará-los entre suas diferentes unidades e entender porque algumas gastam mais que outras, buscando alternativas para redução desses desembolsos.
Você acabou de ver como fazer a gestão de fluxo de caixa de uma ou mais lojas.
O empreendedor deve pensar também em novos meios de venda onde seu fluxo de caixa pode ser beneficiado. Esteja atento à chamada Industria 4.0, onde os e-commerce também se inserem. Seja como for, ela deve ter sua frente de loja integrada com o fluxo de caixa operacional como em qualquer negócio.
Se não puder iniciar com a estrutura de um e-commerce tradicional, você pode pensar em realizar vendas diretamente por meio de redes sociais.
Vá atrás de desenvolver uma página como o Facebook ou o Instragram, que possuem forte apelo visual.
Mais importante, você entendeu que um software de ERP é essencial para controle correto do fluxo de caixa.
Em suma, significa ter uma visão individualizada e ampla de cada unidade consolidando todas as informações financeiras e facilitando a gestão.
FoxManager
Seja um parceiro