Empreendedorismo

'Brasil Mais' quer ajudar 200 mil a otimizar gestão empresarial; Veja como participar

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 19/02/2020
'Brasil Mais' quer ajudar 200 mil a otimizar gestão empresarial; Veja como participar

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O Brasil Mais é novo programa voltado para empresários criado pelo governo federal. Por meio dele será possível que micro, pequenas e médias empresas busquem soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. Em vista disso, a expectativa é atender 200 mil empresas até 2022.

Para mais informações sobre o tema, vamos abordar um pouco sobre o projeto neste artigo. Entretanto, antes de aprofundar informações sobre o que é, quem pode e como participar do programa, vale lembrar que adotar boas práticas favorece a gestão empresarial de qualquer negócio. 

Sendo assim, buscar conhecimento e aplicar boas ferramentas é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empresa. Agora vamos abordar mais sobre o projeto recém lançado.

Atenção! Precisa fazer a gestão integrada e em tempo real de sua empresa? Software ERP online grátis é a solução. Conheça!  

O que é o Brasil Mais?

Segundo a definição do próprio governo, o Brasil Mais é uma iniciativa que “visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto”.  

Programa Brasil Mais para empresas
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

Aliás, o decreto que regulamenta sua criação foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 17 de fevereiro de 2020.

Quem pode participar?

Conforme informou o Ministério da Economia, o Brasil Mais pretende atender 200 mil empregadores até 2022.

Ou seja, a ação é voltada para empresas brasileiras. Já os setores que deverão ser beneficiados serão a indústria, o comércio e os serviços.

Como vai funcionar

Primordialmente, o Programa Brasil Mais tem dois eixos de atuação:

  1. Melhores Práticas Produtivas 
  2. Melhores Práticas Gerenciais.

Já as etapas serão três:

  1. Otimização, que busca reduzir desperdícios, aumentar e produtividade e estabelecer metas e indicadores para as empresas. 
  2. Transformação digital, uso de tecnologias digitais para aperfeiçoar a produção e a gestão. 
  3. Adoção de tecnologias da Indústria 4.0 por meio de projetos pilotos.

Tecnologia nas empresas

Com auxílio da tecnologia, o programa vai usar metodologias e ferramentas de baixo custo para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdício e aprimorar processos.

Sistema ERP para gestão empresarial
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Tecnologia está cada vez mais presente nas empresas brasileiras

O empresário poderá usar a Plataforma Brasil Mais. Entenda, nela terão acesso a informações sobre os serviços e atendimentos personalizados, ferramentas de autoavaliação e conteúdos que auxiliam na melhoria da gestão e da produtividade.

Atenção! Tecnologia pode melhorar a gestão e lucratividade na sua empresa. Entenda.  

Como participar 

Especialmente, as empresas interessadas em participar devem se cadastrar no portal Brasil Mais e responder a uma avaliação sobre qual o grau de maturidade, de produtividade e de gestão. 

Posteriormente haverá o encaminhamento para atendimento assistido do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ou ainda para o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mais sobre gestão empresarial 

Em resumo, não é exagero dizer que são muitos os desafios enfrentados por quem decide empreender no Brasil, ou seja quem opta por abrir uma empresa. A burocracia, carga tributária, acesso ao crédito, falta de tecnologia, etc. 

Seguramente, uma forma de tentar minimizar essas dificuldades é, fundamentalmente, conhecer bem sobre as técnicas de gestão empresarial. 

Antes de tudo o planejamento estratégico deve ser a base de qualquer negócio.

Mais que isso, outros assuntos do universo empresarial também precisam ser conhecidos por quem decide criar um CNPJ, entre eles: capital de giro, controle de estoque, sistema ERP, fluxo de caixa, contabilidade, gestão fiscal, etc. 

Por isso, indicamos que siga a leitura sobre esses assuntos no Blog FoxManager. 

Notas fiscais, boletos, ordem de serviço, borderôs, controle de estoque, PDV, gestão contábil, fiscal e financeira em um só lugar. Essas são algumas funcionalidades de um ERP online grátis.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade