Quem trabalha com a venda de produtos certamente já deve ter ouvido a sigla NCM. Ela representa códigos adotados em vários países e faz parte da rotina empresarial de empreendedores brasileiros. Nesse artigo vamos mostrar o que é e qual a importância da tabela NCM, que é composta por números que constam em notas fiscais de mercadorias vendidas no Brasil e países do mercosul.
Primeiramente, não é raro ver empresários e gestores empresariais com dificuldades para localizar a tabela com os respectivos números do NCM.
Assim, muitos dos novos empreendedores que decidem criar o seu CNPJ e abrir uma empresa nem sabem de fato o que é tabela NCM. Contudo, seja para exportar suas mercadorias ou para vender produtos em uma lanchonete, ou supermercado, é preciso registrar produtos de acordo com as informações padronizadas da tabela NCM.
Logo, abaixo vamos mostrar como consultar a tabela NCM para atualização dos códigos de produtos em sua empresa.
A sigla NCM significa Nomenclatura Comum do Mercosul. Esse código é usado pelos países integrantes do Mercosul desde 1995 e é baseado no Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, método conhecido internacionalmente.
De acordo com a legislação em vigor, cada mercadoria em circulação no Brasil deve possuir o seu respectivo código. Cada código NCM é composto por 8 dígitos de identificação.
Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), os integrantes do Mercosul adotaram a Tarifa Externa Comum (TEC), com base na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), com os direitos de importação incidentes sobre cada um dos itens.
A TEC deve incentivar a competitividade dos Estados Partes e seus níveis tarifários devem contribuir para evitar a formação de oligopólios ou de reservas de mercado.
O NCM precisa constar nas notas fiscais emitidas pelas empresas, principalmente nas vendas realizadas entre estabelecimentos comerciais.
Seja em um restaurante - que produz os pratos vendidos aos clientes - ou um estabelecimento que vende produtos já industrializados, por exemplo, ambos precisam registrar o NCM dos produtos que são comercializados possibilitando a divulgação do código na nota fiscal.
Além de conhecer sobre a tabela NCM, empresários precisam também ter informações sobre o que é Danfe e saber quais os tipos de nota fiscal existentes.
Precisa emitir notas fiscais? A solução mais simples é usar um ERP online e grátis na sua empresa. Conheça mais.
Esse sistema de classificação por meio do código NCM visa desenvolver o comércio internacional de mercadorias, estimular a competitividade e cooperação entre países.
Com emprego do NCM é possível melhor controle da tarifação e dados do comércio aduaneiro. Entenda que existe uma vasta tabela NCM.
Antes de qualquer atividade de importação ou exportação é necessário o registro do código NCM, que será usado na emissão de notas fiscais.
“A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é fundamental para determinar os tributos envolvidos nas operações de comércio exterior e de saída de produtos industrializados, além de ser base para o estabelecimento de direitos de defesa comercial, de ser utilizada no âmbito do ICMS, na valoração aduaneira, em dados estatísticos de importação e exportação, na identificação de mercadorias para efeitos de regimes aduaneiros especiais, de tratamentos administrativos, de obtenção de Licença de Importação, etc”, cita o site da Receita Federal.
Também é válido para empresários buscar um pouco de conhecimento em relação ao imposto sobre produtos industrializados (IPI). Esse imposto incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros.
Ao cadastrar um produto em um sistema para emissão de notas é preciso incluir dados sobre o NCM, logo, a tabela com código NCM pode ser consultada nos sites do:
Todavia, em caso de dúvidas, além de consultar a tabela NCM, vale procurar um escritório de contabilidade para orientar sobre o assunto.
A atenção aos tributos, movimentações financeiras e controle de tudo que envolve obrigações e rendimentos de sua empresa pode ser facilitada com uso de um software ERP, ou seja, é um sistema integrado de gestão empresarial.
Os empreendedores que utilizam ERP online (até mesmo com opção gratuita) conseguem otimizar tempo e automatizar processos,portanto, evitam retrabalhos e falhas.
O melhor ERP online do mercado brasileiro é o FoxManager. Ele possui versão grátis para até 2 usuários com acesso a todas as suas funcionalidades.
Sendo assim, com o software é possível fazer a gestão financeira, fiscal, contábil, de estoque e de faturamento. Portanto, os benefícios podem ser conferidos por empresas que precisam, ou não, da tabela NCM. Entre as suas funcionalidades estão:
https://www.youtube.com/watch?v=ZAQBQuffsVw
Veja o vídeo e entenda como funciona um sistema ERP para gestão integrada de sua empresa
Além disso, há planos online que possibilitam login e uso imediato, existem opções de customizações específicas que podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Vale conferir.
Todo empresário que pretende comercializar mercadorias precisa conhecer sobre impostos e obrigações que envolvem o sistema comercial. Da mesma forma, consultar a tabela NCM é algo necessário para atualização de dados que compõem as notas fiscais. Para fazer isso com eficiência é preciso usar a tecnologia. Por fim, os sistemas ERP de gestão integrada permitem otimização do trabalho e automação.
FoxManager
Seja um parceiro