O poder do e-mail marketing na sua estratégia de gestão
Alguns empresários muitas vezes não reconhecem o poder que o marketing de e-mail pode trazer para suas empresas. Dentre as mais variadas ferramentas de marketing, o e-mail marketing é uma das mais eficientes e de fácil medição.
Neste artigo explicaremos o que é o marketing de e-mail, ou e-mail marketing. Leia até o fim para conferir como é grande a capacidade de gerar receita para a empresa que o adota.
O que é o e-mail marketing?
Antes de tudo, é necessário esclarecer o que é o e-mail marketing. O marketing de e-mail é uma espécie de meio de comunicação entre a empresa e os clientes e possíveis clientes através de e-mail.
Se você já cadastrou seu e-mail em sites de grandes empresas como Submarino e Americanas, por exemplo, sabe que elas o utilizam para envio de ofertas e promoções de acordo com os dados de compras ou pesquisas realizadas no site anteriormente.
Empresas dos mais variados setores utilizam essa estratégia, então é comum vermos ofertas de passagens aéreas, envio de ebooks de empresas no ramo de gastronomia, ofertas de revistas, supermercados e uma gama de outras empresas de comércio e serviços.
No início o e-mail marketing era visto como uma ferramenta apenas para atingir grandes massas, visto que não havia ainda o direcionamento para um público específico.
Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, enviar e-mails de divulgação se tornou uma das formas mais eficientes de estar em contato com o cliente.
O e-mail deve ser preparado conforme seus objetivos, como boas vindas a um novo cadastrado, para divulgar promoções, campanhas sazonais, recuperar um cliente inativo, entre outros fins.
Quem busca melhores estratégias de gestão empresarial precisa conhecer outros temas, além do e-mail marketing. Entre esses temas estão:
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- PDV
Por que e-mail marketing no meu negócio?
A primeira pergunta a ser feita é: por que utilizar o marketing de e-mail quando temos outros meios que se mostram eficientes na divulgação de produtos da minha empresa?
Quando seu cliente efetua a compra em uma empresa, é comum que o e-mail dele seja requisitado, sendo a empresa física ou digital. Dessa maneira, com esse cadastro de e-mails dos clientes disponível, você consegue reforçar sua marca e demonstrar novos produtos. Falaremos as principais vantagens de se utilizar o marketing de e-mail na sua empresa.
Seu alcance é maior
Segundo uma empresa de pesquisas relacionadas a utilização de e-mail, a Radicati, em 2015 cerca de 2,5 bilhões de pessoas utilizavam e-mail. Hoje em dia, esse número é ainda maior, afinal, ele é essencial para a comunicação com as empresas, incluindo comprar itens e se cadastrar em lojas por exemplo.
A ideia é que o número de pessoas utilizando e-mails cresça ainda mais, afinal, todos utilizamos e-mail para variadas ações na internet. Isso amplia a facilidade de acessar o público definido e oportunidades de atrair novos leads.
Prever alcance
A grande diferença do e-mail marketing e dos outros tipos de marketing, como outdoors ou postagens em redes sociais, é que o e-mail marketing permite uma previsibilidade do alcance. No Facebook, por exemplo, essa possibilidade por exemplo não é a mesma, visto que o algoritmo define para quantos usuários será exposta a publicação.
Contudo, no e-mail marketing, caso você envie 200 e-mails, então esses 200 e-mails receberão essa mensagem, caso todos os e-mails estejam funcionando normalmente, sem nenhum tipo de bloqueio. Essa é uma das vantagens disponíveis no e-mail marketing: você pode prever quantas pessoas receberão o anúncio do seu produto ou da oferta em questão. O planejamento, portanto, fica mais fácil.
Através da avaliação dos resultados finais das campanhas, você poderá estimar um percentual aproximado de conversões em vendas que poderá aplicar nas previsões futuras.
O e-mail pode ser flexível
Diferentemente de um outdoor que precisa ser feito com o mínimo de informações adicionais possíveis, apenas as essenciais, um e-mail pode ser composto de vários elementos.
Dentro do e-mail cabem ilimitados caracteres, imagens, vídeos, cores e todo tipo de personalização possível dentro da edição de texto. É possível criar e-mails com templates prontos, específicos para chegar de um certo modo na caixa de entrada do cliente, ou criar e-mails personalizados, aproximando a relação com o cliente.
Esse formato permite flexibilidade no envio. Mensagens mais sérias e formais, para contato com o cliente, bem como mensagens mais pessoais e livres. A forma em que será feito deverá ser de acordo com o público que se deseja atingir, devendo ser equilibrado em relação ao seu conteúdo e frequência de envios de forma que não haja excessos e nem falta de contatos.
A ideia do e-mail marketing é justamente essa, direcionar sua mensagem para um público que demonstrou interesse de alguma forma, com ofertas, demonstrações, e vários outros tipos de divulgação.
Grande retorno
Falar de e-mail marketing é falar de um grande retorno financeiro e de baixo investimento. Essa estratégia de marketing pode ser considerada como uma das mais rentáveis e que menos traz gastos para a empresa de modo geral, afinal, para realizá-la é necessário cumprir apenas três requisitos.
Para fazer o e-mail marketing, basta ter um site para a empresa, uma ferramenta específica para esse tipo de publicidade e um cliente ou possível cliente que receberá a mensagem. As ferramentas para o e-mail marketing estão disponíveis na internet e existem várias que são gratuitas com diversas funções, como o MailChimp.
Ainda que a ferramenta seja paga, você ainda poderá ter um grande retorno financeiro, afinal, o investimento é baixo. Essa relação entre o custo e o retorno tende a apresentar resultados bastante satisfatórios.
Dicas para otimizar os resultados de MKT e vendas
- Utilize um remetente de fácil compreensão
- procure atrair o interesse sendo claro no assunto
- evite a utilização de palavras que são facilmente identificadas como spam
- ofereça promoções limitadas que causem a sensação de urgência
- personalize o máximo possível para que o cliente se sinta valorizado
- você não pode estender muito o assunto para que os clientes não percam o interesse
- seja objetivo no conteúdo, utilizando palavras-chave ligadas ao objetivo final que você quer atingir
- utilize cores que contrastem nos itens que você quer maior atenção
- teste variados formatos para verificar qual deles dará melhor resposta
- crie sua própria base de e-mails com pessoas que já demonstrem interesse em seus produtos, evitando listas prontas não segmentadas
- insira um meio de fácil direcionamento ao site para aquisição do produto
Em suma, o e-mail marketing é importante para uma boa estratégia de marketing, pelo seu baixo custo e alcance amplo e direcionado. Através dele é possível definir variadas estratégias, como o envio periódico de e-mails para determinado público para criar leads por exemplo ou envio direcionado de e-mails para cada tipo de produto. E por meio das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, você deve medir essas conversões em leads e alcance de cada divulgação , facilitando a análise de resultados.
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