O poder do e-mail marketing na sua estratégia de gestão

Alguns empresários muitas vezes não reconhecem o poder que o marketing de e-mail pode trazer para suas empresas. Dentre as mais variadas ferramentas de marketing, o e-mail marketing é uma das mais eficientes e de fácil medição.

Neste artigo explicaremos o que é o marketing de e-mail, ou e-mail marketing. Leia até o fim para conferir como é grande a capacidade de gerar receita para a empresa que o adota.

O que é o e-mail marketing?

Antes de tudo, é necessário esclarecer o que é o e-mail marketing. O marketing de e-mail é uma espécie de meio de comunicação entre a empresa e os clientes e possíveis clientes através de e-mail.

Se você já cadastrou seu e-mail em sites de grandes empresas como Submarino e Americanas, por exemplo, sabe que elas o utilizam para envio de ofertas e promoções de acordo com os dados de compras ou pesquisas realizadas no site anteriormente.

Empresas dos mais variados setores utilizam essa estratégia, então é comum vermos ofertas de passagens aéreas, envio de ebooks de empresas no ramo de gastronomia, ofertas de revistas, supermercados e uma gama de outras empresas de comércio e serviços.

No início o e-mail marketing era visto como uma ferramenta apenas para atingir grandes massas, visto que não havia ainda o direcionamento para um público específico.

Hoje em dia, com a evolução da tecnologia, enviar e-mails de divulgação se tornou uma das formas mais eficientes de estar em contato com o cliente.

O e-mail deve ser preparado conforme seus objetivos, como boas vindas a um novo cadastrado, para divulgar promoções, campanhas sazonais, recuperar um cliente inativo, entre outros fins.

Quem busca melhores estratégias de gestão empresarial precisa conhecer outros temas, além do e-mail marketing. Entre esses temas estão:

Por que e-mail marketing no meu negócio?

A primeira pergunta a ser feita é: por que utilizar o marketing de e-mail quando temos outros meios que se mostram eficientes na divulgação de produtos da minha empresa?

Quando seu cliente efetua a compra em uma empresa, é comum que o e-mail dele seja requisitado, sendo a empresa física ou digital. Dessa maneira, com esse cadastro de e-mails dos clientes disponível, você consegue reforçar sua marca e demonstrar novos produtos. Falaremos as principais vantagens de se utilizar o marketing de e-mail na sua empresa.

Seu alcance é maior

Segundo uma empresa de pesquisas relacionadas a utilização de e-mail, a Radicati, em 2015 cerca de 2,5 bilhões de pessoas utilizavam e-mail. Hoje em dia, esse número é ainda maior, afinal, ele é essencial para a comunicação com as empresas, incluindo comprar itens e se cadastrar em lojas por exemplo.

A ideia é que o número de pessoas utilizando e-mails cresça ainda mais, afinal, todos utilizamos e-mail para variadas ações na internet. Isso amplia a facilidade de acessar o público definido e oportunidades de atrair novos leads.

Prever alcance

A grande diferença do e-mail marketing e dos outros tipos de marketing, como outdoors ou postagens em redes sociais, é que o e-mail marketing permite uma previsibilidade do alcance. No Facebook, por exemplo, essa possibilidade por exemplo não é a mesma, visto que o algoritmo define para quantos usuários será exposta a publicação.

Contudo, no e-mail marketing, caso você envie 200 e-mails, então esses 200 e-mails receberão essa mensagem, caso todos os e-mails estejam funcionando normalmente, sem nenhum tipo de bloqueio. Essa é uma das vantagens disponíveis no e-mail marketing: você pode prever quantas pessoas receberão o anúncio do seu produto ou da oferta em questão. O planejamento, portanto, fica mais fácil.

Através da avaliação dos resultados finais das campanhas, você poderá estimar um percentual aproximado de conversões em vendas que poderá aplicar nas previsões futuras.

O e-mail pode ser flexível

Diferentemente de um outdoor que precisa ser feito com o mínimo de informações adicionais possíveis, apenas as essenciais, um e-mail pode ser composto de vários elementos.

Dentro do e-mail cabem ilimitados caracteres, imagens, vídeos, cores e todo tipo de personalização possível dentro da edição de texto. É possível criar e-mails com templates prontos, específicos para chegar de um certo modo na caixa de entrada do cliente, ou criar e-mails personalizados, aproximando a relação com o cliente.

Esse formato permite flexibilidade no envio. Mensagens mais sérias e formais, para contato com o cliente, bem como mensagens mais pessoais e livres. A forma em que será feito deverá ser de acordo com o público que se deseja atingir, devendo ser equilibrado em relação ao seu conteúdo e frequência de envios de forma que não haja excessos e nem falta de contatos.

A ideia do e-mail marketing é justamente essa, direcionar sua mensagem para um público que demonstrou interesse de alguma forma, com ofertas, demonstrações, e vários outros tipos de divulgação.

Grande retorno

Falar de e-mail marketing é falar de um grande retorno financeiro e de baixo investimento. Essa estratégia de marketing pode ser considerada como uma das mais rentáveis e que menos traz gastos para a empresa de modo geral, afinal, para realizá-la é necessário cumprir apenas três requisitos.

Para fazer o e-mail marketing, basta ter um site para a empresa, uma ferramenta específica para esse tipo de publicidade e um cliente ou possível cliente que receberá a mensagem. As ferramentas para o e-mail marketing estão disponíveis na internet e existem várias que são gratuitas com diversas funções, como o MailChimp.

Ainda que a ferramenta seja paga, você ainda poderá ter um grande retorno financeiro, afinal, o investimento é baixo. Essa relação entre o custo e o retorno tende a apresentar resultados bastante satisfatórios.

Dicas para otimizar os resultados de MKT e vendas

  • Utilize um remetente de fácil compreensão
  • procure atrair o interesse sendo claro no assunto
  • evite a utilização de palavras que são facilmente identificadas como spam
  • ofereça promoções limitadas que causem a sensação de urgência
  • personalize o máximo possível para que o cliente se sinta valorizado
  • você não pode estender muito o assunto para que os clientes não percam o interesse
  • seja objetivo no conteúdo, utilizando palavras-chave ligadas ao objetivo final que você quer atingir
  • utilize cores que contrastem nos itens que você quer maior atenção
  • teste variados formatos para verificar qual deles dará melhor resposta
  • crie sua própria base de e-mails com pessoas que já demonstrem interesse em seus produtos, evitando listas prontas não segmentadas
  • insira um meio de fácil direcionamento ao site para aquisição do produto

Em suma, o e-mail marketing é importante para uma boa estratégia de marketing, pelo seu baixo custo e alcance amplo e direcionado. Através dele é possível definir variadas estratégias, como o envio periódico de e-mails para determinado público para criar leads por exemplo ou envio direcionado de e-mails para cada tipo de produto. E por meio das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, você deve medir essas conversões em leads e alcance de cada divulgação , facilitando a análise de resultados.


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