Um dos, por assim dizer, reflexos do novo coronavírus - sem dúvidas - é a expans ão do delivery. O sistema de entregas de mercadorias que antes era comum em empresas que atuam no ramo da alimentação, hoje passou a ser realidade em vários tipos de negócios. Confira dicas para aproveitar essa tendência, estruturar sua empresa e continuar a vender online mesmo no pós-pandemia.
Entenda, com a pandemia deste ano de 2020 pode se verificar, cada vez mais, dois aspectos:
Desta forma, o e-commerce - que permite vender para locais distantes via correio - ou o serviço de entrega na mesma cidade da empresa ou fábrica se viram fortalecidos. Note que essa realidade é comum para empreendedores pequenos (MEI, por exemplo) ou grandes corporações.
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Muitos foram os que constataram a necessidade de se adequar ao novo momento. Negócios que já tinham anos de mercado no formato mais tradicional precisaram passar a funcionar na internet, ou - com o isolamento social - precisaram buscar os meios para levar os produtos até a casa dos clientes, seja por meio de aplicativos de entrega ou serviço próprio de delivery.
Comum no ramo de alimentação, principalmente nos restaurantes e lanchonetes, o delivery transpôs esse ramo e passou a ser adotado - de modo quase obrigatório - em lojas e vários empreendimentos.
Seja um presente, souvenir, livro, alimento, vestuário ou remédio, as mercadorias precisam chegar aos clientes com segurança, sem a necessidade deles buscarem lojas físicas. Ou seja, por meio da low touch economy.
Veja que isso demandou adequação de empresas. Entre as necessidades:
Note ainda que essa tendência deve continuar mesmo no momento pós-pandemia. Em resumo, as empresas precisam considerar o delivery de produtos na sua rotina de gestão.
Para ajudar os donos de micro e pequenas empresas, o consultor do Sebrae-SP Luiz Felipe Navarro fez uma lista com dez orientações para um delivery eficiente.
É fundamental entender como seu cliente se comporta no dia a dia. Sem dúvida, a pandemia potencializou o processo de conveniência na vida das pessoas, no entanto, trata-se de um público bastante exigente e imediatista. Conhecer ainda mais seu cliente e potencial cliente pode ajudar e muito.
É preciso validar a estrutura da empresa e validar as exigências para que o produto chegue preservado ao local de entrega. Além disso, é necessário avaliar a estrutura de estoque existente e a capacidade produtiva para tal.
Para que o delivery ocorra e seja um sucesso, é preciso definir como divulgar e comunicar para o mercado, em especial,intensificar a comunicação pelas redes sociais.
O empreendedor precisa avaliar o perfil de profissional adequado para interagir com os pedidos que chegam. Seja por telefone, WhatsApp ou redes sociais, é essencial haver dedicação e muita atenção para não haver atrasos nas entregas.
A entrega é um dos pilares para que o delivery cumpra seu papel.Caso seja necessário contratar terceiros, a empresa deve acompanhar de perto e apresentar as condutas apropriadas.
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Verifique as formas de pagamento disponíveis na empresa. Veja as possibilidades de pagamento a distância e antecipado, que podem evitar possíveis problemas de inadimplência.
Mostrar para os seguidores e para os clientes alguns cuidados da empresa com a higiene dos produtos, do ambiente, no processo de entrega. Pode ser por meio de fotos e vídeos.
Essa é uma medida fundamental para o delivery ter um bom desempenho e garantir a integração da equipe, além de um melhor acompanhamento dos acontecimentos da empresa.
Considere enviar um bilhete com um agradecimento pela compra, criando assim uma experiência ainda melhor para o consumidor.
Avaliar o processo de delivery é muito importante. Possibilite um momento de interação para que os clientes sejam ouvidos e as oportunidades de melhoria sejam colocadas em prática.
Seguir as dicas para estruturar o delivery é fundamental, mas - neste novo cenário - as empresas precisam seguir com algumas antigas necessidades. Ou seja, fazer a gestão de estoque, controle financeiro, ter um PDV estruturado, manter a contabilidade em dias, emitir notas fiscais, boletos, entre outros.
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Tudo isso é possível com ajuda da tecnologia. O uso de sistema ERP online demandadas pela pandemia de covid-19.
A gestão empresarial integrada, e em tempo real, exige o emprego da tecnologia.
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