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Como definir valor para venda de sua empresa?

Por Redação FoxManager
Publicado em Finanças
26 de abril de 2019
3 minutos de leitura
Como definir valor para  venda de sua empresa?

Índice

01
Informações financeiras
02
Como calcular o valor de venda?
03
Como agregar valor?

É comum alguns empreendedores optarem pela venda parcial ou total do seu negócio visando novos objetivos. Com essa decisão é possível dividir responsabilidades com novos sócios, investidores e parceiros, ou ainda partir para um novo negócio em outros ramos de atuação.

Se você é uma dessas pessoas motivadas para este tipo de mudança,  pronta para vender a sua empresa, então este artigo é para você.

Calcular o valor de venda da sua empresa é essencial e o principal passo para começar um outro negócio ou objetivo. Antes de tudo, você precisa lidar com todas as informações financeiras da sua empresa.


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Informações financeiras

Ao se aprofundar nos relatórios financeiros e contábeis disponíveis, principalmente o balanço patrimonial, você notará o quanto da sua empresa você pode vender para atingir seus objetivos, ou seja, 10%, 50% ou até mesmo 100%.

Com todos os valores em mãos se torna mais fácil definir um valor para a venda da sua empresa. Os futuros compradores também poderão analisar se o valor é justo conforme o balanço da sua empresa.

A partir dessas informações financeiras da empresa, você terá mais argumentos para negociação, tanto para venda total ou caso você queira continuar no negócio necessitando apenas de um aporte financeiro maior de investidores.

Avaliações gerais da empresa por meio de relatórios demonstrativos não só permitem que você calcule o valor de venda, mas também dão a oportunidade de gerir o negócio com mais eficiência. Mas lembre-se que essas informações não resultarão em um valor exato para venda, servem apenas como um embasamento de receitas, despesas e bens.

Parte do cálculo costuma ser subjetivo e variável e, portanto, ter um valor exato é um pouco mais complicado. Ainda assim, serve como base para um resultado final.

Outra variável a ser contabilizada é o fato de que os investidores é quem oferecerão o valor a ser pago na sua empresa. Não é uma questão sobre você definir um valor sozinho, mas eles conseguirem enxergar do mesmo modo. Todavia, nem sempre os investidores terão a mesma percepção e poderão oferecer um aporte menor que o esperado. Neste caso, a venda dependerá da necessidade e momento que a empresa se encontra.

Como calcular o valor de venda?

Antes de tudo, você precisa reconhecer que é muito difícil calcular o valor de uma empresa sozinho. Ainda que você tenha um bom domínio da empresa como um todo, você precisará de ajuda. Portanto, tente conseguir auxílio com alguns especialistas.

Caso não seja possível, tudo bem: você pode tentar fazer o cálculo conosco mesmo assim.

Quando falamos em calcular o valor de uma empresa, não pensamos apenas em seu valor patrimonial. Isso significa que iríamos somar todos os ativos, diminuir as despesas e então teríamos o valor da empresa. Entretanto, o valor patrimonial nos oferece tão somente uma análise do presente. Não devemos voltar nossa atenção somente ao presente, mas também ao futuro da empresa.

Para calcular esse valor no futuro, podemos utilizar um método chamado fluxo de caixa  descontado. Ele é aplicado sobre a projeção do fluxo de caixa normal com uma taxa de desconto. Tal taxa contempla os riscos do negócio.

Para determinar essa taxa, é necessário considerar muitas variáveis: a taxa de crescimento da empresa, o risco envolvido e todo tipo de contingência para com ela.

Aqueles que não têm uma boa percepção do mercado e são muito otimistas ou muito pessimistas em relação à empresa, podem calcular algo muito fora da realidade.

A margem de erro do cálculo deve ser sensata, nem muito para cima, nem muito para baixo. Ao invés de analisar sob uma ótica pessimista ou otimista, deve-se compreender como a empresa de fato está funcionando. Os profissionais que mais podem te ajudar nesse momento são os especialistas em finanças.

Outra opção é aplicar a técnica “múltiplos de mercado”, em que se compara a empresa a outras similares, no mesmo segmento, para definir um valor de venda.

Definindo um valor para sua empresa, o seu intuito deve ser aumentar o valor dela. Mas como isso pode ser feito?

Como agregar valor?

Existem inúmeros modos de agregar valor à marca da empresa e conseguir aumentar o valor de venda. O primeiro modo é apresentar a previsão de crescimento do mercado consumidor e as possibilidades em que a empresa pode se enquadrar através de um bom plano de negócios.

De posse de um plano de negócios bem elaborado, os investidores poderão ter um direcionamento futuro e saber em quanto tempo poderão liquidar e começar a ter um retorno desta compra.

Ter uma boa administração e ser organizada também favorece a boa impressão dos investidores, assim como ter um bom número de clientes fidelizados e possuir um diferencial no mercado.

Em resumo, o cálculo do valor de uma empresa abrange muitas variáveis. Ainda assim, é possível ter uma boa estimativa de quanto vale uma empresa, a partir de informações que demonstram sua estrutura financeira, se há mesmo possibilidades de crescimento para o futuro e qual seu posicionamento no mercado.

Resta-nos lembrar que o valor da empresa não deve ser calculado apenas sobre o seu valor patrimonial. É necessário unir os fatores que resultem em uma previsão de futuro da sua empresa, pois com base nessa previsão de crescimento que o valor de venda poderá ser definido de fato.

SAIBA MAIS 
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