Marketing

Black Friday: Como vender mais com descontos de verdade

22/11/2019
Black Friday: Como vender mais com descontos de verdade

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O termo Black Friday se tornou conhecido da maioria dos brasileiros nos últimos anos. São muitos os consumidores que buscam comprar atraídos por descontos de verdade em produtos durante o período. Perceba que, para “abocanhar” esse público, as empresas precisam usar as estratégias certas para participar, conseguir mais vendas e lucrar durante a Black Friday. 

Vale destacar que 21% dos empresários atuantes no comércio e no ramo de serviços devem aderir e oferecer promoções da Black Friday deste ano. Isso segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Pode-se concluir que, em parte, a alta procura dos empresários pela Black Friday se dá por conta do avanço das vendas pela internet, pelo e-commerce, além das lojas físicas. 

Precisa melhorar a gestão na sua empresa? Use um sistema ERP online e grátis! 

Independente do motivo, seja você um comerciante ou alguém com interesse nas promoções e descontos reais e melhores ofertas, vale conhecer um pouco do que é a história da Black Friday. Embora o nome seja em inglês, a data já entrou para o calendário comercial do Brasil desde 2011.  

O que é Black Friday ?

Podemos definir a Black Friday como uma campanha de vendas. Entretanto, ela é realizada durante um período pré-estabelecido do ano. Nos dias de realização, produtos de várias categorias – entre os quais: roupas, calçados, eletroeletrônicos, celulares, etc – são vendidos com descontos. 

Sobretudo, podemos destacar que data também beneficia os consumidores por conta da proximidade com Natal e as festas de fim de ano. 

Em resumo, a Black Friday é uma semana próxima ao fim do ano na qual empresas vendem produtos variados com descontos reais. Ela movimenta o comércio, gera empregos e tem grande parcela de vendas pela internet.

Números 

De acordo com o site oficial da campanha, a Black Friday movimentou R$ 2,6 bilhões em 2018. Naquele ínterim, 4,27 milhões de pedidos foram feitos por meio de e-commerce. Ao todo, 2,4 milhões de consumidores compraram pela internet. 

Quando será a Black Friday 2019?

Primeiramente, ficou estabelecido que a data de realização da Black Friday deve ocorrer sempre na sexta-feira posterior ao feriado de Ação de Graças, que ocorrer nos Estados Unidos (EUA).   

Por isso, a campanha de descontos deste ano está marcada para ocorrer  no dia 29 de novembro. 

Onde encontrar dicas?

Agora que já conhece um pouco do que é a Black Friday, pode buscar mais informações para aproveitar bem a data. 

Além disso, quem quer comprar com descontos pode consultar o site oficial e ver as categorias de produtos participantes, além de ofertas.

Destaca-se também a relevância e pesquisar os preços de produtos desejados  semanas antes para comprar valores durante a data. Evitando-se assim a chamada “Black Fraude”, espécie de apelido para classificar casos de propaganda enganosa que tentam pegar carona nas vendas da data.

Da mesma forma, quem pretende comercializar pode buscar informações para aquecer as vendas e lucrar

Dicas para mais vendas 

Entenda, não adianta simplesmente usar o nome da campanha em busca de mais vendas. Também é preciso planejamento, metas e estratégias para obter resultados positivos resultantes da Black Friday. Confira algumas sugestões:

  • Use e-mail marketing para se comunicar com leads (ou seja, os clientes em potencial já cadastrados pela empresa);
  • Tenha um sistema CRM para gestão de clientes;   
  • Confira seu estoque para não faltar nada;
  • Negocie anteriormente com seus fornecedores; 
  • Reforce a qualidade no atendimento ao cliente e sua equipe de vendas (lembre-se que muitos podem comprar pela primeira vez durante a Black Friday e se tornarem clientes fiéis);
  • Invista em tecnologia para vender online e fazer a gestão empresarial integrada e online. 
  • Faça um planejamento de marketing antes da black friday; 
  • Realize ações como anúncios e postagens nas redes sociais (reforce as fotos e sinalização visual nas páginas). 

Além dessas dicas, é fundamental oferecer ofertas com descontos reais durante a Black Friday. 

Informações extras para quem pretende vender 

Destacamos que o Google conta com um site com várias dicas e vídeos de especialistas. Se você tem interesse na Black Friday, vale conferir a página (após terminar de ler nosso artigo, aqui).

Outra dica de leitura é uma cartilha sobre planejamento, divulgação e estratégias sobre a Black Friday. Ela foi confeccionada pelo Sebrae. Veja no link.

Conclusões 

Enfim, a data é uma ótima oportunidade para clientes comprarem produtos e mercadorias variadas antes do fim do ano e para empresários alavancarem as vendas no último trimestre.  É fundamental que os descontos sejam reais, por isso é fundamental montar estratégias para obtenção de lucros efetivos. 

Precisando de notas fiscais, boletos, ordens de serviços, CRM, PDV e controle de estoque, contábil e financeiro para seu negócio? O software ERP é a solução. Conheça as vantagens e use grátis

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Black Friday: Como vender mais com descontos de verdade”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que você precisa saber para abrir seu e-commerce

[…] segunda diz respeito ao seu nicho. Muitas plataformas de e-commerce são desenvolvidas para atender um certo tipo de produto ou […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › E-Commerce é parceiro do Varejo Físico, Não Rival

[…] dilema do setor do varejo é aguardar ainda mais a ‘volta à normalidade’ com a busca por presentes em datas comemorativas especiais do calendário, como o Dia dos Namorados, por exemplo. Mas o […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙