Empreendedorismo

A gestão empresarial na crise da covid-19

09/04/2020
A gestão empresarial na crise da covid-19

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Uma crise é um evento inerente à vida em sociedade e existem desde os primórdios da coexistência de seres humanos em tribos cidades, nações e países. Se teve algo que a história nos ensinou é que esses momentos difíceis também são oportunidades de se melhorar enquanto cidadãos.

Apesar da situação humana e econômica delicada que a covid-19 impôs a todos nós, a pandemia está longe de ser uma ameaça inédita. A peste negra, a gripe espanhola, e as duas grandes guerras mundiais do último século são exemplos de adversidade extrema que exigiu sacrifícios coletivos e adaptação a um novo estilo de vida.

Para dar a melhor orientação na gestão empresarial a nossos leitores, muitos deles empreendedores de pequenos negócios, ou empresários responsáveis por gerar empregos, o Blog FoxManager crê que o esclarecimento e informação de qualidade é a melhor maneira de ajudar a todos a enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus.

O tripé gestão-atualização-tecnologia pode ser a chave para menos falhas e mais lucros dentro do seu escritório de contabilidade.
O tripé gestão-atualização-tecnologia pode ser a chave para menos falhas e mais lucros dentro do seu escritório de contabilidade.

Por isso, temos dedicado as últimas postagens a tentar ajuda-los a se prevenir e manter seus empreendimentos. A Consultoria Deloitte Brasil desenvolveu um plano de 100 dias para empresas de todos os portes com informações para que esse momento ruim, mas passageiro, seja combatido.

Sendo assim, colocamos a disposição de todos, tenha uma ótima leitura.

Papel do Gestor

Mais do que nunca, os gestores empresariais têm um papel fundamental. Sua capacidade de liderança e resiliência fará a diferença para conduzir os negócios durante esse período. É preciso encontrar estabilidade e foco para tomar decisões rápidas e assertivas, transmitindo confiança e dando poder às suas equipes e o ecossistema como um todo, sem perder o horizonte futuro de vista.

Algumas questões devem ser levantadas para que sua empresa possa estar preparada para esse momento ímpar. Portanto, o empreendedor deve se fazer cinco perguntas:

  • Como transformar a crise do Covid-19 em oportunidade para se fortalecer?
  • Como empoderar suas equipes para agir com assertividade neste ambiente volátil?
  • Como disseminar informações de forma proativa e consistente, combatendo rumores?
  • Como planejar, desde já, o modo de fazer negócios que valerá quando essa crise passar?
  • Como demonstrar às suas pessoas, aos clientes e demais stakeholders que eles são prioritários?

Encontre estabilidade hoje e reúna a energia e resiliência que emergem de situações como esta para conseguir encontrar soluções inovadoras. Tome decisões rápidas e com coragem – este não é o momento de buscar a solução perfeita. Defina um futuro atraente e viável, que seja capaz de engajar seus diferentes stakeholders.

De modo geral, o turnover é mais maléfico que benéfico para uma organização
É hora de fortalecer os laços entre os colaboradores da equipe na empresa

Foque no horizonte futuro para instaurar confiança e estabilidade em todo o ecossistema. Construa soluções alinhadas ao propósito e ao core business da sua organização.

Plano de 100 Dias

Estamos diante de uma crise sem precedentes e sem fronteiras – em poucos meses, o Covid-19 se alastrou em todo o mundo, infectando centenas de milhares de pessoas.

Enquanto uma parte significativa da população mundial está isolada em suas casas na tentativa de conter o avanço da doença, a extensão dos reflexos humanitários, sociais, econômicos e culturais permanece ainda imprevisível.

Governos e organizações de diversos setores enfrentam desafios inéditos e inusitados. Nesse cenário, impactos ainda incalculáveis podem atingir todas as dimensões de negócios. No Brasil, esse cenário traz disrupturas imediatas para empresas globais e locais que operam no País.

As 3 Fases da Crise

Durante esse contexto de exceção, é preciso, como primeiro passo, preparar e gerenciar a continuidade dos negócios – é o momento de encontrar respostas urgentes para a crise.

A segunda fase será de recuperação, com foco nas áreas críticas e nas ações para viabilizar essa retomada. A última fase será a de perseguir a sustentação, para planejar a volta à normalidade em um novo contexto de mercado.

Priorize Clientes

Priorize seus clientes-chave no restabelecimento das atividades, procurando engajá-los em seus esforços para apoiar a continuidade do negócio. Reforce a lealdade, protegendo e recompensando os clientes e também oferecendo apoio comercial e condições especiais, dentro das possibilidades.

São esforços conjuntos de comunicação nas áreas de marketing e relações públicas.

Clientes de empresas do segmento B2B ou B2C devem ser valorizados
O relacionamento com seus clientes deve ser fortalecido

Reavalie a jornada e experiência do consumidor, adaptando sua estratégia de ida ao mercado e implementando a transição de canais físicos de venda e entrega de produtos e serviços para modelos digitais. Considere a oportunidade ou necessidade de diversificar a atividade-fim e eventualmente o próprio modelo de negócio, lançando mão de novas alternativas para a obtenção de receita para se adequar à nova realidade.

Desenvolva uma estratégia de comunicação clara e consistente, considerando os clientes e também os funcionários que interagem diretamente com eles, a respeito das medidas adotadas por sua empresa para garantir a continuidade dos negócios.

Meios Digitais

Prepare sua infraestrutura para novos padrões de tráfego e utilização, avaliando padrões de segurança, autenticação e capacidade de rede, além de considerar seus parceiros e fornecedores.

Dedique estrutura e equipe 24/7 para garantir suporte tecnológico para a continuidade do negócio diante de uma crise que requer trabalho remoto.

Avalie e enderece tempestivamente eventuais vulnerabilidades cibernéticas e de sistemas, em um momento no qual a exposição e o tráfego de informações no ambiente virtual se ampliaram ainda mais.

Sendo assim, desenvolva um dashboard de dados e alertas em tempo real para atendimento aos diversos níveis executivos.

Crie ou reforce os canais digitais de comunicação com clientes e de venda, o que pode ser essencial em um cenário de quarentena institucionalizada e de proibição de funcionamento de estabelecimentos físicos.

Por fim, revise, atualize e teste o Plano de Continuidade de Negócios e o Plano de Recuperação de Desastres garantindo que as aplicações e dados estejam operacionais.

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