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Como Evitar a Inadimplência de Clientes

Por Redação FoxManager
Publicado em Finanças
3 de dezembro de 2020
6 minutos de leitura
Como Evitar a Inadimplência de Clientes

Índice

01
O que é preciso fazer para evitar a inadimplência dos clientes?
02
Principais dicas que podem evitar a inadimplência de clientes
03
O que fazer para lidar com os clientes inadimplentes?
04
Sistema de clientes automatizado
05
Mantenha contato com os inadimplentes
06
Ofereça soluções efetivas
07
Conclusão

Saber como contornar a inadimplência de clientes é essencial para evitar problemas em sua empresa e prejuízos que possam comprometer o seu negócio de forma significativa, sendo um deles o prejuízo sobre o giro de capital.

No entanto, há muitas pessoas que ainda não sabem como solucionar esse problema e, desse modo, têm uma série de dúvidas a respeito do assunto.

De fato, tentar resolver esse problema após já ter causado algum dano, é um tanto quanto difícil.

No entanto, é possível tomar algumas medidas para evitar que isso ocorra em algum momento.

Mas, então, quais medidas podem ser tomadas para evitar que isso ocorra?

Bem, caso esteja interessado em saber o que a sua empresa pode realizar para facilitar ao máximo o pagamento de clientes, continue lendo esse conteúdo!

O que é preciso fazer para evitar a inadimplência dos clientes?

Sem dúvida, uma situação que costuma gerar preocupação em qualquer empresa é o débito dos clientes, também conhecido como inadimplência.

De fato, ninguém está isento de sofrer com isso ao longo da vida, já que infelizmente essa situação tem se tornado cada vez mais comum.

LEIA MAIS: Como redigir um modelo de carta de cobrança

Em decorrência do alto índice de desemprego, bem como a crise econômica tal qual o nosso país está enfrentando, os riscos de inadimplência tornam-se maiores.

Assim sendo, esse problema acaba gerando uma série de prejuízos para a economia de uma empresa, caso não seja contornado.

Ou seja, esse fator pode acabar reduzindo os lucros de uma empresa, ao mesmo passo que aumenta as despesas e, como consequência disso, a empresa também se torna uma inadimplente.

Como dito antes, um dos maiores prejuízos está ligado ao giro do capital de uma empresa.

Sempre calcule os custos envolvidos para manter sua empresa funcionando
Sempre calcule os custos envolvidos para manter sua empresa funcionando

Sempre calcule os custos envolvidos para manter sua empresa funcionando

Pois, há vários custos necessários para manter o seu negócio funcionando de forma correta.

Por isso que, não basta apenas contornar esse problema, é preciso saber como preveni-lo e, desse modo, evitar dores de cabeça e outros transtornos financeiros.

Desse modo, o ideal é saber como lidar com a situação de forma calma e paciente.

LEIA MAIS: Aging List: aumente o controle financeiro da empresa

Tendo em vista que criar uma inimizade com o cliente não servirá de nada.

Pelo contrário, pode ser que o cliente demore ainda mais para quitar as suas dívidas ou então permaneça em débito.

Portanto, para não ficar no prejuízo, o primeiro passo é agir com tranquilidade e procurar entender o lado do cliente, para que ele coopere e honre com o seu compromisso.

Principais dicas que podem evitar a inadimplência de clientes

Mas, afinal, como é possível evitar que isso ocorra? Bom, como já foi dito, por vezes pode não ser tão simples, mas, medidas assim são essenciais para que futuras dores de cabeça sejam evitadas.

Assim sendo, para combater e evitar a inadimplência, é de suma importância avaliar o caso em especifico e tentar, ao máximo, traçar uma estratégia.

A fim de solucionar esse problema antes que se torne uma bola de neve e venha causar alguns prejuízos, que podem até mesmo ser irreversíveis.

Contudo, o melhor cenário para a sua empresa é tentar evitar que o atraso ou falta de pagamento ocorra. Mas, afinal, o que fazer para evitar a inadimplência dos clientes de forma simples e legal?

Bem, há algumas dicas que podem fazer a diferença para evitar esse tipo de problema!

Assim sendo, sem mais delongas, confira a seguir algumas ações essenciais para esse processo!

1. Mantenha-se informado sobre as informações de pagamento dos clientes:

Conferir todos os dias a movimentação financeira de sua empresa é importante para poder avaliar de forma mais ampla e poder encontrar alguma discordância em relação as contas a pagar e receber.

Pois, desse modo, você poderá distinguir com mais rapidez quaisquer recebimentos que deveria ter sido feito naquele dia mas ainda não foram.

Ou seja, quanto antes você identificar isso, poderá resolver a situação de forma mais simples para receber.

o setor financeiro da empresa deve controlar quantos clientes inadimplentes possui
o setor financeiro da empresa deve controlar quantos clientes inadimplentes possui

O setor financeiro da empresa deve controlar quantos clientes inadimplentes possui

Entretanto, não é todo empreendedor que possui habilidade para lidar com esse processo e pode achar um tanto quanto complicado entender as informações sobre as contas a pagar e receber.

Desse modo, existem algumas ferramentas que possuem a funções de facilitar essa tarefa, como a Aging List, que é como uma espécie de relatório sobre os títulos a pagar e a receber de uma empresa.

Essa ferramenta apresenta as informações em uma tabela por ordem cronológica e permite que o empreendedor faça uma análise de forma mais simples sobre o saldo financeiro de sua empresa.

2. Antes de conceder crédito, verifique se o cliente possui pendências no SPC e SERASA

Para diminuir o risco de sofrer algum calote, a análise de crédito é um ótimo método para poder identificar possíveis inadimplentes e evitar prejuízos financeiros.

Desse modo, o ideal é traçar um limite ou, por via das dúvidas, recusar o crédito para aqueles clientes que estejam com nome sujos no SPC/SERASA ou possuam pendências com alguma empresa, para que o mesmo não aconteça com a sua empresa.

3. Priorize o pagamento no cartão de crédito ou à vista

Incentive o pagamento à vista ou com cartão de crédito sempre que possível. Isso porque, essas são formas de pagamento mais seguras para evitar que o cliente fique com dívidas pendentes na empresa.

Pois, quando o pagamento é feito com cartão de crédito, o valor é pago direto pela operadora do cartão, dessa forma você irá receber o seu pagamento e não ficará no prejuízo, mesmo que o cliente não pague o cartão.

Já que a inadimplência será transferida para outra empresa, o máximo que vai acontecer é que a sua empresa perca uma pequena porcentagem, porém, é melhor ter uma redução do que não receber nada.

4. Crie uma política de crédito:

Criar uma política de crédito é uma ótima forma para incentivar o pagamento e estabelecer um relacionamento entre ambas as partes.

Há diversas opções para isso, como por exemplo:

  • Programas de fidelidade para quem faz compras e paga em dia;
  • Forneça descontos especiais para quem pagar adiantado;
  • Ofereça a possibilidade de aumentar o crédito.

Além disso, mantenha por perto os clientes que pagam as suas dívidas em dia, oferecendo vantagens, descontos e promoções especiais para estimulá-los a continuar pagando tudo em dia e se sentirem mais valorizados.

O que fazer para lidar com os clientes inadimplentes?

Mas, e quanto aqueles clientes que já possuem uma dívida em aberto com a empresa? Como é possível contornar essa situação e resolver o problema?

Como foi dito no início desse artigo, caso algum cliente já tenha uma dívida com a sua empresa, a melhor opção é manter a calma para resolver essa situação e evitar tomar ainda mais prejuízo.

Assim sendo, confira logo a seguir algumas ações.

Sistema de clientes automatizado

Com um sistema automatizado de clientes, é mais fácil para reconhecer quando acontece algum caso de inadimplência.

Ou seja, quanto antes essa situação for identificada e cobrada, menores serão as dificuldades do cliente em pagar a dívida.

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Há uma série de softwares e ferramentas que contam com a função específica de enviar mensagens em um certo período para os clientes que tem dívidas a pagar.

Dessa forma irá lembrá-los de sua inadimplência e, assim sendo, abre um canal para estabelecer uma comunicação com a empresa e abrir uma negociação.

Essa é uma boa estratégia para diminuir os riscos de inadimplência.

Tendo em vista que em alguns casos, o cliente não lembrou de fazer o pagamento no dia previsto.

Mantenha contato com os inadimplentes

É essencial estabelecer uma relação e contato com os clientes inadimplentes, para que a chance de reaver o crédito seja maior.

Pois, é possível que o cliente tenha tido problemas pessoais que o impediram de quitar as suas dívidas.

Logo, com uma relação mais próxima e diálogo estabelecido com o cliente, além da compreensão e paciência, pode-se criar soluções que incentivem o pagamento da dívida.

Ofereça soluções efetivas

Como dito antes, após analisar a situação do cliente e compreende-la melhor, é possível pensar em soluções de acordo com o motivo da inadimplência.

Uma solução é renegociar o valor da dívida ou até mesmo o prazo de pagamento, de forma que o cliente possa pagar as suas dívidas.

Assim sendo, o ideal é analisar com cuidado o caso de cada cliente, para assim oferecer soluções de acordo com cada situação.

Conclusão

Em suma, evitar a inadimplência de clientes é uma tarefa um tanto quanto difícil.

Analise a situação de cada cliente inadimplente separadamente
Analise a situação de cada cliente inadimplente separadamente

Analise a situação de cada cliente inadimplente separadamente

Porém, tomar cuidados para evitar que aconteça é importante para que a sua empresa não tenha quaisquer tipos de problemas ou danos que podem acabar causando prejuízos a sua empresa.

Assim sendo, é essencial atentar-se quanto aos fatores que podem levar um cliente a ficar em dívida para que assim possa contornar esse problema sem muitas dores de cabeça.


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