Certamente é comum em tempos de crise ouvirmos falar em empreendedorismo. A falta de emprego abre esse espaço de discussão pois há quem se canse de esperar uma ligação de um RH e busque o empreendedorismo. Mas você sabe o que é empreendedorismo de fato?
Existe muita vontade de se empreender no Brasil, e isso é ótimo à primeira vista.
No entanto, isso pode ser um salto no escuro, Quem não se prepara, morre na praia. Quanto maiores informações você tiver a respeito, maiores são as chances de você tornar seu sonho de se transformar no próprio patrão em realidade.
O que é empreendedorismo, e quem são empreendedores? Empreendedores são pessoas com idéias inovadoras, seja para novos produtos ou serviços. Por exemplo, uma nova tecnologia, um novo modelo de gestão, uma nova maneira de aproveitamento de matérias primas, entre outros.
São pessoas dispostas a buscar recursos e correr os riscos necessários para que sua ideia ou novo negócio seja posto em prática. Depois disso, obter o sucesso esperado ao qual você tanto se preparou.
Alguns desses projetos possuem o poder de mudar todo o mercado, com uma tecnologia inovadora que substitui toda a estrutura já estabelecida no setor. Já outros possuem alto impacto ambiental, capazes de interferir positivamente no meio ambiente, outros podem trazer um impacto social. Em outras palavras, são vários os benefícios que podem ser obtidos.
Há diversas aceleradoras com programas voltados para o reconhecimento de novas startups que possam agregar valor ao mercado. Dessa forma, são estimuladas a se desenvolverem com todo o apoio necessário, inclusive financeiro em alguns casos.
Os empreendedores costumam ter perfis bem variados, porém todos costumam ser altamente criativos, perseverantes e com coragem de assumir os riscos necessários.
Nem sempre ter uma ideia revolucionária pode ser sinônimo de sucesso. Há muitas variáveis a serem consideradas para que seu projeto seja concretizado com resultados positivos. Daremos algumas dicas para facilitar que sua ideia tenha uma aceitação mais rápida:
Identifique os pontos fracos de seu projeto e busque ajuda de pessoas que possam lhe auxiliar a superá-los.
Faça testes e pesquisas de mercado no estágio inicial do projeto, logo, os erros terão impacto menor posteriormente.
Tenha sempre a mente aberta para o feedback dos clientes e tenha consciência do que está disposto a arriscar. Utilize indicadores para medir os resultados e poder identificar com precisão os pontos a serem ajustados.
Elabore um plano de negócios bem estruturado, prevendo o maior número de variáveis que possam surgir. Faça o registro de patente, marca e domínios para não ter dificuldades futuras.
A proteção dos registros do seu negócio é fundamental para manter a exclusividade.
Prepare uma gama de novidades como forma de diferenciação. Assim que sua ideia for absorvida no mercado, novos concorrentes surgirão de forma imediata.
Tenha cuidado para não se precipitar, nem fazer o lançamento de forma tardia.
Nos dois casos poderão haver consequências negativas com o projeto se não estiver totalmente maduro ou um concorrente se adiantar com um projeto semelhante no mercado.
Busque fazer networking continuamente e expanda sua rede de contatos, pois há chances de encontrar pessoas que agreguem valor ao seu projeto das mais diferenciadas formas.
Compareça aos mais diversos eventos de startups e meetups para se manter antenado nas novidades e novas possibilidades. Uma vez lá, encontre mentores e conselheiros que possuam uma visão diferente da sua. Isso agrega novas idéias e perspectivas de caminhos ao seu projeto.
Caso necessário, procure investidores que possam realmente agregar valor ao seu projeto, sem muitas consequências negativas futuras. Prepare um pitch direto, a fim de transmitir sua ideia com clareza em poucas palavras e esteja sempre pronto para utilizá-lo.
O êxito leva um tempo, não é imediato, portanto mantenha uma reserva inicial além do previsto para fluxo de caixa. Isso serve para despesas não previstas pelo tempo necessário.
Invista em marketing, buscando os canais que tenham o retorno de um maior número de leads que possam ser convertidos em clientes em menos tempo.
Ainda que o progresso seja rápido, não se acomode, é muito importante lapidar sua ideia inicial continuamente. Ou seja, continue a acompanhar as mudanças de mercado.
Sabemos que para empreender é comum passarmos por muitas dificuldades. E principalmente no Brasil, onde existem diversos problemas como falta de estímulo a créditos, burocracia e alta carga tributária. Contudo, mantenha o foco nos resultados, não desista nos primeiros obstáculos e respeite o tempo de desenvolvimento do projeto. Considerando todos esses fatores abordados, sobre o que é empreendedorismo, há mais chances de você atingir o sucesso.
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