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Redes sociais: Curiosidades para alavancar suas vendas

Por Redação FoxManager
Publicado em Marketing
26 de junho de 2018
4 minutos de leitura
Redes sociais: Curiosidades para alavancar suas vendas

Índice

01
Como as redes sociais ajudam?
02
Passos para a rede social alavancar suas vendas
03
Qual o público-alvo?
04
Qual a meta da rede social?
05
Pesquise os concorrentes
06
Planeja a rede social tal como um investimento
07
Mantenha a alimentação das redes sociais
08
Saiba que redes sociais não têm limites
09
Os clientes divulgam sua empresa
10
Grupos já prontos podem te ajudar

Hoje em dia, é muito incomum observar alguma empresa que não utilize redes sociais para alavancar suas vendas. Neste artigo mostraremos quais as melhores redes sociais para alavancar suas vendas e como elas podem ajudar (e ajudam) as empresas em várias áreas.

Como as redes sociais ajudam?

As redes sociais ajudam na divulgação de produtos da empresa e de serviços novos. Além disso, elas podem auxiliar na divulgação da própria empresa. Quanto mais pessoas seguem sua empresa nas redes sociais, mais pessoas serão atraídas para a página dela e, portanto, mais clientes você terá.

  • Leia também: Como fazer um plano de marketing para pequenas empresas?

É comum que as empresas criem redes sociais e esperem, milagrosamente, que apareçam clientes novos nela. No entanto, a empresa precisa alimentar a rede social e promover a página, seja em qualquer rede social. Além disso, pode-se dizer que as redes sociais são um investimento, de certa forma, tecnológico.

Mas surge uma dúvida: como as redes sociais podem ser usadas como conquistadoras de clientes e quais os passos para usá-las da forma correta dentro da empresa?

Passos para a rede social alavancar suas vendas

Antes de tudo, planejar uma rede social também é essencial. Se a empresa de já está há muito tempo no mercado, o público-alvo já é conhecido, e fica mais fácil de organizar a rede social de forma que se encaixe no padrão do cliente. Mas isso não significa que alguém que está no início não possa criar uma boa divulgação. Muito pelo contrário: a empresa pode conhecer seu público-alvo e novas oportunidades dentro da rede social. Ela é, portanto, de suma importância.

Qual o público-alvo?

A rede social, na hora de ser criada, precisa ser pensada como algo que vai ser descoberto por novos clientes e usado pelos antigos clientes. Dessa maneira, definir quem é o público-alvo é o ponto principal. Depois disso, a rede social precisa ter suas postagens planejadas de forma que atraia os clientes a comprar produtos ou serviços disponibilizados pela empresa.

Qual a meta da rede social?

Compreender a meta da rede social e a tornar explícita é outro ponto a ser destacado dentro da rede social. Com seu público-alvo definido, fica fácil estipular uma meta: será aumentar as vendas de um produto? Dar serviços em promoções? Divulgação de novos serviços ou produtos?

Pesquise os concorrentes

Observar as redes sociais dos concorrentes que têm públicos-alvo semelhantes e similares pode servir de fonte de criatividade para a empresa.

Além disso, observar como o concorrente utiliza a linguagem, faz os posts e como eles são incentivados e respondidos são detalhes que valem o destaque. Se a empresa concorrente fizer sucesso, melhor ainda: é uma referência fundamentada para se basear.

Planeja a rede social tal como um investimento

O planejamento da rede social é essencial. Não basta postar de vez em quando ou fazer postagens aleatórias.

O cronograma semanal funciona como um funil: certas postagens atingem mais pessoas e as postagens ao fim da semana podem afunilar um certo público-alvo dentro da ampla gama de clientes.

A segunda-feira pode começar com o incentivo ao uso de um certo produto ou serviço. Na terça pode ser feito um post sobre os clientes interessados nesse produto, na quarta-feira uma curiosidade da empresa para atrair outro tipo de cliente.

Fazendo cronogramas semanais irá ocasionar, mais para frente, um cronograma mensal. Assim a organização da rede social será feita.

Mantenha a alimentação das redes sociais

Como já dissemos anteriormente, a rede social de uma empresa precisa ser estimulada cada vez mais. Caso contrário, os clientes irão parar de ver as postagens, por considerá-las escassas ou repetitivas.

O Facebook e o Instagram, por exemplo, funcionam assim. Quanto mais postagens, maior visibilidade. A visibilidade é proporcional ao número de posts por dia, por assim dizer.

Isso não significa que postar coisas aleatórias e sem relevância vá aumentar o número de clientes da sua empresa rapidamente.

Saiba que redes sociais não têm limites

As empresas utilizam redes sociais por ter um grande alcance, portanto, não precisam sair do seu lugar para atingir o cliente. A rede social não tem limites e, portanto, pode abranger o mundo inteiro, se possível. O ideal é utilizar as redes sociais para expandir as vendas do produto e intensificar a criação de múltiplos públicos-alvos, aumentando ainda mais as vendas e novos produtos. Ao invés de mandar e-mails, por exemplo, que as pessoas costumam ver no início do dia ou no fim do dia, a empresa pode alcançar seu cliente durante o dia, em horários que eles estão nas redes sociais.

Os clientes divulgam sua empresa

Depois da rede social já criada, contando com alguns clientes, a rede social pode gerar cada vez mais engajamentos. É como um círculo vicioso: o cliente curte ou segue sua página, gosta de um produto, o divulga para um amigo e este amigo vira um novo cliente curtindo ou seguindo a página. Dessa maneira, cada vez mais clientes vêm e o aumento pode se tornar exponencial. Além disso, não é necessário que o cliente faça essa divulgação, pois alguns algoritmos já mostram que a pessoa curtiu a página ou serviço de uma empresa. Portanto, os clientes divulgam a sua empresa sem cobrar nada.

Grupos já prontos podem te ajudar

No Facebook, por exemplo, os grupos prontos podem ajudar na divulgação de serviços e produtos. Muitas empresas procuram grupos que permitem a divulgação de produtos e, aproveitando a comunidade já pronta, divulgam seus produtos para o público-alvo que é semelhante ao dos clientes que elas já atendem.

Esses grupos e fóruns permitem uma aproximação maior de clientes e é possível resolver problemas que alguns clientes antes não expuseram, mas que com a aproximação da rede social, isso se torna possível.

No geral, as redes sociais servem para alavancar suas vendas e aproximar o cliente da empresa. Isso acontece por vários motivos, conforme mostramos no texto. Não há dúvidas, portanto, de que toda empresa deveria ter sua rede social e alavancar suas vendas seguindo as dicas acima.  

Além de divulgar, o empresário precisa cuidar da gestão fiscal, contábil, financeira, de estoque, das vendas. Conheça o sistema que permite a gestão integrada do seu negócio. Veja mais no link.


Tags

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