Hoje em dia, é muito incomum observar alguma empresa que não utilize redes sociais para alavancar suas vendas. Neste artigo mostraremos quais as melhores redes sociais para alavancar suas vendas e como elas podem ajudar (e ajudam) as empresas em várias áreas.
As redes sociais ajudam na divulgação de produtos da empresa e de serviços novos. Além disso, elas podem auxiliar na divulgação da própria empresa. Quanto mais pessoas seguem sua empresa nas redes sociais, mais pessoas serão atraídas para a página dela e, portanto, mais clientes você terá.
É comum que as empresas criem redes sociais e esperem, milagrosamente, que apareçam clientes novos nela. No entanto, a empresa precisa alimentar a rede social e promover a página, seja em qualquer rede social. Além disso, pode-se dizer que as redes sociais são um investimento, de certa forma, tecnológico.
Mas surge uma dúvida: como as redes sociais podem ser usadas como conquistadoras de clientes e quais os passos para usá-las da forma correta dentro da empresa?
Antes de tudo, planejar uma rede social também é essencial. Se a empresa de já está há muito tempo no mercado, o público-alvo já é conhecido, e fica mais fácil de organizar a rede social de forma que se encaixe no padrão do cliente. Mas isso não significa que alguém que está no início não possa criar uma boa divulgação. Muito pelo contrário: a empresa pode conhecer seu público-alvo e novas oportunidades dentro da rede social. Ela é, portanto, de suma importância.
A rede social, na hora de ser criada, precisa ser pensada como algo que vai ser descoberto por novos clientes e usado pelos antigos clientes. Dessa maneira, definir quem é o público-alvo é o ponto principal. Depois disso, a rede social precisa ter suas postagens planejadas de forma que atraia os clientes a comprar produtos ou serviços disponibilizados pela empresa.
Compreender a meta da rede social e a tornar explícita é outro ponto a ser destacado dentro da rede social. Com seu público-alvo definido, fica fácil estipular uma meta: será aumentar as vendas de um produto? Dar serviços em promoções? Divulgação de novos serviços ou produtos?
Observar as redes sociais dos concorrentes que têm públicos-alvo semelhantes e similares pode servir de fonte de criatividade para a empresa.
Além disso, observar como o concorrente utiliza a linguagem, faz os posts e como eles são incentivados e respondidos são detalhes que valem o destaque. Se a empresa concorrente fizer sucesso, melhor ainda: é uma referência fundamentada para se basear.
O planejamento da rede social é essencial. Não basta postar de vez em quando ou fazer postagens aleatórias.
O cronograma semanal funciona como um funil: certas postagens atingem mais pessoas e as postagens ao fim da semana podem afunilar um certo público-alvo dentro da ampla gama de clientes.
A segunda-feira pode começar com o incentivo ao uso de um certo produto ou serviço. Na terça pode ser feito um post sobre os clientes interessados nesse produto, na quarta-feira uma curiosidade da empresa para atrair outro tipo de cliente.
Fazendo cronogramas semanais irá ocasionar, mais para frente, um cronograma mensal. Assim a organização da rede social será feita.
Como já dissemos anteriormente, a rede social de uma empresa precisa ser estimulada cada vez mais. Caso contrário, os clientes irão parar de ver as postagens, por considerá-las escassas ou repetitivas.
O Facebook e o Instagram, por exemplo, funcionam assim. Quanto mais postagens, maior visibilidade. A visibilidade é proporcional ao número de posts por dia, por assim dizer.
Isso não significa que postar coisas aleatórias e sem relevância vá aumentar o número de clientes da sua empresa rapidamente.
As empresas utilizam redes sociais por ter um grande alcance, portanto, não precisam sair do seu lugar para atingir o cliente. A rede social não tem limites e, portanto, pode abranger o mundo inteiro, se possível. O ideal é utilizar as redes sociais para expandir as vendas do produto e intensificar a criação de múltiplos públicos-alvos, aumentando ainda mais as vendas e novos produtos. Ao invés de mandar e-mails, por exemplo, que as pessoas costumam ver no início do dia ou no fim do dia, a empresa pode alcançar seu cliente durante o dia, em horários que eles estão nas redes sociais.
Depois da rede social já criada, contando com alguns clientes, a rede social pode gerar cada vez mais engajamentos. É como um círculo vicioso: o cliente curte ou segue sua página, gosta de um produto, o divulga para um amigo e este amigo vira um novo cliente curtindo ou seguindo a página. Dessa maneira, cada vez mais clientes vêm e o aumento pode se tornar exponencial. Além disso, não é necessário que o cliente faça essa divulgação, pois alguns algoritmos já mostram que a pessoa curtiu a página ou serviço de uma empresa. Portanto, os clientes divulgam a sua empresa sem cobrar nada.
No Facebook, por exemplo, os grupos prontos podem ajudar na divulgação de serviços e produtos. Muitas empresas procuram grupos que permitem a divulgação de produtos e, aproveitando a comunidade já pronta, divulgam seus produtos para o público-alvo que é semelhante ao dos clientes que elas já atendem.
Esses grupos e fóruns permitem uma aproximação maior de clientes e é possível resolver problemas que alguns clientes antes não expuseram, mas que com a aproximação da rede social, isso se torna possível.
No geral, as redes sociais servem para alavancar suas vendas e aproximar o cliente da empresa. Isso acontece por vários motivos, conforme mostramos no texto. Não há dúvidas, portanto, de que toda empresa deveria ter sua rede social e alavancar suas vendas seguindo as dicas acima.
Além de divulgar, o empresário precisa cuidar da gestão fiscal, contábil, financeira, de estoque, das vendas. Conheça o sistema que permite a gestão integrada do seu negócio. Veja mais no link.
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