Quem lida com a rotina de pagamentos e recebimentos em empresas do setor financeiro certamente precisa conhecer sobre o borderô. Mas o que é borderô?
Primeiramente, para toda lista com registro de operações bancárias e comerciais, sobre agrupamento de títulos com todos os dados a pagar ou receber, dá-se o nome de borderô.
Em segundo, o termo tem origem na palavra francesa ‘bordereau’ que foi se abrasileirando na maneira de falar e escrever ainda na década de 1980 quando as empresas de operação de factoring se consolidaram no país.
Precisa emitir borderô grátis? ERP FoxManager faz isso!
ERP FoxManager
Em terceiro, as empresas de factoring, ou de fomento, se popularizaram no Brasil por promover obtenção de ‘direitos creditórios de contas a receber’ a prazo em troca de um valor pago à vista. Para tal operação, a organização em borderô mostrou-se fundamental.
À época, o factoring era uma atividade comercial que somava a prestação de serviços à compra dos ativos financeiros dos clientes. Tratava-se, acima de tudo, de um mecanismo de fomento mercantil.
Ainda existem muitas empresas de factoring, no entanto, a atividade de realizar um borderô como uma operação exclusiva delas não existe mais.
Antigamente, o factoring tornava viável um tipo de financiamento onde a empresa vendia suas contas a receber (borderô a receber), constando um desconto, para uma terceira parte envolvida na operação.
Isto quer dizer que para o banco é vantajoso receber de maneira organizada todos os dados de informação. Imagine olhar para um boleto e ter em uma fileira todo o seu movimento bancário. Isso é fruto de uma complexa operação que envolveu muitos cálculos e pessoas.
Dessa maneira, estamos falando aqui desde uma empresa de fomento ou pequenas e médias empresas que façam emissão notas fiscais eletrônica
Portanto usar o borderô apresenta vantagens como a otimização de tempo pois organiza os títulos conforme seu objetivo. A grosso modo, pode-se dividi-lo em duas categorias: de cobrança e de pagamento.
O borderô de recebimento, ou borderô de cobrança, são o agrupamento de de todos os títulos que devem ser recebidos pela empresa. Cheques pré-datados ou duplicatas são exemplos de borderô de cobrança.
Tornam-se títulos negociados entre empresas de factoring e bancos. Além disso, nas condições da operação, nesse tipo são relacionadas as informações de valores cobrados por cada cheque ou duplicata.
É importante o empreendedor contar com um sistema ERP eficiente para automatizar e organizar os títulos. O FoxManager é capaz de realizar tais operações com a confiabilidade que se espera.
Se você já fez sua conta no ERP FoxMaager, uma das principais operações que você irá realizar com frequência é o borderô de recebimento.
Os recebimentos serão processados a partir da identificação dos créditos nas contas da empresa.
Baixar: Para dar baixa nos borderôs que já foram efetuados os pagamentos deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Baixar (Alt+1)
Abrirá uma nova tela, após avaliação dos campos, clique em “Salvar”.
Reabrir: Para reabrir um borderô com status baixado deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Reabrir (Alt+2)
Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.
Cancelar: Para cancelar um borderô com status em aberto deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Cancelar (Alt+3)
Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.
Por exemplo, para criar um borderô de pagamento, reúne-se em um único documento diversos títulos, tais como: compras a prazo, despesas, adiantamento de clientes, contas a pagar, captação de recursos e conhecimento de frete.
Após o agrupamento dos mesmos, é emitido aos bancos contendo instruções de como proceder com o pagamento dos direitos creditórios.
O borderô a pagar é um tipo de agrupamento de todos os títulos que devem ser pagos pela empresa. O ERP FoxManager permite o controle dessa funcionalidade no módulo financeiro.
Baixar: Para dar baixa nos borderôs que já foram efetuados os pagamentos deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Baixar (Alt+2)
Abrirá uma nova tela, após avaliação dos campos, clique em “Salvar”.
Reabrir: Para reabrir um borderô com status baixado deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Reabrir (Alt+1)
Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.
Cancelar: Para cancelar um borderô com status em aberto deve-se utilizar o botão Atualizar (Ctrl+A).
Selecione o borderô e clique no botão Cancelar (Alt+3)
Confirme a ação selecionando o botão “OK” e digite a senha de validação do administrador do sistema.
Logo após a tipificação correta de cada tipo de borderô, é hora de enviar ao banco ou empresas responsáveis por seu processamento.
Contudo, não custa lembrar que esta fase do processo operacional está sujeita a cobrança de impostos e custeio bancário correlato.
Enquanto isso, o envio em si pode ser feito de duas maneiras: impressão do borderô ou geração em arquivo digital com todos os dados na extensão txt, em consonância com o Cnab, Centro Nacional de Automação Bancária.
Há também a possibilidade de enviar o borderô para o banco utilizando o EDI, Electronic Data Interchange. Em uma tradução livre para o português chama-se de ‘troca eletrônica de dados’
Contudo, gerenciar e criar borderô pode mostrar-se uma tarefa inglória. Embora reúna em um único documento diversos títulos, basta um erro em um deles para comprometer toda a operação que o envolve.
Por exemplo, imagine que um erro tolo como um zero a mais em uma cifra pode gerar um problema complexo com o banco – mesmo o Banco Central – após o processamento do borderô pelo mesmo. Logo, é preciso uma revisão minuciosa de todos os títulos contidos no documento para averiguar taxas de juros e afins.
Portanto, para evitar este e outros erros, certifique-se de utilizar auxílio no gerenciamento do mesmo. Certamente muitos softwares do sistema ERP disponibilizam gratuitamente e online o serviço de controle desta funcionalidade. Mais ainda, com instruções de passo a passo para montar um.
Dentre as diversas funcionalidades de softwares do sistema ERP, uma das mais valiosas é a de simplificar a emissão de notas fiscais e a criação de um borderô, com a tabulação correta e descomplicada de todos os dados de pessoas, pagamentos e recebimentos.
Em resumo, esses softwares ajudam em uma projeção de fluxo de caixa após o pagamento. Por exemplo, qual será a previsão do meu fluxo de caixa para investimento após ter parte de meu capital comprometido para o pagamento de obrigações, taxas, multas ou juros.
Além disso, contar com o serviço de contabilidade adequado, com uso de um ERP para as necessidades do empreendimento, pode poupar tempo e dinheiro ao microempreendedor individual MEI.
No entanto, caso o empreendedor não esteja atento, pode acabar sendo tributado em todo valor que ultrapasse o teto previsto de 32% do seu faturamento.
Dessa forma, vislumbre ter que pagar os tributos na maior parte de seus rendimentos por mês, enquanto isso você poderia ter uma fatia menor desse lucro livre de impostos?
Do mesmo modo, em um borderô mensal de notas você tenha lançado 8.000 reais, apenas 2.560 reais do valor original estarão livres de impostos, por exemplo. Enquanto isso, a maior parte dele, ou seja, 5.350 reais ficam sujeitos ao recolhimento obrigatório de 27,50% em tributos.
Ou seja, o FoxManager permite realizar uma série de procedimentos em relação a gestão empresarial:
Em resumo, mesmo se você utilizar um serviço ERP online como o FoxManager para criar o borderô mensal de entrada e saída, o trabalho de um contador é útil. Ele pode poupar o MEI de pagar tributos além do necessário. Por fim, isso ocorre porque o contador possui o conhecimento técnico necessário e informações na área tributária que auxiliam o trabalho do empreendedor.
Pessoas, materiais e equipamentos estão constantemente em movimento em direções diferentes enquanto você gerencia seus…
Muitas empresas de pequeno e médio porte ainda questionam se realmente precisam de um sistema…
O termo balanço patrimonial refere-se a um demonstrativo financeiro que relata os ativos, passivos e…
Você conhece a Nota Fiscal Paulista (NFP) e quais os benefícios que ela traz para…
Você conhece o regime tributário Simples Nacional? Neste artigo separamos para você as principais vantagens…
Saiba quais são os requisitos para abrir empresa optante pelo Simples Nacional, e quem não…
This website uses cookies.
View Comments