A Black Friday 2024 será um dos momentos do ano mais esperados pelos consumidores e empresários. O grande atrativo são as baixas nos preços, que permitem a compra de diversos artigos da lista de desejos. Segundo pesquisas realizadas pelo Google, este ano será histórico nas vendas.
Com isso, o empreendedor que deseja chamar atenção para a sua loja deve pensar em algumas estratégias para atrair os seus clientes. Este ano, os consumidores estão focados em novas categorias de produtos e experiências de compra.
Se você deseja conhecer as melhore estratégias para vender mais na Black Friday 2024, acompanhe o artigo do Blog FoxManager!
Vendas no cenário atual
Apesar das flutuações econômicas, o mercado está otimista em relação às vendas na Black Friday. Segundo pesquisas recentes, 75% [https://foxecom.com/blogs/all/black-friday-2024-trends] dos consumidores no Brasil têm a pretensão de comprar na Black Friday.
Uma mudança importante que houve esse ano é que, segundo as pesquisas de mercado, a Black Friday será a data de comprar não somente os produtos da lista desejos, mas qualquer tipo de compra.
O que chama a atenção dos consumidores, são algumas facilidades que são oferecidas na Black Friday. Como por exemplo, a possibilidade de mais parcelamentos, frete grátis, brindes, além de ofertas que não são disponibilizadas durante o ano.
Para que a sua empresa obtenha sucesso na Black Friday, é necessário que haja planejamento e organização. Nesse sentido, todos os segmentos do seu empreendimento devem estar preparados para atender à nova demanda. Assim, é possível que as vendas tenham maiores resultados.
Abordamos a seguir algumas estratégias para que você, empreendedor, seja do ramo e-commerce ou varejo online, possa se preparar para a Black Friday.
O primeiro passo para fazer parte do evento da Black Friday é planejar a campanha. Nesse caso, escolha com antecedência quais são os produtos que entrarão em desconto e quais serão esses descontos.
Venda muito no varejo físico ou comércio eletrônico
É recomendável também que o empreendedor planeje estratégias de publicidade para a divulgação dos produtos. Ser bem visto na internet gera como consequência a captação de clientes. Nesse sentido, estar presente em redes sociais, páginas e anúncios é muito importante para sair na frente da concorrência.
O visual é bastante atrativo também. Então, para o caso das lojas físicas, crie estratégias de visualização que chamem a atenção do cliente, como a exposição de produtos em vitrine. Ou, para o caso de e-commerce, invista em um novo design do site de vendas.
Como citado anteriormente, este ano em especial, os consumidores não visam apenas comprar o item desejado. A Black Friday não é mais vista somente para comprar o produto que você esperou o ano inteiro para entrar em promoção. Assim, segundo as pesquisas, o público deseja comprar qualquer item de necessidade que esteja com descontos atrativos.
Todos os anos, geralmente a lista de produtos mais queridos são quase sempre parecidos.
Liderando o ranking, temos:
De fato, esses ainda serão produtos muito procurados. Entretanto, tendo em vista essa nova perspectiva de mercado, o empreendedor deve focar em diversificar o portfólio e atrair a atenção do cliente para comprar diversos itens de sua necessidade.
Dessa forma, temos como exemplo, produtos voltados para a casa, como:
Nesse contexto, crie ofertas atrativas, de acordo com as necessidades dos clientes. Colocar em promoção apenas os produtos que estão presos há muito tempo no estoque não é vantajoso.
O estoque é outro segmento da sua empresa que você deve ter atenção. É claro que em tempos normais, de acordo com o histórico de compras o empreendedor tem a noção do que pôr no estoque. Entretanto, na Black Friday, é possível fazer a captação de uma nova clientela, com preferências ainda desconhecidas por você.
Nesse sentido, estude os hábitos dos clientes, pesquise quais são dos seus itens ofertados que tem mais saída no mercado. Assim, será possível descobrir quais são os produtos que tem mais giro. Fique atento também em relação aos que entram em promoção, esses são os que terão maior rotatividade no estoque.
Tenha bons relacionamentos com seus parceiros e fornecedores. Dessa forma, é possível negociar os preços e apresentar um desconto ainda maior para os seus clientes. Não somente, esteja de olho na questão dos prazos de reposição. Todos esses setores devem funcionar de forma sinérgica para que o estoque não fique em falta.
Cuidados com a sanitização devem ser redobrados na Black Friday 2024
É importante que a empresa se organize antecipadamente, para que na data, toda a mercadoria esteja a disposição para a venda. O controle de estoque é de suma importância para o sucesso.
No Brasil, infelizmente, a Black Friday ficou bastante conhecida como “Black Fraude”. Isso porque algumas lojas, dias antes, aumentam o valor da mercadoria e no dia do evento colocam no preço normal. Dessa forma, parece que houve desconto. Entretanto, essa foi apenas uma maneira de lesar o cliente.
Nesse sentido, se você não deseja manchar a sua imagem com o público, então trabalhe de forma transparente. Ofereça descontos reais e atrativos. Assim, o seu negócio não perderá a reputação diante dos clientes. Invista em estratégias para se destacar no mercado.
A tecnologia tem sido uma aliada de grande importância para o mercado comercial. Assim, com o cenário da pandemia, os consumidores optam por fazer compras online, a fim de evitar a exposição nas ruas. Nesse sentido, o e-commerce tem ganhado muita fama nos últimos meses.
Com isso, se você deseja vender mais, mesmo sendo uma loja física, veicule o seu negócio a uma forma digital. Bem, essa estratégia é conhecida como omnichannel. Assim, você amplia o seu leque de clientes, atingindo tanto os internautas quanto os compradores do modo físico.
Comece a divulgar suas promoções e criar expectativa desde setembro [https://www.experian.com/blogs/marketing-forward/black-friday-trends-2024/]. Utilize redes sociais, anúncios pagos e e-mail marketing para alcançar o maior número de pessoas possível.
Não somente, a publicidade é o ponto chave para atrair os consumidores. Desse modo, aposte na divulgação das promoções, para que elas cheguem a maior quantidade de pessoas possível. Você pode, por exemplo, utilizar os meios digitais para fazer isso, como no caso das redes sociais, anúncios pagos no Youtube e e-mail marketing.
Com a Black Friday, é possível aumentar o alcance de vendas. Contudo, é necessário ter uma gestão eficiente para evitar possíveis falhas. Pensando nisso, o ERP Online FoxManager oferece um sistema integrado de gerenciamento de empresas, desde o nível de estoque até as vendas. Para saber mais informações, acesse o nosso blog!
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