Inventário de estoque: mais controle e menos perdas

Uma das atividades que devem fazer parte da gestão dentro de empresas é o  inventário de estoque. Organizar e administrar os produtos estocados é uma das etapas que podem evitar perda de produtos e impactos negativos na realidade financeira do negócio. É de grande importância para qualquer empresa, seja ela de qual porte for, saber o que entra e sai de seu estoque. Uma ferramenta que auxilia neste controle é o sistema ERP online.

Não ter um controle efetivo de estoque, por exemplo, pode impactar de forma negativa a empresa. Gastos com reposição de produtos, manutenção, perda de vendas e clientes são exemplos de coisas que podem ocorrer em caso de má gestão de estoque. Por isso, fazer o controle, a contagem por meio do inventário é fundamental.

Tipos de inventário

Para classificar, bem como controlar o estoque por meio de inventários, é preciso conhecer os seus principais tipos:

  • Geral (identificação de todos os bens para uso na contabilidade e gestão de patrimônio);
  • Dinâmico (identificação de parte específica de bens); 
  • Anual (feito ao final do ano fiscal);
  • Rotativo e cíclico (feitos periodicamente, de acordo com a estratégia e necessidade de cada empresa).

Além dos inventários feitos com a finalidade de gerenciar o que há no estoque das empresas, dos produtos que foram adquiridos, confeccionados e devem ser vendidos, existe o inventário patrimonial. Ele se refere aos bens considerados permanentes dentro da empresa como: veículos, imóveis, móveis. Assim, o inventário auxilia previsões de compras, substituições e aquisição de novos bens. 

  • CONHEÇA SOBRE OUTRAS FERRAMENTAS DE ESTOQUE AQUI!

Mesmo com classificações diferentes, podemos dizer que o papel de todos os tipos de inventário é basicamente o mesmo: saber o que há de fato no seu estoque, ou dentro da empresa.

Fazer inventários e a gestão de estoques exige, além de atenção, o emprego de mão-de-obra qualificada e demanda tempo. Dessa forma, aplicar ferramentas tecnológicas disponíveis é a melhor solução.

Fazer o controle manual apenas com planilhas e anotações é coisa do passado. Hoje há ferramentas de gestão ideais para ajudar os profissionais que atuam nesta área. Utilizar um ERP gratuito permite a interligação entre os setores diferentes da empresa. 

Benefícios da gestão de estoque 

Entre os principais benefícios da boa gestão de estoque estão:

  • Otimização do espaço físico da empresa;
  • Gestão eficiente do ciclo produtivo;
  • Atendimento contínuo de demandas;
  • Redução de custos e, consequente, aumento da margem de lucro;
  • Melhor decisão de compras e ações de marketing;
  • Determinação da saúde financeira do negócio;
  • Redução de despesas e melhor aproveitamento de capital.

Como melhorar a gestão de estoque 

O inventário tem papel importante nos processos de controle dentro de estoques de empresas. Podemos classificar o trabalho direcionado ao estoque em três fases: registro, controle e gestão. 

Gestão de estoque sobre o inventário das empresas deve contar com profissionais bem preparados para realizar o inventário de estoque e usar sistema ERP

Gestão de estoque em empresas deve contar com profissionais bem preparados

Primeiramente, é preciso fazer a classificação dos produtos. Já na segunda a fase de fiscalização, isto é, o controle de produtos e também da tributação que os envolve. Em segundo, a análise estratégica e levantamento de indicativos para melhorias.

Como diminuir falhas no estoque? 

As falhas humanas podem se tornar presentes (e recorrentes) na conferência realizada nos estoques. Para evitar isso, é indicado utilizar metodologias inteligentes de gestão. Uma delas é a aplicação de algum ERP. Porém, você sabe o que é um ERP? 

Enterprise Resource Planning

ERP ajuda a diminuir as falhas do seu estoque

O sistema ERP é um software que possibilita a gestão integrada entre os setores da empresa. Ele, que pode ser online e gratuito, otimiza tempo e reduz riscos de falhas.    

O ERP FoxManager permite um controle de estoque versátil e robusto, que atende aos mais modernos padrões de qualidade do mercado. Entre suas funcionalidades estão: curva ABC, estoque mínimo/máximo, múltiplos endereços, RFID, inventário cego, lote, matéria prima, entrada e saída, além da validade. Vários sistemas integrados em um só local e tudo em tempo real.

O sistema, que garante acesso grátis para até dois usuários, possibilita emissão de notas fiscais e boletos, controle contábil  e várias outras necessidades empresariais.  

Em resumo, a gestão empresarial demanda a necessidade do controle efetivo dos estoques. Por fim, esse controle deve fazer parte da gestão integrada com as necessidades de outros setores, como um banco de dados de vendas por exemplo, com finalidade de aumentar a lucratividade das empresas.