Contabilidade

Contador: os desafios da profissão

09/07/2018
Contador: os desafios da profissão

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O contador é um profissional responsável por cuidar de questões financeiras, além de patrimônio e tributos de um negócio ou empresa.

O dia-a-dia do contador é repleto de demonstrativos de resultados, contas para receber ou pagar, planilhas, impostos, taxas e muito mais.

Pensando nisso e sabendo que essa área de expansão pode ter diversos obstáculos, você precisa conhecer os desafios da profissão do contador.

Vamos lá?

Desafios da profissão de contador

A área de contabilidade exige muita responsabilidade por parte do profissional, junto com uma atenção diária a todos os detalhes.

Contabilidade

Além disso, as atividades são desenvolvidas por profissionais e técnicos especializados no assunto, devidamente registrados no Conselho Regional de Contabilidade, e envolvem empresas privadas e públicas, organizações não governamentais, entre outras.

Por isso, você precisa conhecer os desafios que essa profissão pode trazer.

– Sobrevivendo ao mercado

Um dos grandes desafios da profissão de contador, e diversas outras, é sobreviver ao mercado de trabalho atual, que está sobrecarregado de profissionais.

Com uma oferta grande de profissionais, mas com demanda menor, se destacam aqueles que realmente fazem alguma diferença.

Por isso, é fundamental procurar formas novas de sobreviver ao mercado atual através da especialização na profissão ou mesmo pela inovação no relacionamento com os clientes. Além disso, é importante se diferenciar na área, o que envolve ultrapassar as dificuldades e reconhecer os próprios limites e as oportunidades do mercado.

– Atualização constante

Como já foi falado, a atualização constante do profissional é uma das formas de vencer os desafios atuais do mercado de trabalho.

Se manter atualizado, evita que você caia em um formato ultrapassado de trabalho.

Isso quer dizer que um dos desafios da contabilidade deve ser continuar se especializando na área mesmo depois que já tem uma carreira formada ou já está financeiramente estável.

A contabilidade já é um tipo de atividade que envolve alterações constantes na legislação e obrigações que devem ser aplicadas constantemente, porém o profissional deve estar sempre atento as novas tendências do mercado que vão além destas mudanças já esperadas.

Com essa constante atualização, você evita que o seu negócio fique para trás frente aos concorrentes,  enquanto mantém a mente e os negócios abertos a novas possibilidades.

– Novo perfil

Com a constante necessidade de especialização e as mudanças constantes do mercado de trabalho, o contador pode se deparar com um novo desafio: o perfil do profissional para o próximo ano.

Esse desafio se refere a um contador diante de milhares de desafios que precisam usar a tecnologia a seu favor.

Pensando nesse desafio, é preciso se tornar um contador proativo e tentar reduzir os impactos das constantes mudanças nos negócios.

Dessa forma, o desafio do novo perfil se refere a gestão e uso da tecnologia para agregar nas atividades comuns do escritório para se destacar no mercado, como por exemplo aderindo a contabilidade online.

A utilização de ERP´s (Enterprise Resource Planning), que são sistemas de gestão integrados, tem se tornado cada vez mais frequentes. Eles facilitam consideravelmente a rotina contábil, visto que, ao invés de refazer a digitação já realizada pelo cliente, permite a exportação dos dados, fazendo com que o trabalho no escritório contábil seja menos operacional, e mais analítico. Dessa forma o contador tem mais tempo de se dedicar a questões mais importantes, como análises para verificar se o regime tributário escolhido pela empresa está sendo adequado a mesma, por exemplo, e consegue atender de maneira eficiente e igualitária um maior número de clientes.

– Consultoria

A consultoria é uma daquelas áreas que poucos empresários se preocupam, até que realmente precisam.

Um dos desafios que os empresários enfrentam, é a dificuldade de lidar com a legislação em constante alteração e tributação complexa.

Pensando nesse desafio, surge a contabilidade, para facilitar e trazer o diferencial para a sua empresa.

Essa área de consultoria, serve para ajudar os empresários com esses desafios diários, demonstrar onde estão errando e auxiliar indicando as melhores saídas para as mais diversas situações. É mais um caminho que alguns contadores optam, necessitando porém de uma boa qualificação para guiar corretamente as empresas.

– Cobrança de serviços

Um desafio comum da nova profissão de contador é começar a se preocupar com os serviços que são realizados e não com os honorários.

Isso quer dizer que os escritórios de contabilidade devem detalhar os serviços que vão ser prestados e passar a cobrar esses serviços de forma individual.

Além disso, é preciso é preciso ter uma consultoria adequada para chegar ao valor exato dos impostos e para evitar a realização de serviços que não são necessários.

– Atendimento personalizado

O atendimento personalizado vem para suprir os desafios de um contato cada vez mais escasso dentro da contabilidade.

Para acabar com o problema do relacionamento e contato entre cliente e empresa, o atendimento personalizado vem para tirar dúvidas, facilitar as cobranças e comunicação geral e para falar sobre assuntos que são problemas comuns dentro das empresas.

Ainda que poucas empresas realmente entendam as dificuldades dos clientes, é através do atendimento personalizado que esse desafio é superado e que surge a possibilidade de resolver dilemas e facilitar o acesso à informação e resolução de problemas.

Atualmente há várias plataformas de contato com o cliente, algumas inclusive dentro do próprio ERP, que permitem uma interação constante com os clientes, acelerando o atendimento, e possibilitando um acompanhamento direto.

– Presença digital

Um desafio comum em algumas empresas de contabilidade é a falta de meios digitais que possam dar algum suporte para o profissional.

A presença digital evita que o seu escritório fique desatualizado, além de atrair clientes em potencial que procuram por empresas mais atuais no mercado.

Pensando nessa questão, a presença digital envolve um site, blog ou mesmo redes sociais que devem ser atualizadas constantemente.

A principal forma de utilizar a presença digital é através do marketing virtual, que pode alcançar um número muito maior de possíveis clientes.

A ideia é publicar artigos empresariais, fazer postagens gráficas (como imagens), vídeos explicativos, e-mails e outros.

– Parcerias

As parcerias podem ser vistas com uma certa resistência para alguns profissionais da área e até atrasar um pouco o andamento de algumas ideias.

É preciso estar sempre atento a qualquer oportunidade e possíveis parceiros de negócios para você não ficar para trás quando alguma ideia inovadora aparecer.

Com a ascensão do empreendedorismo, a contabilidade é uma área que pode crescer rapidamente com dedicação e persistência.

Por isso, o que vale é estudar uma empresa ou parceiros antes de tentar uma nova parceria e realmente entrar naquela área de atuação.

Assim, fica mais fácil você fazer bons parceiros e procurar a constante evolução da empresa ou do seu escritório.

As parcerias podem ser feitas de diversas formas, tanto para facilitar a entrada e fidelização do cliente, quanto para otimizar o trabalho através de novas ferramentas, ou mesmo para divulgação. Uma parceria bem desenvolvida pode resultar em grandes resultados e diferenciar o contador dos demais profissionais no mercado.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre os desafios de contabilidade e a melhor forma de driblar esses problemas, comece agora mesmo a anotar todas as dicas para realmente chegar ao sucesso.

Pensando nisso, você pode garantir todas as estratégias necessárias para o crescimento na área e evitando que o seu negócio saia dos trilhos.

Por isso, pode deixar de lado aquela imagem de um contador trancado em uma sala com uma calculadora na mão e se prepare para os novos desafios diários do mercado atual.

 

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Contador: os desafios da profissão”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › NF: Como emitir nota fiscal sem ter empresa aberta?

[…] vale consultar o seu contador para saber qual opção vale mais a pena para o serviço que é prestado por você como profissional […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › CEST: para quê serve na NF-e

[…] se você puder contar com a ajuda de um contador durante todo o processo, será fundamental. Isso porque as regras durante o processo de inclusão de […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙