Empreendedorismo

Franchising – Como transformar negócio em rede de franquias

Você possui uma empresa, com um modelo de negócio consolidado, e pretende expandir seu empreendimento? Uma boa ideia é abrir filiais ou franquias, e lucrar com isso. Mas, você sabe como fazer para transformar sua empresa em uma rede de franquias, ou como se tornar um franqueador? Vamos esclarecer essas dúvidas neste artigo. 

Primeiramente, antes de saber como tornar um negócio local em uma franquia, é preciso entender bem o que é uma franquia.  Então, vamos lá!

O que é franquia

De acordo com a Lei de Franquias, o franchising é “o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”

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 Em resumo, um negócio que já existe – e apresenta potencial lucrativo – passa a ser replicado por terceiros. A marca, processos produtivos, tipo de atendimento, produtos e todo o modelo empresarial adotado pela empresa sede é adotado pelo franqueado, aquele que adota uma franquia para trabalhar. 

A atuação das franquias é regulamentada pela nova lei das franquias (Lei 13.966/2019). Ela entrou em vigor recentemente e trouxe mudanças. tipo de relação, vínculos e permissões. Leia mais sobre o assunto no artigo “Nova lei das franquias exige adequação de empresários”.

https://blog.foxmanager.com.br/nova-lei-das-franquias-exige-adequacao-de-empresarios-franquia-lei-13966-normas-taxa-custos-pros-contras-franqueado-franqueador-negocios-abrir-empresa-cnpj-erp-tecnologia-lucros-vendas-pdv-fluxo-de-ca/

Quais os tipos de franquia

É comum observarmos empresas com marcas consolidadas que possuem filiais em várias cidades. Há até mesmo algumas com várias lojas e PDVs na mesma localidade. Mas, não se engane, o pequeno negócio também pode se tornar uma franquia de sucesso. As chamadas microfranquias são opções de menor custo financeiro para o franqueado que costumam ser bastante procuradas. 

Sendo assim, podemos destacar alguns  modelos de franquias:

  • Franquia unitária, quando há a cessão de direito de abertura de uma unidade.
  • Franquia Master, geralmente ocorre quando há planos de internacionalização de franquias. Neste caso, o franqueado pode terceirizar ou implantar outras unidades franqueadas em uma determinada área.
  • Microfranquias, que são aquelas com baixo investimento inicial, de menor custo operacional e operação simplificada, ou seja são “baixo custo”, ou franquias baratas. Geralmente, elas contemplam  atividades que podem ser feitas pelo próprio franqueado em pontos comerciais menores ou em home office, por exemplo.

Como ser franqueador

Uma opção para quem deseja se tornar um franqueador é contratar uma consultoria especializada na formatação de franquias. Esse tipo de empresa atua fazendo a

Segundo o Sebrae, o novo franqueado deve seguir os passos para franquear seu negócio: 

  • Analise a situação legal da empresa;
  • Planeje o processo de formatação da franquia;
  • Elabore o plano de expansão da rede;
  • Sistematize os processos para os franqueados;
  • Elabore os contratos da franquia;
  • Venda a franquia;
  • Selecione os franqueados.
Contrato deve ser bem definido

Contrato de franquia

A franquia tem por base a relação comercial entre franqueador e franqueado, por isso, é fundamental firmar um  Contrato de Franquia. Entre os itens que devem contar nele estão:

  • Detalhes sobre Produtos/Serviços
  • Qual a área geográfica de atuação
  • Quais os deveres do Franqueador
  • Quais os deveres do Franqueado
  • Quais são as penalidades para não cumprimento das normas estabelecidas
  • Valores
  • Condições para cancelamento do Contrato

Remuneração

Outros itens importantes que franqueadores e franqueados precisam conhecer são:

  • Taxa de Franquia –  valor fixo cobrado para ingresso do franqueado na rede.
  • Royalties – percentual sobre o faturamento bruto da unidade franqueada, geralmente cerca de 5 a 10% ou algo mensal fixo.
  • Fundo de Propaganda – valor pago, geralmente de modo mensal, pelo franqueado para arcar com ações de marketing e divulgação da marca.

O Sebrae montou uma cartilha específica sobre a criação de franquias. Confira no link 

Dicas para escolher uma franquia

Antes de optar por alguma franquia é preciso reunir o máximo de  informações sobre ela. Entre as informações importantes estão:

  • Quantas unidades fazem parte da rede;
  • Se já houve falência em alguma unidade;
  • Quais as taxas de franquia;
  • Margem de lucro;
  • Duração do contrato entre franqueado e franqueador;
  • Forma de divulgação dos produtos;
  • Se haverá ajuda direta;
  • Tipo de tecnologia utilizada na empresa;
  • Se treinamento interno sobre gestão faz parte do contrato.

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Em síntese, optar por esse modelo é algo que pode ser bem vantajoso – principalmente para empresários de “primeira viagem” -, já que se investe em modelos de negócios já existentes no mercado.

Para aquele que transforma o seu empreendimento em uma rede, é preciso estudar bem o assunto e planejar todos os detalhes que envolvem a criação e gestão dessa rede.

Redação FoxManager

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