Delivery - dicas para adotar na entrega de seus produtos

Um dos, por assim dizer, reflexos do novo coronavírus - sem dúvidas - é a expansão do delivery. O sistema de entregas de mercadorias que antes era comum em empresas que atuam no ramo da alimentação, hoje passou a ser realidade em vários tipos de negócios. Confira dicas para aproveitar essa tendência, estruturar sua empresa e continuar a vender online mesmo no pós-pandemia. 

Quem precisa de delivery ?

Entenda, com a pandemia deste ano de 2020 pode se verificar, cada vez mais, dois aspectos: 

  • possibilidade maior de vendas para público local (pequenas e médias empresas começaram a ser mais notadas, mesmo com a concorrência de grandes marcas e empreendimentos);
  • rompimento de fronteiras geográficas via web, ou seja, ampliação de consumidores em potencial com vendas para outros bairros e cidades.

Desta forma, o e-commerce - que permite vender para locais distantes via correio - ou o serviço de entrega na mesma cidade da empresa ou fábrica se viram fortalecidos. Note que essa realidade é comum para empreendedores pequenos (MEI, por exemplo) ou grandes corporações.

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Muitos foram os que constataram a necessidade de se adequar ao novo momento. Negócios que já tinham anos de mercado no formato mais tradicional precisaram passar a funcionar na internet, ou - com o isolamento social - precisaram buscar os meios para levar os produtos até a casa dos clientes, seja por meio de aplicativos de entrega ou serviço próprio de delivery. 

Comum no ramo de alimentação, principalmente nos restaurantes e lanchonetes, o delivery transpôs esse ramo e passou a ser adotado - de modo quase obrigatório - em lojas e vários empreendimentos. 

Seja um presente, souvenir, livro, alimento, vestuário ou remédio, as mercadorias precisam chegar aos clientes com segurança, sem a necessidade deles buscarem lojas físicas. Ou seja, por meio da low touch economy.

Veja que isso demandou adequação de empresas. Entre as necessidades:

Note ainda que essa tendência deve continuar mesmo no momento pós-pandemia. Em resumo, as empresas precisam considerar o delivery de produtos na sua rotina de gestão.

Dicas para empresas

Para ajudar os donos de micro e pequenas empresas, o consultor do Sebrae-SP Luiz Felipe Navarro fez uma lista com dez orientações para um delivery eficiente.

1-COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CLIENTE

É fundamental entender como seu cliente se comporta no dia a dia. Sem dúvida, a pandemia potencializou o processo de conveniência na vida das pessoas, no entanto, trata-se de um público bastante exigente e imediatista. Conhecer ainda mais seu cliente e potencial cliente pode ajudar e muito.

2-QUE TIPO DE PRODUTOS CONSIGO OFERECER NO SISTEMA DELIVERY

É preciso validar a estrutura da empresa e validar as exigências para que o produto chegue preservado ao local de entrega. Além disso, é necessário avaliar a estrutura de estoque existente e a capacidade produtiva para tal.

3-CANAIS DE DIVULGAÇÃO DO SERVIÇO DE DELIVERY

Para que o delivery ocorra e seja um sucesso, é preciso definir como divulgar e comunicar para o mercado, em especial,intensificar a comunicação pelas redes sociais.

4-ESTRUTURA PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DO MERCADO

O empreendedor precisa avaliar o perfil de profissional adequado para interagir com os pedidos que chegam. Seja por telefone, WhatsApp ou redes sociais, é essencial haver dedicação e muita atenção para não haver atrasos nas entregas.

5-CAPACIDADE LOGÍSTICA DA EMPRESA EM ATENDER AS DEMANDAS

A entrega é um dos pilares para que o delivery cumpra seu papel.Caso seja necessário contratar terceiros, a empresa deve acompanhar de perto e apresentar as condutas apropriadas.

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6-ATENÇÃO ESPECIAL PARA AS FORMAS DE PAGAMENTO

Verifique as formas de pagamento disponíveis na empresa. Veja as possibilidades de pagamento a distância e antecipado, que podem evitar possíveis problemas de inadimplência.

7-APRESENTAR BASTIDORES E CUIDADOS COM A HIGIENE

Mostrar para os seguidores e para os clientes alguns cuidados da empresa com a higiene dos produtos, do ambiente, no processo de entrega. Pode ser por meio de fotos e vídeos.

8-TREINAMENTO CONTÍNUO DA EQUIPE

Essa é uma medida fundamental para o delivery ter um bom desempenho e garantir a integração da equipe, além de um melhor acompanhamento dos acontecimentos da empresa.

Vendas online se tornaram comuns por meio do e-commerce e sistema de entregas, ou delivery

Vendas online se tornaram comuns por meio do e-commerce e sistema de entregas

9-RELACIONAMENTO E ENCANTAMENTO DE CLIENTES

Considere enviar um bilhete com um agradecimento pela compra, criando assim uma experiência ainda melhor para o consumidor.

10-PÓS-VENDA E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES

Avaliar o processo de delivery é muito importante. Possibilite um momento de interação para que os clientes sejam ouvidos e as oportunidades de melhoria sejam colocadas em prática.

Tecnologia para gestão 

Seguir as dicas para estruturar o delivery é fundamental, mas - neste novo cenário - as empresas precisam seguir com algumas antigas necessidades. Ou seja, fazer a gestão de estoque, controle financeiro, ter um PDV estruturado, manter a contabilidade em dias, emitir notas fiscais, boletos, entre outros. 

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Tudo isso é possível com ajuda da tecnologia. O uso de sistema ERP online demandadas pela pandemia de covid-19. 

A gestão empresarial integrada, e em tempo real, exige o emprego da tecnologia.