Qual a importância do controle financeiro para empresas de todos os portes?
O controle financeiro para empresas é um assunto que não pode ser negligenciado por nenhum empresário que deseje prosperar, independentemente do porte de sua companhia. Isso porque a má gestão das finanças é um dos motivos que impedem o sucesso empresarial.
Continue a leitura deste post para conhecer melhor esse tema. Acompanhe e confira!
Importância do controle financeiro para empresas
Controlar as finanças significa saber a qualquer momento, entre outras coisas, quanto se tem de disponibilidades imediatas (dinheiro em caixa e em bancos), qual o montante das contas a pagar e a receber no curto e no longo prazos, os valores e as quantidades de mercadorias em estoque e a necessidade de novas aquisições.
Perceba, então, que esse processo envolve várias transações rotineiras, necessárias à manutenção das operações da organização. É improvável que algum empreendimento sobreviva por muito tempo sem esse tipo de controle.
Finanças e perspectivas empresariais
Ninguém resolve empreender se não para obter lucros de forma consistente, segura e durável. Nesse ponto, você lidará com aspectos intimamente ligados às finanças, como:
- controle de custos, despesas e gastos em geral;
- projeções de vendas;
- investimentos na divulgação de seus produtos ou serviços (propaganda e marketing);
- ampliação das atividades e da posição da empresa no mercado em que ela atua.
Para que isso tudo aconteça, é necessário implantar e manter um fluxo de caixa eficiente e rigoroso, que permitirá monitorar a saúde financeira da organização, bem como as possibilidades e a conveniência de recorrer a recursos externos (financiamentos e empréstimos) quando preciso.
Como melhorar o controle das finanças
O fluxo de caixa é uma ferramenta indispensável. Nele você deve registrar periodicamente (de preferência, diariamente) as entradas e saídas de numerário, as obrigações a pagar (compras a prazo, aluguéis e seguros contratados, tributos a recolher, dívidas com instituições de crédito e afins) e os valores a receber (vendas a prazo, títulos diversos, antecipações a funcionários ou a fornecedores, impostos a restituir e outros).
Veja que esse procedimento exige a documentação e o registro de todas as transações já realizadas. Por outro lado, pode-se trabalhar com as previsões de receitas e despesas para estimar a situação financeira nos meses seguintes.
O Sistema de Gestão Empresarial
A administração das finanças pode se tornar uma atividade trabalhosa — e mesmo impossível, dependendo do volume de registros —, caso seja realizada com planilhas ou outros programas de computador isolados para acompanhamento de caixa, bancos, estoques, clientes, fornecedores e similares. Não é preciso, porém, proceder dessa maneira.
Existem softwares integrados que fazem todas essas tarefas de forma bastante simples e rápida, em uma única plataforma, e que fornecem os relatórios desejados no momento oportuno. Estamos falando do Enterprise Resource Planning (ERP, Sistema de Gestão Empresarial).
Percebeu como é fundamental fazer o controle financeiro para empresas? Em verdade, ele faz toda a diferença no desenvolvimento de um negócio e sua falta certamente impedirá uma firma de crescer, quando não levá-la à falência.
Agora aproveite para conhecer melhor o ERP, uma ferramenta que revolucionará a direção administrativa na sua organização.