Uma das principais ferramentas de integração dentro de uma empresa é o endomarketing. Ele consegue fazer com que os funcionários e o negócio funcionem de maneira colaborativa. Mas como a sua aplicação pode ser realizada?
Por meio de uma estratégia específica, o endomarketing consegue promover vários mecanismos para melhorar o produto e a ação interna dentro da empresa. Boa comunicação em prol do público interno, da qualidade de vida dos colaboradores.
Neste artigo você poderá saber o que é endomarketing, como ele pode ser utilizado, e qual a sua importância dentro dos processos da sua empresa.
O endomarketing engloba muitas atitudes. Entre elas, a promoção da qualidade de vida do funcionário.
O endomarketing é, portanto, um conjunto de atividades que culminam no bem-estar maior da empresa. Sua principal consequência é gerar motivação e produtividade.
Todo funcionário que conhece a empresa e seus objetivos e sabe de sua importância para um resultado final positivo, se sente parte desse processo e tende a oferecer melhores resultados.
Uma empresa que tem alta produtividade atrai mais colaboradores qualificados.
Em resumo, o objetivo do endomarketing é garantir uma boa qualidade de comunicação interna que culmine em benefício para toda a empresa e gere maior produtividade.
Assim sendo, a empresa tem melhor integração e tem maior qualidade nos processos. Falaremos um pouco sobre como o endomarketing pode ser realizado a seguir.
Existem várias funções do endomarketing, a principal delas é criar uma imagem positiva da empresa.
Os funcionários precisam conhecer a sua própria empresa. Quando a empresa tem seus valores claros e é aberta a novos conceitos e idéias que possam melhorar ainda mais seu ambiente interno, cria essa imagem positiva da empresa, importante para que os colaboradores se sintam motivados.
A retenção de talentos também é feita por meio do endomarketing. Ao aumentar a integração dos colaboradores e processos gerais da empresa, as chances de conseguir manter colaboradores leais e ter acesso a novos colaboradores capacitados aumentam, diminuindo consideravelmente a rotatividade.
Outra função do endomarketing é promover ações sobre uma maior qualidade de vida e como ela impacta na produção.
Os funcionários que estão com uma saúde ruim tendem a trabalhar menos e pior ainda: o ciclo se repete. Trabalhando menos, os funcionários sentem uma baixa auto-estima, que reflete novamente no trabalho. É uma espiral negativa.
Assim sendo, é trabalho do endomarketing garantir que as pessoas tenham qualidade de vida no ambiente de trabalho, melhorando consideravelmente seu rendimento.
Oferecer algumas práticas alternativas de exercícios físicos é um dos modos de promover a qualidade de vida sem sair do mundo empresarial. Piqueniques saudáveis, dinâmicas, uma boa política de benefícios e outros métodos também podem ser uma boa pedida para quem quer iniciar o endomarketing na empresa como estratégia.
Deve-se lembrar que a consequência do endomarketing é o melhoria da empresa no geral, e posteriormente, aumento da produtividade.
Dessa maneira, é importante garantir que essas atividades sejam estimuladas com o foco em si mesmas, ou seja, sem algo em troca. O restante virá com o tempo.
Espalhar informações sobre a empresa, como por exemplo, a sua estruturação geral, é uma boa atitude de endomarketing.
Quando as dúvidas são esclarecidas e a transparência é uma característica da empresa, não existem conflitos por falta de informação. Isso aumenta a confiança de todos para com a empresa.
Em resumo, ações como reuniões com os funcionários periodicamente, eventos de integração dos funcionários, espaços de relaxamento, entre outros, garantem benefícios para toda a empresa.
Voltando ao conceito do endomarketing, termo criado em 1985, deve-se notar que ele é a chave para que uma empresa cresça hoje em dia. Todas as ações internas da empresa voltadas para o endomarketing garantem excelente resultado no objetivo final.
No Google e na Apple, duas grandes empresas, os funcionários são ouvidos e conhecem qual seu lugar, importância e objetivo em determinada situação. Eles são treinados para conhecerem a sua empresa e o que ela gostaria de ter como resultados.
Boa comunicação é sinônimo de felicidade dentro e fora do ambiente de trabalho.
Investir em processos empresariais modernos também otimiza o trabalho em pequenas, médias e grandes empresas. A tecnologia pode ajudar funcionários e empresários.
Em suma, o endomarketing é necessário para quase toda as empresas de hoje em dia. O intuito é garantir que os funcionários conheçam a empresa e seus objetivos, assim melhorando o seu desempenho dentro dela. Ações como cartazes motivacionais e informações para todos os funcionários, atividades alternativas além do horário de trabalho e reuniões esporádicas de equipe mostram aos colaboradores a importância deles para a empresa.
E sabendo que se os empregados reconhecem sua função na empresa como importante e sentem-se confortáveis nela, a produtividade e eficiência aumenta consideravelmente, então o endomarketing pode melhorar a empresa no geral. Portanto, investir no conjunto de ações voltadas para este tipo de marketing é essencial para as empresas de hoje.