Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários
Motivar funcionários é essencial para todo empreendedor. Pois, é impossível lidar com todas as tarefas diárias e fazer tudo sozinho sem os colaboradores. A gestão empresarial passa pela gestão de pessoas. Por isso, é importante manter a motivação sempre.
O ato de manter uma equipe motivada é um desafio constante, principalmente a de vendas, responsável pelo cumprimento de metas que vão impactar diretamente no lucro da empresa.
Por mais centralizador que seja seu estilo de administrar, o empreendedor sempre terá de contar com uma equipe que o auxilie e leve a cabo tarefas em prol da empresa.
Logo, imagine que motivar funcionários depende basicamente de fatores universais e inerentes a qualquer ser humano. Questões como respeito, segurança, dinheiro e aprendizado.
Portanto, se você quer extrair o melhor das pessoas, deve estar disposto também a dar o melhor a elas. É papel do ‘capitão do navio’ manter esta equipe motivada e pronta para novos desafios.
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Uma breve análise interna
Primeiramente, gestores e diretores devem ter em mente que por mais brilhantes que seus colaboradores possam ser, eles também são, acima de tudo, seres humanos. Ou seja, passiveis de falhas, e decréscimo de produtividade.
Sendo assim, um grupo de colaboradores desmotivados é capaz de trazer prejuízo para a empresa.
É sempre positivo o empresário fazer uma autocrítica e verificar se ele não é uma das causas de um clima organizacional desfavorável à produtividade.
Cultura positiva para motivar funcionários
Não há nada mais nocivo para a produtividade que um ambiente de trabalho tóxico, onde se instaura a cultura de fofocas, ou, de assédio moral. É impossível motivar um funcionário em um local onde ele não se sinta respeitado.
O ideal para iniciar uma mudança a esse respeito é criar um manual de conduta e reunir toda a equipe para discutir o que é ou não razoável nas relações interpessoais no ambiente de trabalho.
Mais ainda, regras claras sobre o que não será tolerado também trazem uma rede de segurança para todos, inclusive minorias raciais ou sexuais que possam fazer parte de sua equipe.
Clima de trabalho favorável
Segundo as pesquisas da psicologia moderna (especificamente Frederick Hersberg), o ser humano possui uma cadeia de necessidades básicas, das quais ele responde com uma melhor atitude. Motivar funcionários também.
Aliás, já verificou se seus funcionários possuem todas as ferramentas para executarem suas tarefas plenamente?
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É algo trivial e que poucos podem dar a atenção devida, mas seus funcionários podem não se sentir prestigiados caso careçam de um telefone para falar com seu fornecedor, ou uma conexão boa de internet para manter fazer prospecção de clientes.
Estamos falando aqui de toda a infraestrutura necessária, por exemplo: instalações adequadas, meios de transporte, softwares próprios para as tarefas, telefones, celulares, computadores, laptops e até mesmo a iluminação correta.
Compreenda o colaborador
Se por um lado existe a pressão da gerência por resultados palatáveis, que possam ser postos em um gráfico, todavia, existem funcionários que talvez não estejam recebendo o incentivo mais adequado para sua personalidade.
Durante a gestão empresarial. é importante ‘saber ler’ as pessoas, chama-las para uma conversa e verificar qual a melhor atitude a se tomar.
Descubra as suas preferências, o que lhe causa alegria, ou medo. Isso permite uma técnica de abordagem mais particular em cada um dos funcionários.
Muito além disso, essa análise permite que você delegue melhor tarefas que seu funcionário encare como pessoalmente desafiadoras.
Elogie e invista no colaborador
A dinâmica de trabalho e funções em uma empresa podem mudar de uma maneira para outra, portanto, é imprescindível ter um funcionário que saiba exercer múltiplas funções quando necessário.
Por isso, a polivalência é alcançada somente com treinamento. Invista na especialização de sua equipe, para que eles estejam sempre atualizados e prontos, além de felizes por trabalhar em um local que os valoriza enquanto profissionais.
Além disso, saiba reconhecer boas ações. Elogie quando um colaborador não apenas fez a tarefa delega, mas a executou com excelência.
Recompensa por metas atingidas
Por fim, recompense quando os funcionários alcançaram metas difíceis de alcançar que você mesmo estipulou.
Vá além das comissões por vendas, ou bônus por performance anual amplamente difundidas por empresas.
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Os colaboradores se sentem especiais quando ganham presentes como produtos eletrônicos ou viagens. Parece exagero?
Logo, experimente estabelecer prêmios específicos por cada meta atingida pela equipe de vendas, por exemplo, e verá o quão motivado um funcionário pode se tornar. Essa ação pode fazer parte da gestão empresarial no seu negócio.