Dicas para aumentar fluxo de caixa no fim de ano
O mês de dezembro é sinônimo de boas vendas por conta do Natal e das festas de fim de ano. É uma época importante sob o ponto de vista da gestão financeira pois é a oportunidade que o varejo tem de aumentar fluxo de caixa com vendas.
O empresário também precisa estar atento as oportunidades que surgem no momento para não ficar atrás dos concorrentes. Claro, nem tudo depende dele mesmo, muitas vezes ele pode estar refém de um momento econômico mais delicado com contas a pagar, o que reflete no caixa da empresa.
Entretanto, é fundamental a tomada de decisão em buscar meios para lucrar no fim de ano. Veja as dicas abaixo para entrar no seu planejamento financeiro.
Época ideal para fluxo de vendas
No Brasil, existe uma convergência de fatores que corroboram para o aumento do fluxo de vendas, como o pagamento do décimo terceiro salário, por exemplo.
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Além dessa deliciosa jabuticaba brasileira, muitos trabalhadores terão acesso ao dinheiro do FGTS. Ou seja, dinheiro no bolso aliado ao espírito natalino só pode trazer boas notícias.
Venda menor ainda é uma venda
Mesmo se tratando daqueles consumidores que andam com o orçamento mais apertado e sem capital de giro, devem ser levados a comprar algo por impulso no último instante. Nem que seja, como se diz, ‘uma lembrancinha’.
Portanto, é necessário estar preparado para atender a todos os clientes, afinal, uma compra é uma compra. Existem algumas dicas de como fazer para aumentar seu fluxo de caixa esta época do ano. Confira:
Bom relacionamento com fornecedores
É importante manter seus canais sempre abertos essa época do ano. O fornecedor de seus produtos é um ator essencial caso haja a necessidade de negociações de última hora ou pagamentos antecipados.
Quer dizer, ter um ótimo relacionamento com eles, pode trazer benefício mútuo nesse relacionamento. Por acaso, como você poderá renegociar a quitação de débitos caso não possua uma relação cordial com eles?
Treinamento da equipe
Se já é essencial que uma equipe de vendas seja bem treinada em circunstâncias normais, esta época requer uma atenção em especial.
É comum o empresário contratar dois ou mais funcionários para reforçar o time, por isso, também é bom investir em uma palestra motivacional e para rever os processos de venda nas atividades operacionais.
Devem ser aperfeiçoadas:
- Noções de comportamento;
- Atitude;
- Pró atividade;
- Boas maneiras.
Estipule metas de venda
Outra forma de manter a equipe afiada para realizar as vendas e receber da melhor maneira os clientes que lhe visitarem é estipular metas de venda. Não apenas para aumentar o ticket médio da empresa, mas também criar comissão por venda realizada acima de um teto estabelecido com demonstração de resultado para o fluxo de caixa projetar o lucro.
Determinar um objetivo a ser cumprido é sempre uma forma de estimular todos que trabalham na organização. Existe um desafio lançado e todos devem estar preparados.
Controle o fluxo de caixa
Certamente é a época ideal de vendas, mas fluxo de caixa não significa apenas isso. Existem tipos de fluxo que influenciam nos registros financeiros da empresa. Como o próprio nome sugere, ele reflete os movimentos de saída e entrada ou controles financeiros.
- Leia mais: Inventário de estoque e ERP: dicas para aumentar controle e evitar perda de produtos em empresas
Portanto, seja qual for o valor de compra ou venda é importante deixar tudo no livro de registro.
Mais importante, se você já usa um sistema ERP, que auxilia o empreendedor na gestão empresarial de seus negócios, tudo fica melhor organizado pois você tem acesso a todas as informações relevantes a um clique.
Entenda: Usar o sistema ERP online é a solução para quem precisa fazer a gestão completa e integrada da sua empresa. Conheça mais sobre essa tecnologia.
Estoque e fluxo de caixa
Da mesma forma é importante o empreendedor estar atento quanto ao estoque disponível em sua loja. Por isso, realize uma pesquisa prévia para descobrir quais são os produtos que estão tendo uma boa saída.
O ideal é se prevenir para não ser pego de surpresa. O pior cenário que pode acontecer é você ficar sem o que o cliente deseja comprar e ele acabar deixando o dinheiro no seu concorrente por pura falta de atenção a esse detalhe.
Gestão de estoque precisa de ferramentas tecnológicas
Mas calma, não há razão para exagerar. Se estamos falando de aumentar fluxo de caixa, não vá se empolgar e adquirir mais do que o necessário. Aí, ao invés da falta você acaba com seu caixa retido. O que é igualmente ruim.
Marketing é a alma das vendas
Antes de tudo, se sua loja possui ponto físico ou atua somente no e-commerce, lembre-se que quem não é visto não é lembrado.
Depois, invista em inserções na rádio e televisão, além de panfletos informativos e bem feitos nos arredores do local da compra.
Sobretudo é importante que quem distribua os panfletos também estejam na mesma sintonia de toda a equipe da loja. Ou seja, sua venda inicia por essas pessoas.
Além disso, de que adianta divulgar panfletos se as pessoas responsáveis por os distribuir são carrancudas e nada simpáticas?
O que é Fluxo de Vendas
Entender o que é exatamente o fluxo de vendas: um processo usado na empresa para criar interesse ou apontar a necessidade ou problema que o produto ou serviço que você dispõe pode resolver.
Faz parte desse processo atiçar a curiosidade sobre essa necessidade ou problema e demonstrar que existe uma solução para ambos.
Nesse tempo é a hora de educar o cliente, manter contato com ele, persuadi-lo e fechar uma venda.
Uma das formas mais eficientes de atingir esse objetivo é dividir os esforços de marketing e de vendas de maneira racional.
O treinamento da equipe de vendedores deve desenvolver funções específicas. Ou seja, criando e dividindo a equipe entre vendedores internos e externos. Cada um com suas devidas responsabilidades e com metas distintas a serem alcançadas.
De acordo com Philip Kotler, há de se tomar cuidado quanto à invariável rivalidade que essa situação pode criar entre as diferentes equipes.
Os vendedores [externos] geralmente ficam ressentidos quando a empresa monta uma operação de telemarketing [vendedores internos] para vender para clientes menores. A empresa diz aos vendedores [externos] que os operadores de telemarketing aumentam seu tempo livre para se dedicar a contas maiores, com as quais podem receber uma comissão maior, mas ainda assim os vendedores [internos] demonstram desagrado.
Philip Kotler
Só atua com vendas no e-commerce?
Contudo, se tratar de um e-commerce, contrate uma empresa de comunicação para traçar um perfil de compradores de seus produtos e invista no SEO (Search Engine Optimization).
Por fim, o próximo estágio é entrar em contato com o setor de vendas das redes sociais mais populares dentro da faixa etária e sócio-econômica correspondente e comprar anúncios dirigidos.
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