Conheça os segredos dos grandes empreendedores de sucesso
Ouvir a voz da experiência pode ser de grande interesse, seja na vida ou até mesmo no mundo dos negócios. Existem certos truques e segredos que poucos conhecem sobre o mundo do empreendedorismo e que podemos aprender com a experiência dos empreendedores bem sucedidos. Neste artigo compilamos todos os segredos dos grandes empreendedores de sucesso, bem como conselhos importantes para empreendedores iniciantes.
Por que ouvir os empreendedores de sucesso?
Não devemos, primeiramente, conceder verdade a tudo que os empreendedores de sucesso falam, mas podemos ouvir e tirar o melhor de seus discursos. Alguns empresários podem falar de maneira superficial, mas outros passam bons conhecimentos, principalmente em palestras. Ouvir a voz da experiência diminui as chances de uma pessoa acabar cometendo o mesmo erro que alguém já cometeu no passado. Ou seja, ouvir a voz de empreendedores que tiveram sucesso pode auxiliar os pequenos empresários a repensarem suas ações e observar onde não podem errar.
Por conta disso, falaremos os segredos e as experiências de empreendedores de sucesso para ajudar a esclarecer certos erros, bem como mostrar o que deve ser evitado para ser bem sucedido.
Concentração em poucas coisas
É comum ouvirmos que não somos preparados para realizar multitarefas. Duas coisas dificilmente podem ser feitas ao mesmo tempo e saírem com uma qualidade excelente. Quando isso se aplica às empresas ou ações do empreendedor, isso pode ser ainda mais forte. Aquele que tenta fazer tudo sozinho raramente consegue fazer algo bom. Muitas vezes, a concentração em poucas coisas e poucas tarefas por vez pode ser mais eficiente do que fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo.
Vale lembrar que quando fazemos multitarefas, nosso cérebro costuma se estressar e podemos tomar mais decisões ruins. Decisões erradas dentro de uma empresa pode ser fatal e levá-la à falência. Ao acordar de manhã, é normal que o empreendedor comece a pensar no que vai fazer durante o dia.
Por exemplo: que roupa vestirá, com quem falará, que decisões tomará.
Tudo isso afeta no futuro e consome, de certa forma, processamento do cérebro.
A concentração em poucas coisas evita justamente esse problema comum nos empresários.
Preocupar-se apenas com o que interessa, como em alguns processos essenciais da empresa, e ignorar certas ações supérfluas pode ajudar muito mais do que tentar carregar tudo isso nas costas.
Fazer algo que gosta é essencial para crescer
O magnata Richard Branson, quando resolveu iniciar a marca Virgin, grupo que atua nos mais diversos ramos desde a área musical até aviação e transporte ferroviário, não pensou que ia criar um império de negócios.
O império conquistado por ele hoje em dia foi fruto de trabalho duro e muita concentração no próprio negócio. É comum que os empreendedores menores pensem que venderão muito, ou até mesmo ficarão milionários da noite para o dia ao abrir uma empresa.
Apesar das várias oportunidades de negócios que surgem todos os dias, as coisas não funcionam bem assim. Não é fácil conseguir um espaço para obter êxito rapidamente ou sem muito esforço.
Branson afirma que iniciou a Virgin dentro do próprio apartamento e queria fazer apenas o que gostava. Não havia um planejamento específico, mas a ideia era fazer algo que ele apreciava e se orgulhava.
O resto veio de acordo com o seu trabalho. Tudo foi fruto e consequência de um bom tempo investido dentro da empresa. Pense que a empresa é como um papel em branco. Pronto para ter algo escrito em si, mas que depende de você para que algo seja desenhado no papel.
Inovação é a chave
Toda empresa de sucesso ofereceu um produto novo, inovador. O produto fez com que as pessoas se sentissem atraídas por ele e prosperassem no mundo dos negócios.
Steve Jobs, por exemplo, quando lançava seus produtos na Apple, recebia prestígio de todos os lados devido a inovação proposta em seus produtos.
Tanto Apple, quanto a Microsoft e a Google apresentaram soluções para problemas contemporâneos e deram certo.
Vale lembrar que as suas soluções não se encaixavam em vários setores do mercado. Foi esse diferencial que as tornou tão grandes quanto são hoje. Para ser um empreendedor de sucesso é crucial ter a inovação como um dos fatores mais importantes para a empresa prosperar dentro do mercado moderno.
A empresa não é apenas você
Muitos pensam que o empresário é quem manda e quem tem sempre a razão. Na maior parte das vezes, um bom líder é aquele que ouve bem. Conhecer o ponto de vista de sócios investidores, pode ser um excelente ponto de decolagem para a empresa.
Impor seu ponto de vista e achar que o sucesso chegará às suas mãos, só prejudicará seus negócios.
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Ouvir pessoas, compreender seus pontos de vista faz parte de um bom líder. Ouvir colegas, principalmente, faz com que você tenha boas pessoas ao seu lado na hora de decidir algo importante na empresa.
A empresa pode ser considerada como uma segunda família, haja vista que todos precisam trabalhar juntos para mantê-la unida e forte.
Sobreviver é difícil e fracassar faz parte
Não estamos falando que fracassar deve ser a meta de todo empreendedor, mas que fracassar faz parte do aprendizado e é um dos segredos dos grandes empreendedores de sucesso. Um investimento que dá errado, uma decisão que não tem boas consequências e todo tipo de problema é comum dentro da vida do empreendedorismo. Sobreviver como empreendedor é algo que pode ser um pouco mais complicado que o normal, mas não é impossível.
No início, é comum pensar em desistir, mas os grandes já fracassaram e aprenderam com isso. Fracasso pode ser sinônimo de experiência e superação de coisas ruins. Saber o que deu errado e onde deu errado é só mais uma forma de aprender a controlar os passos da empresa e seguir rumo ao futuro e à prosperidade. Fracassar faz parte, mas pode servir como lição para a vida do empreendedor.
Conclusão
No geral, esses segredos parecem ser genéricos, mas realmente acontecem com frequência e você pode superá-los com facilidade se estiver preparado. Compreender todos eles e lidar como desafios - não como problemas em si - pode ser essencial e o diferencial entre um empreendedor que encontrou o sucesso e o que quer facilidade na vida do empreendedorismo.
Por fim, vale destacar que o erro é uma forma de aprendizado, bem como diria Steve Jobs: “Você não consegue ligar os pontos olhando pra frente; você só consegue ligá-los olhando pra trás. Então você tem que confiar que os pontos se ligarão algum dia no futuro”.
Será que você desvendou os segredos dos grandes empreendedores?