CRM: Sistema para gestão de clientes e vendas
A boa relação com clientes é parte importante para o sucesso de qualquer negócio. É preciso saber dados, comunicar assertivamente, solucionar problemas, oferecer produtos e serviços e manter as ações de marketing ativas. Uma das ferramentas que é usada para dinamizar essa gestão de clientes e vendas é o sistema CRM.
Qual a importância de ter um CRM?
Com o sistema CRM é possível ter em mãos subsídios para fidelizar clientes, gerenciar cobranças e atuar para redução da inadimplência.
Diferente do que se pode supor, o CRM não é apenas uma listagem atualizada de contatos. Ele possibilita a facilitação e controle de todo o processo de relacionamento com cliente, desde a aquisição, passando pelo pós-venda e chegando até a cobrança.
O que é CRM?
A definição de CRM vem do inglês: Customer Relationship Management, que traduzindo para o português significa gestão de relacionamento com cliente.
O CRM também pode ser definido como uma estratégia de negócio que tem como foco principal o cliente, e é apoiado em sistemas de informação.
Pode-se dizer que, com a aplicação de um software CRM, o objetivo passa das vendas para a fidelização e satisfação do cliente.
A conclusão das vendas se torna consequência do bom relacionamento cliente-empresa.
Sistemas para aplicar CRM
Atualmente, com os avanços tecnológicos, há opções de sistemas computadorizados de CRM. É preciso atenção ao escolher um deles!
O ideal para o gestor é optar por softwares que permitam customização e integração de dados entre setores diferentes da empresa, além de bons relatórios.
Afinal, a tecnologia possibilita automação e otimização de tempo e trabalho. Neste sentido, uma boa opção é escolher sistemas ERP, que visam a gestão integrada. O mercado conta com opção online e gratuita.
CRM e a gestão de clientes e vendas
Não há um tipo de metodologia única para implementação e uso do CRM, mas é possível pontuar alguns aspectos relevantes. A utilização de CRM está ligada com:
- Identificação de clientes;
- Levantamento de necessidades e expectativas dos clientes;
- Mapeamento de perfis consumidores (personas, leads, clientes, etc);
- Levantamento e controle de inadimplentes;
- Fidelização.
O bom CRM reúne informações e processos de leads - consumidor potencial, que demonstra interesse em um determinado produto ou serviço - ou clientes.
Com o CRM é possível reunir dados para fidelização de clientes e gerar mais vendas. Com maior número de vendas há garantia de lucratividade para empresas.
Nem sempre vendas e contratos são finalizados em um primeiro contato.
Com um CRM bem implementado, os funcionários do setor comercial, da área de marketing e vendas, conseguem gerenciar o histórico de ações e informações dos clientes. Ao contatar um cliente é preciso ter as suas informações em mãos. Esse monitoramento e atualização de informações pode ser feito em tempo real com o uso de um sistema CRM online.
Sistema CRM como ferramenta de cobrança
Além de atuar nas vendas, o CRM é ferramenta útil para gestão de cobrança e controle de inadimplência.
Ao usar um software de gestão integrada (um ERP) a gestão dos dados de clientes (cadastros, consultas, lançamentos, relatórios, etc) é facilitada.
O FoxManager é o mais completo ERP online do mercado. Ele conta com várias funcionalidades e integra os setores da empresa em um único sistema.
Com ele, além de cadastrar clientes, é possível emitir nota fiscal, gerar ordens de serviço e boleto, gerir estoque, fazer o controle fiscal e financeiro, entre outras coisas.
O ERP FoxManager conta com opção de customização de acordo com as necessidades da empresa e versões online, prontas para uso.
O plano para até dois usuários é gratuito, basta fazer o login e começar a utilizar.
Ao utilizar um sistema ERP é possível gerir o CRM e o módulo financeiro, controlando assim a inadimplência de clientes, com integração para o Serasa, remessa e retorno de boletos, etc.
Conclusão sobre uso do sistema CRM
A automação de processos pode ajudar no contato com clientes nas mais várias fases da relação comercial. Investir nas ferramentas tecnológicas certas permite melhor relação com clientes, mais vendas e lucratividade.