Finanças

Capital de giro para empresas – Como calcular?

O capital de giro garante o pagamento de despesas e a saúde financeira de micro, pequenas ou grandes empresas. Abaixo seguem dicas úteis sobre o assunto imprescindível para quem é empresário, ou pretende se tornar um. Em ambos os casos é necessário saber calcular e gerir o capital de giro. Isso faz parte da boa gestão financeira empresarial.

O que é capital de giro?

Ao se falar sobre capital de giro é importante entender que – conforme o próprio nome sugere – o termo quer dizer o montante financeiro que pode ser usado de imediato para a cobertura de despesas necessárias para manutenção do funcionamento da empresa.

Em resumo, capital de giro é o dinheiro que se tem nas mãos para uso durante o funcionamento cotidiano. Sem esse valor nenhum empreendimento não consegue sobreviver ativo.

Mesmo sendo um conceito importante, muitos empresários não saber o que quer dizer capital de giro e não entendem o seu conceito.

Capital de giro X fluxo de caixa

Para se ter uma noção do capital de giro necessário para sua empresa é preciso ter por base a diferença entre o que se tem em caixa e os valores que precisam sair para pagamento de contas e despesas.

Mesmo com poucos clientes, há contas e despesas que precisam ser custeadas para que a empresa permaneça de pé. O capital de giro é justamente o dinheiro que vai garantir isso.

O capital de giro abrange também os custos que vão desde o pagamento de tributos até o pagamento de salários, reformas do negócio, compra de estoque, etc.

Algumas pessoas o confundem com fluxo de caixa, que se refere a entrada e saída financeira diretamente do caixa empresa.


Dica de gestão

Além de contar com o capital de giro necessário, uma boa gestão empresarial é fundamental para o controle do fluxo de caixa, estoque, contas a pagar e receber, emissão de notas fiscais.

Sistema ERP garante boa gestão empresarial

A gestão integrada de todos esses itens por meio do sistema ERP é uma das opções que a tecnologia possibilita para ajudar na lucratividade e boa gestão de empresas.

O mais completo ERP online disponível no mercado brasileiro é o FoxManager, que também conta com plano gratuito. Vale conhecer mais sobre suas funcionalidades.


Como calcular o capital de giro?

De acordo com o Sebrae, há uma espécie de equação para que o empresário consiga calcular o seu capital de giro. A sugestão é fazer a seguinte matemática:

1- Somar todas as contas a receber e valor do que se tem em estoque.
2-  Somar todas as contas a pagar, impostos e despesas.
3 – Subtrair o resultado das duas somatórias.

O valor resultante será equivalente ao capital de giro necessário para sua empresa.

Entrada e saída

Dentro da ideia de capital de giro devemos compreender dois conceitos cruciais: os ativos circulantes e os passivos circulantes.

Os ativos circulantes são os valores financeiros que entram como crédito na empresa e os passivos circulantes representam gastos de até um ano na empresa.

Gastos após um ano de empresa são todos convertidos para a categoria não circulante, que inclui imóveis e o patrimônio em geral da empresa.

O controle de todos os custos é essencial para que a empresa não sofra com a inadimplência ou baixa de clientes.

Conclusões

Uma má administração do capital de giro pode significar inadimplência e consequentemente a falência de uma empresa. Desse modo, cuide dos gastos que acabam sendo desnecessários para o seu negócio e corte-os, mantendo o fluxo de caixa positivo.

Ter um bom capital de giro é ter um tipo de “reserva” capaz de manter a empresa funcionando por um tempo.

Redação FoxManager

Leave a Comment

View Comments

Recent Posts

Como escolher o ERP para construção civil

Pessoas, materiais e equipamentos estão constantemente em movimento em direções diferentes enquanto você gerencia seus…

4 meses ago

9 razões pelas quais as empresas PRECISAM de um sistema ERP

Muitas empresas de pequeno e médio porte ainda questionam se realmente precisam de um sistema…

4 meses ago

Balanço Patrimonial: como explicar e aplicar na sua empresa

O termo balanço patrimonial refere-se a um demonstrativo financeiro que relata os ativos, passivos e…

4 meses ago

Nota Fiscal Paulista: Conheça o que é, quais benefícios e como consultar o saldo

Você conhece a Nota Fiscal Paulista (NFP) e quais os benefícios que ela traz para…

1 ano ago

Principais vantagens e desvantagens do Simples Nacional

Você conhece o regime tributário Simples Nacional? Neste artigo separamos para você as principais vantagens…

1 ano ago

Optante Simples Nacional: quem não pode aderir?

Saiba quais são os requisitos para abrir empresa optante pelo Simples Nacional, e quem não…

1 ano ago

This website uses cookies.