fbpx

Administração

Veja 4 dicas para evitar fechamento e gerar lucros em empresas

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 08/08/2019
Veja 4 dicas para evitar fechamento e gerar lucros em empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitas empresas que entram no mercado brasileiro fecham as portas antes do primeiro aniversário. Como seguir o caminho inverso da maioria das empresas que entram em falência e fazer o seu negócio lucrar? Entre as opções de resposta estão: o melhor controle de gestão e aplicação de estratégias de planejamento. 

Neste artigo vamos listar quatro dicas práticas que podem ser colocadas em prática em empreendimentos de porte variado. Vale a pena ler até o final!  

Motivos comuns para o fechamento de empresas  

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim de 2018, o Brasil teve saldo negativo de empresas formais por três anos consecutivos.  Alguns dos motivos para redução pode ser diferente, mas podemos citar dois principais: 

  • Falta de planejamento; 
  • Ausência de novas de tecnologias.   

Pode-se dizer, mesmo a partir de uma análise empírica, que muitas dessas empresas que faliram nos primeiros meses após a criação não tiveram o devido planejamento.

Já no caso de modelos de negócios mais antigos que não se mantiveram no mercado é preciso avaliar se eles não se fecharam para as novidades de gestão, ou não se adequaram às necessidades do mercado atual. 

O planejamento antes da abertura da empresa e algumas ações de gestão empresarial podem aumentar a competitividade e lucratividade.

Em um período de crise econômica é de extrema importância avaliar cada passo dado no seu negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. 

Dicas para empresas [novas e antigas]

Elencamos quatro ações que envolvem planejamento e prática dentro das empresas. Elas podem ser a chave para melhorias na administração, redução de custos e otimização de tempo. Ações que resultam na redução de riscos de sua empresa entrar na estatística das que não sobreviveram e fecharam as portas. Confira as dicas abaixo.   

1- Saber seu capital de giro necessário 

Muitas pessoas que começam a empreender não sabem bem o que é o capital de giro.

O termo quer dizer o montante financeiro que pode ser usado de imediato para a cobertura de despesas necessárias para manutenção do funcionamento da empresa.  

Ter um bom capital de giro é ter um tipo de “reserva” capaz de manter a empresa funcionando por um tempo.

Para calcular a estimativa de capital de giro ideal é preciso fazer uma equação simples entre valores a receber, estoque e contas a pagar. Veja mais detalhes sobre o assunto. 

2- Fazer um plano de negócios bem estruturado para sua empresa

Outro assunto  que gera dúvidas e acaba sendo deixado de lado é o Plano de Negócios. Muitas das empresas que faliram não tinham suas metas bem estabelecidas e desconheciam seus desafios por não terem realizado um planejamento prévio. 

Franquias
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Planejamento empresarial é necessário para boa gestão de seu negócio

O Plano de Negócio é uma espécie de documento confeccionado especialmente para cada empresa. Ele precisa ter a definição de objetivos/diretrizes da empresa; estimar qual será o seu público-alvo e auxiliar na definição de metas. 

O documento pode ainda auxiliar na captação de recursos financeiros, humanos e possíveis parcerias. Ele pode ser apresentado nesses casos.

Um Plano de Negócio bem estruturado pode diminuir riscos de erros para empresas. Ele pode ser feito pelo próprio empreendedor, mas há também a possibilidade de consulta a profissionais especializados na sua elaboração. 

Confira os tópicos necessários para criação de um plano de negócios. Leia o artigo sobre o assunto.    

3- Definir um planejamento estratégico 

Ainda no âmbito do estudo do mercado e realidade da empresa, outro item que fundamental para gestão de negócios é o planejamento estratégico. Para que ele seja feito é necessário analisar a empresa e fazer algumas definições.   

Existem quatro maneiras que podem ser usadas para auxiliar na tomada de decisões e, se combinadas, na elaboração de um planejamento estratégico amplo:

  • Definir missão, visão e valores da empresa;
  • Análise SWOT;
  • Mapa estratégico BSC;
  • Matriz BCG.

Um planejamento estratégico deve estabelecer futuros resultados almejados e apontar caminhos. Leia mais sobre o tema.

4 – Utilizar um ERP para gestão integrada

Além de planejamento, monitoramento e conhecimento prévio é preciso usar a tecnologia a seu favor. A gestão atual de empresas é cada vez mais facilitada pela inserção dos sistemas de computador na rotina. A automação ajuda a aumentar lucros e diminuir risco de fechamento de empresas.

Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Sistema ERP integra setores da empresa em tempo real

Esse uso da informática deixa de ser apenas fazer planilhas no Excel. Hoje é possível fazer a gestão online, em tempo real, dos setores e procedimentos administrativos de modo integrado por meio do sistema ERP ( Enterprise Resource Planning). 

Os sistemas ERPs funcionam em módulos, divididos de acordo com as áreas do seu negócio a serem geridas, como vendas, estoque, compras, financeiro, contabilidade e outros. Todos esses setores são interligados, o que permite que as informações fluam de uma área para outra, evitando a perda de dados importantes, evitando retrabalho e favorecendo a gestão.

O FoxManager é o mais completo ERP disponível no mercado brasileiro. Ele tem opções online (basta cadastrar e usar) e possibilidade de customização de acordo com as necessidades da empresa.  

O sistema ERP, que garante acesso grátis para até dois usuários, possibilita emissão de notas fiscais e boletos, controle contábil e várias outras necessidades empresariais. Veja mais detalhes sobre as funcionalidades do ERP FoxManager.

Conclusões 

Em resumo, o fechamento da sua empresa é algo temido por qualquer empreendedor. 

A busca constante por conhecimento, planejamento (antes e após a criação do seu CNPJ) e o investimento em tecnologia e modernas práticas de gestão podem formar um caminho para que a administração de negócios seja otimizada e resulte em lucratividade, que garante a saúde empresarial.  

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade