Como fazer o planejamento estratégico empresarial
Um dos principais desafios dos empresários é garantir um planejamento estratégico de negócios bem elaborado. Nesse sentido, muitas ferramentas podem auxiliar os gestores na organização das suas atitudes dentro da empresa. O objetivo é, principalmente, expandir sem perder rendimentos. Assim, é importante ter um plano estratégico completo para ter sucesso.
Traçar futuros resultados, caminhos e ideias são componentes de um planejamento estratégico.
Neste artigo vamos expor algumas das ferramentas que ajudam a alocar recursos e reconhecer diferentes caminhos dentro da empresa para fazer o planejamento estratégico.
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Definir missão, visão e valores da empresa
A missão de uma empresa é composta pelos desafios que a atividade empresarial pretende vencer. Os meios precisam ser especificados dentro dessa definição.
A visão da empresa, por outro lado, define-se como qual a meta dela a longo prazo. Crescer, aumentar os rendimentos, ser sustentável, ajudar em causas sociais e outros itens podem compor a visão de uma empresa.
Os valores da empresa são constituídos pela sua cultura. As práticas e atitudes da empresa devem ser todas guiadas por esses valores.
Definir esse tripé composto pela missão, valores e visão é fundamental para atrair os colaboradores e investidores.
Análise SWOT
A análise SWOT é uma importante ferramenta para que o planejamento estratégico dê certo. Ela é útil devido ao fato de que produz um diagnóstico empresarial do que precisa ser melhorado dentro do seu negócio.
O nome SWOT vem das palavras inglesas ‘strength’, ‘weakness’, ‘opportunities’ e ‘threats’. Elas significam, respectivamente, ‘força’, ‘fraqueza’, ‘oportunidades’ e ‘ameaças’.
Nesse método de análise empresarial são listadas:
- fraquezas;
- forças;
- oportunidades;
- ameaças.
Quando todas essas variáveis são postas na mesa, então fica fácil observar e diagnosticar qual o principal problema dentro da empresa. Depois disso, basta buscar melhorias com foco no diagnóstico.
Mapa estratégico BSC
Chamamos de mapa estratégico o mapa conhecido como Balanced Scorecard. Ele funciona do seguinte modo: quatro fundamentos são definidos dentro de uma empresa para que ela organize os processos internos. Em linhas gerais, ela mostra o desempenho da empresa de acordo com esses quatro pilares da empresa. Os pilares são os seguintes:
- segmento do cliente;
- segmento financeiro;
- segmento do desenvolvimento intelectual;
- segmento do saber-como dos processos.
O entendimento da totalidade da empresa inicia-se a partir da análise de cada um desses segmentos, analisando o comportamento do cliente e passando até o saber-como dos processos internos da empresa. Essa estratégia surgiu a partir de uma necessidade de mudança da metodologia original que as empresas lidavam nos anos 90.
A partir do BSC, vários objetivos e metas podem ser estipuladas, facilitando assim o desenvolvimento do planejamento estratégico empresarial.
Matriz BCG e planejamento estratégico
Constantemente mencionada, a matriz BCG serve para fazer uma análise do ciclo de vida de produtos ou de estratégias de vendas. Uma análise periódica por meio dessa metodologia pode ajudar no planejamento estratégico.
Um gráfico BCG ajuda a tomar quatro tipos de decisões, a saber:
- manutenção;
- construção;
- ganhar rendimentos;
- cancelar a produção.
Os produtos da empresa precisam ser categorizados e a partir dessa classificação uma decisão pode ser tomada.
As categorias são, grosso modo, as seguintes: estrelas, desconhecidas, animais e maduras. Cada produto se encaixa em uma ou mais dessas categorias.
A categoria de estrela abarca produtos cujo mercado cresce rapidamente. A desconhecida abarca produtos cujo mercado não é dominado pela sua empresa; os produtos que se encaixam na categoria de animais são aqueles que devem ser retirado do mercado, já que o mercado está fraco. Por fim, a categoria madura abarca os serviços e produtos que a sua empresa já tem muita experiência e continua ganhando com isso.
Simplificadamente, essa é a metodologia BCG. Ela ajuda na hora de montar bom plano e conseguir colaboradores.
Essas quatro maneiras de analisar uma empresa servem de norte para tomar decisões dentro da empresa. Combiná-las pode ajudar na eficiência para criar um bom planejamento estratégico.
Crescer um negócio requer que o empresário coloque sua mão na massa para atingir melhores resultados. Postular metas impossíveis não ajuda a empresa e a falta de esforço impede que metas fáceis sejam alcançadas.
Ter uma visão realista da empresa por meio dessas análises poderá ajudar no aumento do rendimento da sua empresa.
Também é muito importante buscar mecanismos tecnológicos para gestão consciente e planejada. Boas estratégias empresariais garantem aumento de lucros. Outra alternativa que melhora a lucratividade, otimiza tempo e a própria administração empresarial é o uso dos sistemas ERP.
DICA
O mais completo ERP (Entreprise Resource Planning) do mercado brasileiro é o FoxManager.
O sistema, que garante acesso grátis para até dois usuários, possibilita emissão de notas fiscais e boletos, controle contábil, relatórios e várias outras necessidades empresariais.
Além das funcionalidades já disponíveis, o software também possibilita a customização de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.