O que é DRE?
Quando você começa a trabalhar em um novo negócio, se depara com uma grande variedade de siglas que parecem nunca ter fim. Uma dessas siglas que você precisa conhecer é o DRE, necessária para auxiliar na gestão do seu negócio.
Então, chega de perder tempo e comece a tirar todas as suas dúvidas sobre o DRE agora mesmo.
Vamos lá?
O que é DRE?
A sigla DRE significa Demonstrativo do Resultado do Exercício e é importante para apuração da contabilidade e auxiliar na gestão financeira da empresa.
O DRE - Demonstrativo do Resultado do exercício é um relatório com demonstrações contábeis que deve ser elaborado pelo contador da empresa.
Esse relatório é de fundamental importância em qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, e pode ser solicitado também por terceiros, como investidores, bancos e até pelo governo.
O DRE é então, um relatório em que é possível avaliar a capacidade do negócio de acordo com a sua situação atual e real.
Esse relatório é elaborado de acordo com o balanço patrimonial da empresa e descreve um resumo das operações financeiras que foram realizadas em um período utilizado como base de avaliação.
Dessa forma, o relatório tem como resultado um demonstrativo líquido informando prejuízos ou lucros da empresa de acordo com as operações que foram realizadas.
Esse demonstrativo é utilizado para a tomada de diversas decisões estratégicas. Tem como regra a elaboração por Regime de Competência.
O Regime de Competência
O Regime de Competência preza que todas as movimentações de uma empresa devem ser demonstradas de acordo com o período em que ocorreram e não quando houve o pagamento ou recebimento da mesma.
Sabendo que o DRE é um demonstrativo da empresa, o seu objetivo é compor um resultado líquido referente a um período para confrontar resultados, despesas e receitas.
Além disso, esse relatório é utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre o desempenho do seu negócio, assim como um comparativo para averiguar a eficiência dos gestores.
Como montar a DRE?
Para estruturar um Demonstrativo de Resultado de Exercício você deve seguir a Lei 6.404/1976 da Lei das Sociedades por Ações.
De acordo com o artigo dessa lei, o DRE deve conter as seguintes informações:
- Receita Líquida de qualquer venda e serviço com os custos de mercadorias e serviços prestados;
- Lucro bruto da receita líquida;
- Receita Bruta de qualquer venda e serviço junto com deduções de vendas, abatimentos e impostos;
- Despesas com vendas;
- Despesas financeiras e gerais ou administrativas;
- Despesas operacionais e deduzidas das receitas;
- Prejuízo ou lucro operacional;
- Qualquer outra receita e despesas;
- Participação de debêntures, administradores, empregados e qualquer parte beneficiária;
- Instrumentos financeiros, instituições e fundos de assistência;
- Resultado do exercício antes de aplicado o Imposto de Renda e previsão do imposto;
- Previdência de empregados;
- Prejuízo ou Lucro líquido de qualquer exercício junto com o montante da ação do capital social.
Mais informações
- Informe a Receita Bruta = Faturamento obtido com prestação de serviço ou mercadorias vendidas;
- (-) Informe as deduções = Abatimentos e impostos sobre as vendas;
- \= Receita Líquida = Resultado da Receita Bruta - Deduções;
- (-) Custo das Vendas = Custo dos produtos ou serviços vendidos;
- \= Resultado Bruto = Resultado da Receita Líquida - Custo das Vendas;
- (-) Despesas Operacionais = Despesas Administrativas
- (-) Despesas Financeiras = Juros, IOF e afins
- Outras Receitas e Despesas = Venda de bens e direitos
- \= Resultado Operacional antes do CSLL e IR = Resultado Bruto - Despesas Operacionais - Despesas Financeiras - Outras Despesas + Outras Receitas
- (-) Provisão para IR e CSLL = Informe o valor de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
- \= Lucro Líquido = Resultado Operacional antes do CSLL e IR - Provisões de IR e CSLL (Este valor poderá ser distribuído entre sócios e acionistas)
- \= Resultado Líquido do Exercício = Lucro Líquido - Distribuição a Sócios
Ainda que esse seja considerado um modelo padrão, não existe uma forma única de montar o seu DRE, apenas regras sobre o que deve estar exposto no relatório.
Importância do Demonstrativo
Como já foi falado, o DRE serve para a tomada de diversas decisões estratégicas da empresa e ainda assim, muitos admiradores não entendem a real importância desse documento.
A principal importância desse demonstrativo de resultados é a possibilidade de enxergar a parte financeira da sua empresa de uma forma geral e analisar resultados.
Permite o acesso a contabilidade financeira real da empresa, podendo-se observar o impacto dos impostos, endividamentos, lucros, entre outros.
Através da DRE você pode ter uma confirmação sobre como está a governança corporativa do seu negócio e até começar a pensar em uma gestão mais estratégica para aumentar o lucro e reduzir os custos da empresa.
Isso tudo porque, através do resultado do exercício é possível mensurar a eficiência das práticas adotadas e tentar otimizar o próximo período, buscando o constante avanço da empresa.
Dessa forma, a importância do DRE está associada a boa gestão financeira de um negócio para o controle de gastos e, principalmente, para uma visão mais ampla sobre o futuro dessa organização.
Além disso, ter todas as despesas dentro de um cenário administrativo, na forma de um relatório, permite a reavaliação sobre a necessidade de custear algumas dessas despesas de produção junto com a possibilidade fazer mudanças na forma que a empresa produz .
Conclusão
Agora que você já sabe o que é DRE e qual o seu impacto e importância dentro de uma empresa, é só começar a usar esse relatório a favor do seu negócio.
Além disso, é preciso estar atento para garantir que todas as informações financeiras da empresa sejam apresentadas no documento, para que os resultados líquidos sejam condizentes com a real situação da empresa, indicando lucro ou prejuízo no período.
Então, chega de perder tempo e comece a usar agora esse demonstrativo de resultados para reorganizar e fazer um planejamento estratégico eficiente na sua empresa.