Empreendedorismo

Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office

23/03/2020
Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O home office exige mais concentração e disciplina. Focar no trabalho remoto é desafiador para todo o mundo. Com grandes chances de dividir a atenção entre tarefas domésticas, televisão, a cama logo ali para uma soneca e as redes sociais. Existem suas vantagens e desvantagens.

A quarentena com trabalho a distância forçou o mercado a enfrentar não apenas uma mudança técnica, mas também uma mudança de mentalidade. Em muitas empresas a equipe ainda é monitorada com um comportamento de gestão empresarial característico da ‘Era Industrial‘, com um supervisor ou gerente de olho nos funcionários para garantir que todos sejam produtivos.

Agora, com os funcionários trabalhando de casa, o empreendedor tem novas tarefas: saber delegar atividades, administrar a equipe à distância, monitorar resultados, realizar a gestão por resultado e confiar que o colaborador cumprirá prazos e será produtivo mesmo sem ninguém para cobrá-lo durante o processo.

Gestão por resultado

Para que o trabalho home office tenha resultado, o empreendedor precisa ser claro ao passar novas tarefas. Também será necessário compreender que não é possível ficar o tempo todo em cima do funcionário cobrando para que ele as execute. É necessário que sejam combinados horários fixos diários de entrega, por exemplo: sempre no final do dia. Assim, o funcionário pode usar seu dia da forma como preferir desde que entregue as horas de trabalho combinada.

Outro ponto que deve ser levado em conta é entender que essa é uma mudança para todos: da mesma forma que o empresário terá de se adaptar, o funcionário também vai enfrentar a mesma fase de mudanças.

Benefícios do home office

O home office traz uma série de benefícios, como não perder mais tempo no trânsito, economizar com o deslocamento e refeições. Além disso, muitos funcionários reconhecem que sua produtividade é melhor e mais efetiva em casa, fatores que contribuem para que o home office vire uma rotina.

Muitos empresários estão achando que essa é apenas uma fase, mas é preciso entender que os hábitos vão se alterar drasticamente a partir de agora e muitos trabalhadores não vão ver mais necessidade de estar presencialmente no escritório e com razão.

A qualidade de vida dos que trabalham em casa é muito maior e essa vai se tornar uma necessidade na vida das pessoas. A empresa que não souber se adaptar e responder a essas demandas corre o risco de perder boa parte dos seus talentos.

Confira algumas dicas do autor para se adaptar ao home office e se manter produtivo durante a crise do novo coronavírus

Segundo Sandro Magaldi, escritor e coautor do bestseller “Gestão do Amanhã”, estabelecer uma rotina profissional eficaz em casa, de fato, não é uma tarefa simples, mas não é impossível.

Confira algumas dicas do autor para se adaptar ao home office e se manter produtivo durante a crise do novo coronavírus:     

 Seja Disciplinado

Em casa, ser interrompido e ter a atenção desviada é mais fácil. Seja pela televisão ou por alguém que mora com você. Por outro lado, também tem quem trabalhe excessivamente, sem pausas.

home office, o trabalho remoto deve ser levado a sério
Foque nas metas que você mesmo estipulou

Por isso, é importante definir horários e comunicá-los para as pessoas próximas e os colegas de trabalho. Inclua nesse período pausas de 15 a 20 minutos de descanso pela manhã e à tarde, além do intervalo para o almoço, por exemplo.

Mantenha Concentração

Tenha o seu próprio ambiente de trabalho, com menos movimentação de pessoas e o mais sossegado possível. Uma boa estrutura também é essencial para garantir o seu conforto.

Lembre-se de avaliar se as cadeiras e mesas estão na altura adequada. A cada hora, levante e faça um breve alongamento. E beba água. Podem parecer detalhes simples, mas ao longo prazo o seu corpo agradecerá por esses cuidados.

Adapta-se às ferramentas tecnológicas

Se você nunca foi adepto ao Skype, ao Zoom ou a qualquer programa de videoconferência, o momento para aprender a usá-los é agora.

Independentemente da situação ou da distância, essas ferramentas são ótimas aliadas para manter uma boa comunicação com clientes e colegas.

Planeje suas tarefas e atividades

Em resumo, se você tiver dificuldade em organizar o seu dia, comece dividindo as tarefas de acordo com os projetos e assuma o compromisso de cumpri-los.

Fortaleça os laços de confiança

A instância mais importante para o trabalho em sistema de home office é a confiança no dia a dia. Dessa forma, se você é um líder, precisa desenvolver a confiança em seus colaboradores.

Por fim, a confiança é construída mutuamente – o colaborador também precisa demonstrar e fortalecer a confiança nos superiores, compartilhando o que está fazendo e, principalmente, cumprindo os prazos determinados.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 Replies to “Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office”

Home Office: Dicas que vão te ajudar a manter o foco no trabalho - Dinelly: Escritório de Contabilidade, São Bernardo do Campo

[…] home office exige mais concentração e disciplina. Focar no trabalho em casa pode ser desafiador, com grandes […]

Aulas em EAD e Telemedicina ganham força com pandemia - MundoEmpresa

[…] conteúdo, transmitir aulas online, correção de atividades com envio de feedback para os alunos, sistema de chat e videoconferências, entre […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Reinvenção do empreendedorismo afeta o presente e futuro

[…] Quem tiver a pró atividade em entender esse contexto todo, se reinventar e posicionar sua carreira e habilidades técnicas para as novas demandas que a sociedade irá valorizar mais, largará na frente. […]

Home Office: Como liderar minha equipe trabalhando em casa? – Frota Cysne

[…] a recomendação para ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação da Covid-19, as empresas adotaram o Home Office, […]

Home Office: Como liderar minha equipe trabalhando em casa? – Blog do FJ

[…] a recomendação para ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação da Covid-19, as empresas adotaram o HOME […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Automação, Sistema de Gestão e o Cliente Pós Covid-19

[…] trabalho remoto durante o tempo de isolamento social (que vigora ainda na maior parte do país, mas em vias de ser […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão por Resultados - Benefícios de focar nas metas

[…] a recomendação para ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas para prevenir a propagação da Covid-19, muitos negócios adotaram o home […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › As 7 coisas que clientes esperam das empresas agora

[…] Como já abordamos o assunto anteriormente essa flexibilidade também se deu em decorrência da mudança radical na vida de muitos brasileiros que agora trabalham em home-office. […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Reforma Trabalhista: o que mudou na CLT?

[…] LEIA TAMBÉM: Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office […]

EDMILSON SANTANA

Quais as vantagens e desvantagens da recuperação judicial e

extrajudicial?

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙