Administração

Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 23/03/2020
Dicas para Manter o Foco no Trabalho em Home Office

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O home office exige mais concentração e disciplina. Focar no trabalho remoto é desafiador para todo o mundo. Com grandes chances de dividir a atenção entre tarefas domésticas, televisão, a cama logo ali para uma soneca e as redes sociais. Existem suas vantagens e desvantagens.

A quarentena com trabalho a distância forçou o mercado a enfrentar não apenas uma mudança técnica, mas também uma mudança de mentalidade. Em muitas empresas a equipe ainda é monitorada com um comportamento de gestão empresarial característico da ‘Era Industrial‘, com um supervisor ou gerente de olho nos funcionários para garantir que todos sejam produtivos.

Agora, com os funcionários trabalhando de casa, o empreendedor tem novas tarefas: saber delegar atividades, administrar a equipe à distância, monitorar resultados, realizar a gestão por resultado e confiar que o colaborador cumprirá prazos e será produtivo mesmo sem ninguém para cobrá-lo durante o processo.

Gestão por resultado

Para que o trabalho home office tenha resultado, o empreendedor precisa ser claro ao passar novas tarefas. Também será necessário compreender que não é possível ficar o tempo todo em cima do funcionário cobrando para que ele as execute. É necessário que sejam combinados horários fixos diários de entrega, por exemplo: sempre no final do dia. Assim, o funcionário pode usar seu dia da forma como preferir desde que entregue as horas de trabalho combinada.

Outro ponto que deve ser levado em conta é entender que essa é uma mudança para todos: da mesma forma que o empresário terá de se adaptar, o funcionário também vai enfrentar a mesma fase de mudanças.

Benefícios do home office

O home office traz uma série de benefícios, como não perder mais tempo no trânsito, economizar com o deslocamento e refeições. Além disso, muitos funcionários reconhecem que sua produtividade é melhor e mais efetiva em casa, fatores que contribuem para que o home office vire uma rotina.

Muitos empresários estão achando que essa é apenas uma fase, mas é preciso entender que os hábitos vão se alterar drasticamente a partir de agora e muitos trabalhadores não vão ver mais necessidade de estar presencialmente no escritório e com razão.

A qualidade de vida dos que trabalham em casa é muito maior e essa vai se tornar uma necessidade na vida das pessoas. A empresa que não souber se adaptar e responder a essas demandas corre o risco de perder boa parte dos seus talentos.

Confira algumas dicas do autor para se adaptar ao home office e se manter produtivo durante a crise do novo coronavírus
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio

Segundo Sandro Magaldi, escritor e coautor do bestseller “Gestão do Amanhã”, estabelecer uma rotina profissional eficaz em casa, de fato, não é uma tarefa simples, mas não é impossível.

Confira algumas dicas do autor para se adaptar ao home office e se manter produtivo durante a crise do novo coronavírus:     

 Seja Disciplinado

Em casa, ser interrompido e ter a atenção desviada é mais fácil. Seja pela televisão ou por alguém que mora com você. Por outro lado, também tem quem trabalhe excessivamente, sem pausas.

home office, o trabalho remoto deve ser levado a sério
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Foque nas metas que você mesmo estipulou

Por isso, é importante definir horários e comunicá-los para as pessoas próximas e os colegas de trabalho. Inclua nesse período pausas de 15 a 20 minutos de descanso pela manhã e à tarde, além do intervalo para o almoço, por exemplo.

Mantenha Concentração

Tenha o seu próprio ambiente de trabalho, com menos movimentação de pessoas e o mais sossegado possível. Uma boa estrutura também é essencial para garantir o seu conforto.

Lembre-se de avaliar se as cadeiras e mesas estão na altura adequada. A cada hora, levante e faça um breve alongamento. E beba água. Podem parecer detalhes simples, mas ao longo prazo o seu corpo agradecerá por esses cuidados.

Adapta-se às ferramentas tecnológicas

Se você nunca foi adepto ao Skype, ao Zoom ou a qualquer programa de videoconferência, o momento para aprender a usá-los é agora.

Independentemente da situação ou da distância, essas ferramentas são ótimas aliadas para manter uma boa comunicação com clientes e colegas.

Planeje suas tarefas e atividades

Em resumo, se você tiver dificuldade em organizar o seu dia, comece dividindo as tarefas de acordo com os projetos e assuma o compromisso de cumpri-los.

Fortaleça os laços de confiança

A instância mais importante para o trabalho em sistema de home office é a confiança no dia a dia. Dessa forma, se você é um líder, precisa desenvolver a confiança em seus colaboradores.

Por fim, a confiança é construída mutuamente – o colaborador também precisa demonstrar e fortalecer a confiança nos superiores, compartilhando o que está fazendo e, principalmente, cumprindo os prazos determinados.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade