Crie um programa de e-mail marketing de alta conversão
O e-mail marketing é, acima de tudo, uma arte. Uma arte capaz de atrair clientes e engaja-los para que se mantenham fiéis a sua marca e comprem cada vez mais. Quem diz que o e-mail está morto pouco conhece o que você pode alcançar com dicas simples e práticas.
O site Drift, especializado em marketing para o segmento B2B publicou recentemente cinco etapas para sua empresa criar um bom programa de e-mail marketing e se conectar com outros negócios.
Se você já possui um programa de e-mail marketing, existem ajustes que podem melhorar as aberturas de e-mail, cliques e taxas de resposta.
Caso você ainda não possua e nem saiba direito do que se trata, nós podemos lhe ajudar!
Portanto, pare tudo o que estiver fazendo e se concentre nessa leitura simples e direta que o Blog FoxManager preparou para você.
Para criar um programa de e-mail marketing de alta conversão - um que forneça resultados consistentes e engajamento - você precisa ir além do óbvio escrito em manuais de marketing por aí. É necessário ir mais a fundo na questão.
Limpe seu banco de dados de e-mail
Se você não se preocupa em fazer uma ‘limpa’ em seu antigo banco de dados de mailing, é hra de repensar sua prática. Não é uma tarefa das mais agradáveis, mas é necessário deletar todos os contatos mortos do mailing.
A deterioração do banco de dados é um problema real para os profissionais de marketing. De acordo com a Informatica, mais de 30% dos dados em seu banco de dados se deterioram a cada ano, e isso só se acelerou em 2020.
Isso é alarmante, considerando o quanto os profissionais de marketing gastam em dados. Somente em 2019, os profissionais de marketing gastaram US $ 15 bilhões em dados.
Ter um banco de dados saudável é importante por muitos motivos, incluindo desempenho de campanha, capacidade de entrega, obediência às leis de privacidade e conformidade de dados e execução de vendas. Pense no tempo que sua equipe de vendas gasta prospectando com base em dados incorretos.
Então, como você pode manter seu banco de dados atualizado?
Aqui estão algumas sugestões…
Segmento com base no status de validação de e-mail. Isso se refere a “sinais de engajamento para a vida”. Limpe regularmente e-mails inválidos de seu banco de dados, cancele a assinatura em tempo real e elimine pessoas que não estão ativas há um ano ou mais.
Leads que estiveram inativos por longos períodos de tempo provavelmente não irão se engajar novamente, sem mencionar o espaço valioso (e custoso) que ocupam em sua plataforma de automação de marketing.
Observe os objetos de contato e lead e compare os endereços ESP públicos com os endereços de e-mail comercial.
Enriquecer os registros existentes. Não deixe isso para as vendas. Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar no enriquecimento do banco de dados. Dados precisos de enriquecimento permitem que você crie listas segmentadas e forneça programas de marketing por e-mail mais direcionados; com base nos cargos atuais, locais e muito mais.
Duplique os contatos ativos. A higiene do banco de dados não se trata apenas de capacidade de entrega de email e leads inativos. Conecte várias fontes de dados para fornecer uma imagem mais completa das ações que seus melhores leads estão realizando. Em seguida, concentre seus esforços de enriquecimento nesse grupo. Isso permite que você ofereça experiências de e-mail mais contextuais e personalizadas e defina melhor os principais pontos de contato na jornada do cliente.
Reestruture seu programa de treinamento de e-mail
Você deseja mover os compradores por meio do funil de vendas o mais rápido possível. E você também deseja que sua experiência de compra seja simplificada e informativa.
Estruturar sua criação de e-mail como um funil é uma ótima maneira de realizar ambos.
Isso não apenas ajuda a determinar quais mensagens, ofertas e CTAs veicular, mas também dá aos compradores um motivo para voltar.
Acompanhar o desempenho do marketing por e-mail em cada estágio também permite que você veja a eficácia dessas mensagens, ofertas e CTAs em envolver os compradores certos no momento certo.
Segmente seu público de e-mail
Assim como segmentar o público alvo para seu programa de marketing baseado em interesse, segmentar seu e-mail marketing é uma boa maneira de impulsionar o desempenho.
Comece a segmentar com base nas informações captadas pela coleta de dados. Em seguida, filtre outros fatores - como “por que” alguém decidiu baixar um e-book.
De acordo com a especialista Melissa Berger, a segmentação por meio de entradas comportamentais pode ser aplicada para adicionar ainda mais profundidade a um programa de e-mail.
É importante segmentar o público de sua lista de e-mail
Há muitas coisas que você pode fazer com a segmentação. Tente fazer experiências com listas diferentes e veja o que funciona.
Linguagem personalizada e coloquial
Hoje, a personalização é o padrão ouro em marketing - e os dados comprovam isso.
Existem muitas maneiras diferentes de personalizar e-mails.
Acima, discutimos dois: segmentação e criação de e-mail estruturado.
Esses fatores ajudam você a separar o joio do trigo, eliminando nomes que não lhe interessam.
Para criar um programa de e-mail marketing eficiente,, você precisa tornar seus e-mails personalizados e comunicativos.
Como fazer isso?
- Faça do destinatário a estrela;
- Adicione valor a mensagem com CTAs relevantes;
- Escreva o e-mail como você falaria;
- Faça perguntas que estimulem uma no mesmo patamar.
Seu e-mail precisa provocar reações!
Cultura baseada em dados e testes
HTML ou texto simples?
Fundo branco ou fundo azul?
Terça-feira enviar ou quarta-feira enviar?
Esta oferta ou aquela oferta?
Você tem muitas perguntas quando se trata de e-mail. Mas a melhor maneira de descobrir o que funciona melhor para sua empresa e seus compradores é testando.
E teste novamente.
E então teste um pouco mais.
Porque um e-mail que funcionou em um mês pode não ressoar no outro. Isso significa que seu programa de me-mail marketing requer um ajuste constante para garantir um desempenho ideal.
Aqui há uma fórmula do que pode funcionar:
- Assunto;
- Envie datas e horas;
- Cópia, layout e design;
- CTAs;
- Segmentação de audiência;
- Para testar essas áreas, é importante usar o rastreamento de desempenho e os parâmetros UTM. Os parâmetros UTM fornecem uma descrição melhor e mais precisa da atribuição para diferentes campanhas e como essas campanhas funcionam em canais como e-mail.
Cuidado!
Seja rigoroso com os benchmarks que você está usando para medir o desempenho. Comece observando o desempenho histórico de aberturas e cliques. Em seguida, aprofunde-se nas trilhas de criação que resultam em reuniões e pipeline para trocar e-mails que não têm sucesso.
Técnicas de storytelling e copywriting são bem vindas
Logo, certifique-se de compartilhar as práticas recomendadas de e-mail entre seus profissionais de marketing sobre tudo, desde linhas de assunto até tamanho de cópia e cores de CTA.
E por fim…
Em resumo, aqui estão as 5 práticas recomendadas para ajudá-lo a melhorar seu programa de marketing por e-mail hoje:
- Limpe seu banco de dados de e-mail;
- Reestruture seu e-mail para corresponder ao funil de marketing;
- Segmente seu público de e-mail de forma mais sistemática;
- Torne os e-mails personalizados e comunicativos;
- Promova uma cultura baseada em dados e testes em sua equipe de marketing por e-mail;
- Você não será capaz de fazer tudo isso durante a noite. Portanto, seja paciente - e receptivo ao que os dados lhe dizem. Os dados não mentem.