Finanças

Aging List: aumente o controle financeiro da empresa

19/08/2019
Aging List: aumente o controle financeiro da empresa

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fazer o controle financeiro, reduzir inadimplência e manter a saúde financeira empresarial em dias é uma tarefa para gestores de cobrança. Um tipo de relatório usado no mundo empresarial é o Aging List, que ajuda no controle financeiro em empresas. Leia este artigo até o fim e conheça mais sobre ele.

O que é Aging List?

Primeiramente, o termo Aging List vem do inglês. Ele pode ser traduzido como “lista de envelhecimento”. Em segundo, é um documento que possui dados financeiros necessários para monitoramento de contas. 

Assim, o Aging List deve conter as contas da empresa (a pagar e receber) de modo cronológico. Esse relatório aponta a “idade” dessas contas e, portanto, seu grau de prioridade para cobranças e pagamentos. 

Outro benefício é ter o controle de fluxo de caixa facilitado com o uso do Aging List. Uma listagem eficiente com informações sobre o que deve entrar ou precisa sair do caixa favorece também o planejamento, pode ajudar na tomada de decisões e lucratividade da empresa.  

Informações de um Aging List 

A listagem precisa reunir algumas informações necessárias para esse controle financeiro empresarial:

  • Nome do cliente ou fornecer;
  • Datas;
  • Entradas de valores;
  • Saídas de valores;
  • Taxas de juros;
  • Divisão de grupos de despesas e pagamentos;
  • Grupo que recorre a cheque especial;
  • Grupo de compra parcelada;
  • Controle de grupos de pagamento. 

Quanto mais detalhado forem os dados do relatório melhor será o controle das finanças e será possível saber o grau de inadimplência existente. 

Vale lembrar que o Aging list serve para o controle cronológico das finanças.

Quais os clientes inadimplentes?

Há quanto tempo?

Quais as contas que devem ser pagar e quando?

Essas informações servem para direcionar a gestão das cobranças e as prioridades de pagamentos.

A inadimplência

A inadimplência é o descumprimento de obrigação financeira de um uma pessoa com um serviço contratado ou produto adquirido pela mesma. Ou seja, quando não é realizado um pagamento previsto em contrato assinado até a data do seu vencimento.

Quando não é realizado o pagamento de uma parcela de empréstimo ou de uma fatura do cartão de crédito, por exemplo.

Inadimplência é um problema
Inadimplência é um problema

Ocorre com o cliente o que se conhece como ‘ficar com nome sujo’. E vai parar no serviço de proteção ao crédito SPC.

Todavia é sempre importante lembrar que todos nós estamos sujeitos a complicações financeiras. Devemos tentar descobrir o que aconteceu para que haja a recuperação de crédito do cliente junto às instituições financeiras.

Como fazer o Aging List

O relatório Aging list pode ser confeccionado em planilhas. Contudo, o melhor caminho para gerenciar o controle financeiro de uma empresa – de pequeno, média ou grande porte – é implantar meios de automação. 

É natural que uma pequena empresa tenha um volume de contas a pagar e receber diferenciado da rotina de uma grande organização. De qualquer modo, usar recursos de controle ultrapassados de gestão favorecem o aumento do risco de erros de origem humana – isto é, causados por falhas de funcionários – em todas as empresas que recorrem a métodos menos modernos.  

Uma das mais eficientes formas de gerar relatórios, notas fiscais de entrada e saída, bem como cadastrar clientes de modo ágil e mais eficiente é usar um sistema ERP. 

Além de conhecer sobre Aging List, é válido saber assuntos relacionados ou universo da gestão empresarial, como por exemplo:

O que é um sistema de gestão ERP?

O ERP é uma ferramenta tecnológica fundamental na gestão de qualquer tipo de empresa. Com ele é possível acessar funcionalidades que permitem a integração dos vários setores de uma mesma empresa, reduzindo retrabalho e otimizando a administração. 

Aging List representa maior controle financeiro em empresas
O ERP representa maior controle financeiro da empresa sobre contas a receber e a pagar

O mais completo sistema ERP do mercado brasileiro é o FoxManager. Ele apresenta o melhor custo benefício por ser customizável e ter planos gratuitos para até dois usuários. 

Além de permitir adequações para atender as especificidades de sua empresa, o ERP FoxManager apresenta várias funcionalidades em seus módulos disponibilizados de forma online.

Entre as ações estão: emissão de notas fiscais, boletos, PDV próprio, controle de estoque, elaboração de relatórios, ordens de serviço, etc.

Nos módulos financeiro e fiscal é possível gerir contas a pagar e receber, fazer a integração com Serasa, conciliação bancária, remessa e retorno de boletos, CRM de cobrança, recebimento com cartão de crédito via link por email, SPED fiscal, etc. 

Conclusões 

A “lista de envelhecimento”, ou Aging List, é fundamental para a vida financeira e redução da inadimplência em empresas de qualquer porte.

Em resumo, é preciso saber dados atualizados sobre contas a pagar e receber.

Por isso é fundamental controlar o tempo de débitos e créditos, podendo-se assim saber quando pagar contas e quando cobrar devedores. Por fim, é uma ferramenta que pode ajudar neste sentido é uso de um sistema de gestão integrado, um ERP Online.         

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Aging List: aumente o controle financeiro da empresa”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Como Evitar a Inadimplência de Clientes

[…] LEIA MAIS: Aging List: aumente o controle financeiro da empresa […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙