fbpx

Financeiro

Aging List para controle financeiro e redução de inadimplência em empresas

Redação FoxManager
Escrito por Redação FoxManager em 19/08/2019
Aging List para controle financeiro e redução de inadimplência em empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fazer o controle financeiro, reduzir inadimplência e manter a saúde financeira empresarial em dias é uma tarefa para gestores de cobrança. Um tipo de relatório usado no mundo empresarial é o Aging List, que ajuda no controle financeiro em empresas. Leia este artigo até o fim e conheça mais sobre ele.

O que é Aging List?

O tempo Aging List vem do inglês. Ele pode ser traduzido como “lista de envelhecimento”. É uma espécie de documento que possui dados financeiros necessários para monitoramento de contas. 

O Aging list deve conter as contas da empresa (a pagar e receber) de modo cronológico. Esse relatório aponta a “idade” dessas contas e, portanto, seu grau de prioridade para cobranças e pagamentos. 

Outro benefício é ter o controle de fluxo de caixa facilitado com o uso do Aging list. Uma listagem eficiente com informações sobre o que deve entrar ou precisa sair do caixa favorece também o planejamento, pode ajudar na tomada de decisões e lucratividade da empresa.  

Informações de um Aging List 

A listagem precisa reunir algumas informações necessárias para esse controle financeiro empresarial:

  • Nome do cliente ou fornecer
  • Datas
  • Entradas de valores
  • Saídas de valores
  • Divisão de grupos de despesas e pagamentos 
  • Controle de grupos de pagamento. 

Quanto mais detalhado forem os dados do relatório melhor será o controle das finanças e será possível saber o grau de inadimplência existente. 

Vale lembrar que o Aging list serve para o controle cronológico das finanças. Quais os clientes inadimplentes? Há quanto tempo? Quais as contas que devem ser pagar e quando? Essas informações servem para direcionar a gestão das cobranças e as prioridades de pagamentos.

Como fazer o Aging List

O relatório Aging list pode ser confeccionado em planilhas, mas o melhor caminho para gerenciar o departamento financeiro de uma empresa – classificada como pequena, média ou grande – é implantar meios de automação. 

É natural que uma pequena empresa tenha um volume de contas a pagar e receber diferenciado da rotina de uma grande organização. De qualquer modo, usar recursos de controle ultrapassados de gestão favorecem o aumento do risco de erros de origem humana – isto é, causados por falhas de funcionários – em todas as empresas que recorrem a métodos menos modernos.  

Uma das mais eficientes formas de gerar relatórios, notas fiscais de entrada e saída, cadastrar clientes de modo ágil e mais eficiente é usar um sistema ERP

Além de conhecer sobre Aging List, é válido saber assuntos relacionados ou universo da gestão empresarial como:

O que é um sistema de gestão ERP?

O ERP é uma ferramenta tecnológica fundamental na gestão de qualquer tipo de empresa. Com ele é possível acessar funcionalidades que permitem a integração dos vários setores de uma mesma empresa, reduzindo retrabalho e otimizando a administração. 

Conheça mais sobre o uso de ERP de gestão integrada
Redação FoxManager | Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio Enterprise Resource Planning (ERP) integra os setores da empresa

O mais completo sistema ERP do mercado brasileiro é o FoxManager. Ele apresenta o melhor custo benefício por ser customizável e ter planos gratuitos para até dois usuários. 

Além de permitir adequações para atender as especificidades de sua empresa, o ERP FoxManager apresenta várias funcionalidades em seus módulos disponibilizados de forma online.

Entre as ações estão: emissão de notas fiscais, boletos, PDV próprio, controle de estoque, elaboração de relatórios, ordens de serviço, etc.

Nos módulos financeiro e fiscal é possível gerir contas a pagar e receber, fazer a integração com Serasa, conciliação bancária, remessa e retorno de boletos,  CRM de cobrança, recebimento com cartão de crédito via link por email, SPED fiscal, etc. 

Que tal conhecer mais sobre o sistema e começar a aproveitar as funcionalidades agora?

Conclusões 

A “lista de envelhecimento”, ou Aging List, é fundamental para controle financeiro e redução da inadimplência em empresas de qualquer porte. É preciso saber dados atualizados sobre contas a pagar e receber. Por isso é fundamental controlar o tempo de débitos e créditos, podendo-se assim saber quando pagar contas e quando cobrar devedores. Uma ferramenta que pode ajudar neste sentido é uso de um sistema de gestão integrado, um ERP Online.         

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade