Gestão de Pessoas

Endomarketing: o que é e qual sua importância

22/03/2019
Endomarketing: o que é e qual sua importância

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma das principais ferramentas de integração dentro de uma empresa é o endomarketing. Ele consegue fazer com que os funcionários e o negócio funcionem de maneira colaborativa. Mas como a sua aplicação pode ser realizada?

Por meio de uma estratégia específica, o endomarketing consegue promover vários mecanismos para melhorar o produto e a ação interna dentro da empresa. Boa comunicação em prol do público interno, da qualidade de vida dos colaboradores. 

Neste artigo você poderá saber o que é endomarketing, como ele pode ser utilizado, e qual a sua importância dentro dos processos da sua empresa

O que é o endomarketing?

O endomarketing engloba muitas atitudes. Entre elas, a promoção da qualidade de vida do funcionário.

O endomarketing é, portanto, um conjunto de atividades que culminam no bem-estar maior da empresa. Sua principal consequência é gerar motivação e produtividade.

Todo funcionário que conhece a empresa e seus objetivos e sabe de sua importância para um resultado final positivo, se sente parte desse processo e tende a oferecer melhores resultados.

Uma empresa que tem alta produtividade atrai mais colaboradores qualificados.

Objetivo do endomarketing nas empresas

Em resumo, o objetivo do endomarketing é garantir uma boa qualidade de comunicação interna que culmine em benefício para toda a empresa e gere maior produtividade.

Assim sendo, a empresa tem melhor integração e tem maior qualidade nos processos. Falaremos um pouco sobre como o endomarketing pode ser realizado a seguir.

Existem várias funções do endomarketing, a principal delas é criar uma imagem positiva da empresa.

Os funcionários precisam conhecer a sua própria empresa. Quando a empresa tem seus valores claros e é aberta a novos conceitos e idéias que possam melhorar ainda mais seu ambiente interno, cria essa imagem positiva da empresa, importante para que os colaboradores se sintam motivados.

A retenção de talentos também é feita por meio do endomarketing. Ao aumentar a integração dos colaboradores e processos gerais da empresa, as chances de conseguir manter colaboradores leais e ter acesso a novos colaboradores capacitados aumentam, diminuindo consideravelmente a rotatividade. 

Mais qualidade de vida na empresa

Outra função do endomarketing é promover ações sobre uma maior qualidade de vida e como ela impacta na produção.

Os funcionários que estão com uma saúde ruim tendem a trabalhar menos e pior ainda: o ciclo se repete. Trabalhando menos, os funcionários sentem uma baixa auto-estima, que reflete novamente no trabalho. É uma espiral negativa.

Assim sendo, é trabalho do endomarketing garantir que as pessoas tenham qualidade de vida no ambiente de trabalho, melhorando consideravelmente seu rendimento.

Oferecer algumas práticas alternativas de exercícios físicos é um dos modos de promover a qualidade de vida sem sair do mundo empresarial. Piqueniques saudáveis, dinâmicas, uma boa política de benefícios e outros métodos também podem ser uma boa pedida para quem quer iniciar o endomarketing na empresa como estratégia.

Deve-se lembrar que a consequência do endomarketing é o melhoria da empresa no geral, e posteriormente, aumento da produtividade.

Dessa maneira, é importante garantir que essas atividades sejam estimuladas com o foco em si mesmas, ou seja, sem algo em troca. O restante virá com o tempo.

Espalhar informações sobre a empresa, como por exemplo, a sua estruturação geral, é uma boa atitude de endomarketing.

Quando as dúvidas são esclarecidas e a transparência é uma característica da empresa, não existem conflitos por falta de informação. Isso aumenta a confiança de todos para com a empresa.

Em resumo, ações como reuniões com os funcionários periodicamente, eventos de integração dos funcionários, espaços de relaxamento, entre outros, garantem benefícios para toda a empresa.

Voltando ao conceito do endomarketing, termo criado em 1985, deve-se notar que ele é a chave para que uma empresa cresça hoje em dia. Todas as ações internas da empresa voltadas para o endomarketing garantem excelente resultado no objetivo final.

No Google e na Apple, duas grandes empresas, os funcionários são ouvidos e conhecem qual seu lugar, importância e objetivo em determinada situação. Eles são treinados para conhecerem a sua empresa e o que ela gostaria de ter como resultados.

Boa comunicação é sinônimo de felicidade dentro e fora do ambiente de trabalho. 

Investir em processos empresariais modernos também otimiza o trabalho em pequenas, médias e grandes empresas. A tecnologia pode ajudar funcionários e empresários. 

Considerações finais

Em suma, o endomarketing é necessário para quase toda as empresas de hoje em dia. O intuito é garantir que os funcionários conheçam a empresa e seus objetivos, assim melhorando o seu desempenho dentro dela. Ações como cartazes motivacionais e informações para todos os funcionários, atividades alternativas além do horário de trabalho e reuniões esporádicas de equipe mostram aos colaboradores a importância deles para a empresa.

E sabendo que se os empregados reconhecem sua função na empresa como importante e sentem-se confortáveis nela, a produtividade e eficiência aumenta consideravelmente, então o endomarketing pode melhorar a empresa no geral. Portanto, investir no conjunto de ações voltadas para este tipo de marketing é essencial para as empresas de hoje.

Ei! Comente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Replies to “Endomarketing: o que é e qual sua importância”

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é e como aumentar seu capital de giro na crise

[…] se traduz em rever planos secundários, programas de marketing mais complexos, cursos de aperfeiçoamento, investimentos em novas máquinas, investimentos a longo […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Reinvenção do empreendedorismo afeta o presente e futuro

[…] total de desempregados, ao que tudo indica, será elevado em áreas como o comércio ou serviços não essenciais, em setores como e-commerce, tecnologia digital, saúde e indústria de alimentos não só irão […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão empresarial: Dicas de como motivar funcionários

[…] de trabalho tóxico, onde se instaura a cultura de fofocas, ou, de assédio moral. É impossível motivar um funcionário em um local onde ele não se sinta […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › O que é turnover e como prevení-lo?

[…] podem estar afetando diretamente na alta rotatividade da empresa. As condições de trabalho e o clima organizacional podem ser alguns […]

Blog FoxManager | Conteúdo relevante e dicas para a gestão do seu negócio › Gestão de Pessoas: Como Motivar Funcionários

[…] se fala de produtividade, resultados e da gestão empresarial, quando, na verdade, a gestão de pessoas é o pilar da […]

Enviar WhatsApp
1
Estamos online!
Olá! 👋 Já deu uma olhada no vídeo de primeiros passos?

Você também pode:
⚠️ criar um Chamado
Ou chama no zap, clicando no botão abaixo 🤙